quinta-feira, 10 de novembro de 2011

פרשת לך לך Parashat Lech Lecha

פרשת לך לך
Parashat Lech Lecha
Shalom , uma das maiores provas de autenticidade da Torah é que nada que está nela escrita é por acaso, tudo tem seu significado, nen sequer um alef nela esta escrito por acaso, e é interessantíssimo como tudo está interligado, uma parashah complementa a outra. Logo depois da história de Noach " a regeneração" da terra vem a parashah de lech lecha que nos conta um pouco da história de vida de Avraham Avinu.
Um aspecto semelhante que encontrei nesta parashah foi o mesmo ato de Noach ,assim que saiu da arca (Gên 8:20" , e esse aspecto é a gratidão.
Hoje raramente vemos pessoas falando bem das coisas que lhes acontecem, tendemos para o mal, nossa ietser hara , e vemos apenas o lado negativo das coisas, e nos esquecemos de HASHEM em consequência disso.
Em Duties of the heart (vol2,pág-99) lemos sobre um homem muito piedoso, que estava caminhando com seus alunos.Quando passaram por um cachorro morto que exalava mal cheiro, os discípulo comentaram: "que horrível o cheiro, dessa  carcaça".Mas o piedoso professor disse "Como são brancos os dentes dela".
Os Alunos lamentaram terem deito aquela observação.Rav Bachya comenta " se é repreensível fazer uma observação pejorativa sobre um cão, imagine-se então fazer isso a respeito de um ser humano. E assim como é apropriado elogiar a carcaça de um cão pela brancura de seus dentes,é um dever muito mais imperioso elogiar um ser humano dotado de inteligência e compreensão. Na verdade,o objetivo do piedoso professor era instruir seus alunos a não acostumarem a linguá a falar o mal, para que a a autoconcentração se tornasse natural para eles, e acostumarem a língua a falar bem dos outro, para que também isso se tornasse para eles um habito fixo"natural".(Livro Ninguém é perfeito - o manual de Mirian Adaham -pg 264).
Certamente aprendemos lições valiosas com esse relato, Avraham Avinu foi um dos primeiros a nos dar o bom exemplo de como devemos agir. 
Gênesis 13:18 "E Abrão mudou as suas tendas, e foi, e habitou nos carvalhais de Manre, que estão junto a Hebrom; e edificou ali um altar ao SENHOR. "
A Torah nos da varios relatos da vida do AMIGO de HASHEM dentre um deles é o caso como seu sobrinho ló onde ocorreu um mal entendido, e nos mostro por que temos orgulho de chamá-lo de Avraham AVINU (nosso pai) agiu de forma sábia com muita humildade, a agir como agiríamos, não cedendo o terreno que HASHEM lhe deu ,  cedeu a oportunidade a seu sobrinho para escolher aonde queria ficar, mesmo sendo ele o dono daquelas terras , e falou a seu sobrinho escolhe onde tu queres ficar que irei na direção oposta, e mesmo tendo que ceder as melhores terras a seu sobrinho qual foi a primeira coisa que Avraham o fez? Edificou um altar de agradecimento ao Eterno ,bendito seja ele, aquele professor a pouco citado teve uma atitude semelhante , enquanto a maioria de nós é pessimista , ele viu algo de bom naquela situação, assim como Avraham chegou em Manré e fez sacrifícios ao Eterno em sinal de Gratidão pelo local aonde ele morava , não importando aonde fosse o que realmente importava a Avraham era agradecer ao Criador por lhe haver dado algo, enquanto uma grande maioria de nós fariamos o oposto de Avraham Avinu , primeiramente não cederíamos a terra - "não esta terra HASHEM me deu e é minha, e se caso pela misericórdia Divina cedêssemos  no minimo falariamos mal de ló, Chegariamos em manré e a edificarmos altares de agradecimento ,encheriamos ares de "lashon Hará  " amaldiçoando a Ló por nos haver tomado algo que a nós foi prometido, temos de educar nossas mentes e nossos corações para sermos mais gratos a HASHEM pelas coisas que nos dá, que nos tira , pois assim como Avraham foi humilde ao aceitar mudarse-se também tenhamos essa humildade ,de aceitar as coisas, como HASHEM as quer.
A  Brit Hadasha em tiago 4:10 nos da uma dimensão por que Avraham foi tão prospero  "Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará." 
 Felipenses 2:3-4 " Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros."
Os Goim não entendem porque o povo judeus é tão prospero, pois estes versos nos mostram o porque! Sejamos um pouco de Avraham Avinu, humildes e gratos pelo simples fato de respirarmos, pois é apenas pela misericórdia Divina que temos o folego de vida em nossos corpos ,
Shalom lehitra'ot

Yachne ben Avraham כנ בן אברהם '

Nenhum comentário:

Postar um comentário

o comentário sera aprovado pelo moderador do blog.
por favor aguarde