domingo, 20 de novembro de 2011

פרשת חי שרה Parashat Chaye Sara

פרשת חי שרה
Parashat Chaye Sara
Shalom essa parashah é rica em lições morais a se aprender , dentre elas temos um aspecto responsável pela emuna judaica  viva até os dias de hoje.
Gênesis 23:4-7 "4 Estrangeiro e peregrino sou entre vós; dai-me possessão de sepultura convosco, para que eu sepulte a minha morta de diante da minha face.
5 E responderam os filhos de Hete a Abraão, dizendo-lhe:
6 Ouve-nos, meu senhor; príncipe de Deus  és no meio de nós; enterra a tua morta na mais escolhida de nossas sepulturas; nenhum de nós te vedará a sua sepultura, para enterrar a tua morta.
7 Então se levantou Abraão, inclinou-se diante do povo da terra, diante dos filhos de Hete, "
Começamos com uma característica muito forte de Avraham que foi responsável pela sobrevivência de nosso povo, a humildade. Avraham mesmo sendo um homem de muitas posses , demostrou uma humildade incomensurável naquele momento, "...sou estrangeiro e peregrino entre vós...", ele poderia ter falado , "..sou homem de muitos bens, e tenho muitos homens de guerra a meu favor, dei-me uma sepultura para que sepulte minha morta..." porém proferiu agir com humildade. Nosso povo também leva essa característica,conforme a promessa que HASHEM fez a Avraham ( Gênesis 18:19 "Porque eu o tenho conhecido, e sei que ele há de ordenar a seus filhos e à sua casa depois dele, para que guardem o caminho do SENHOR, para agir com justiça e juízo; para que o SENHOR faça vir sobre Abraão o que acerca dele tem falado".), ou pelo menos deveríamos leva-la adiante, em certas situações  só permanecemos vivos por sermos humildes e reconhecermos nosso lugar.
Na Haftarah temos uma citação que nos mostra a humildade da mãe do grande rei Salomão.
I reis 1:15-16 "E foi Bate-Seba ao rei na sua câmara; e o rei era muito velho; e Abisague, a sunamita, servia ao rei.  E Bate-Seba inclinou a cabeça, e se prostrou perante o rei; e disse o rei: Que desejas? ".
Bet-sheba ao chegar ante David hamelech ,inclinou-se, perante ele, mesmo sendo ele pai de seu filho, ela reconheceu , se colocou em seu lugar e demostrou humildade a David hamelech com aquele ato.O versículo 16 nos ensina uma grande lição, aquele que doa-se recebe do outro, Rabam Gamliel no pirke avot II-4 "Executa a Sua vontade ( de Hashem) como a tua própria para que considere a tua vontade como Sua.Sacrifica o teu desejo ao Seu, para que sacrifique os desejos dos outros aos teus."Rabam explica o que Bet-sheba fez na presença de David hamelech, vou simplificar, todo rei almeja ser honrado, foi o que Bet-sheba o fez, mesmo não havendo necessidade, pois David era pai de seu filho, dispensando assim um cerimonial maior, mas ela não se sentia menos por inclinar-se, por humilhar-se perante o rei , pois era uma mulher valorosa e humilde , essa atitude condiz com as palavras de Rabam "sacrifica o teu desejo ao Seus", se queremos ser honrados primeiramente devemos honrar tratar a pessoa como desejaríamos ser tratados, o problema é que muitos de nós se sente menor por servir ao próximo, o que não é realidade; "para que sacrifique o desejo dos outros aos teus". A partir do momento que Bet-sheba se inclinou perante David hamelech ela "sacrificou"o próprio desejo de honraria, sendo assim ,o Eterno passa a reconhecer essas atitudes de humildade e "sacrificou" o desejo de David hamelech aos dela; retomemos o versículo I Reis 1:16 "E Bate-Seba inclinou a cabeça, e se prostrou perante o rei; e disse o rei: Que desejas?" quando David hamelech pergunta que desejas ele esta devolvendo a honra que ela apresentou a ele , sedendo a ele um pedido.Com HASHEM não é diferente quando demostramos honra por suas mitsvot certamente ele nos dará a oportunidade de pedirmos algo a ELE , pois sacrificamos os nossos desejos aos dele , e Ele aos nossos, mas é importante lembrar que antes devemos fazer a nossa parte, inclinando nossa cabeça por humildade, e não em busca de recompensa , nossos sábios dizem que não devemos ser como escravos que trabalham em prol de uma recompensa, e sim servos que amam servir.
Avraham quando demostrou humildade abriu uma brecha para que seus desejos fossem atendidos, mostrando claramente que servir, ser humilde é honra e não vergonha.
Agora falaremos de um segundo aspecto importantíssimo de Am Yisrael, que proporcionou meios para que ainda existamos.
Gênesis 23-6 "Ouve-nos, meu senhor; príncipe de Deus és no meio de nós; enterra a tua morta na mais escolhida de nossas sepulturas; nenhum de nós te vedará a sua sepultura, para enterrar a tua morta"
Como os filhos de Hete descendentes de Canaã reconheciam que Avraham era um Principe de HASHEM? Avraham se trajava como tal, falava como tal, agia como tal, como um homem escolhido por HASHEM! Por isso da necessidade de nós judeus mostrarmos a nossa identidade de povo eleito,para que os povos nos vejam e digam assim como foi dito a Avraham, Maimonedes em seu livro mishnê Torah , da uma clara ênfase no assunto,além dele nossos sábios do talmud dizem de devemos nos esforçar para sermos reconhecidos como Judeus ,como por exemplo em uma manchete de jornal "Yachne ,judeu, que atua como profissional na área de medicina deu uma grande contribuição no avanço cientifico nessa área ." Os talmudistas dizem que nossa qualidade de guardadores da lei , das mitsvot , deve ser a primeira coisas em nós a ser notada , pois ela deve ser a nossa maior preocupação, as outras coisas veem em segundo plano, primeiramente a lei Divina, denotamos esse atributo em Avraham, que era conhecido como נשיא o termo נשיא pode ser traduzido como Príncipe, presidente,  ou seja Avraham era conhecido como um representante eleito por HASHEM ,mostrando o seu valor ante a sociedade . Esses atributos são responsáveis por ainda haver a emuna judaica, cabe a nossa geração fazermos igual a Avraham , e passarmos ao mundo que somos נשיא de HASHEM na terra , que somos representantes do Divino na terra, e que nosso maior atributo seja esse, de homens que servem A  אלוהי האמת ao Deus da verdade . Shalom!


Yachne ben Avraham כנ בן אברהם '

Nenhum comentário:

Postar um comentário

o comentário sera aprovado pelo moderador do blog.
por favor aguarde