quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

פרשת ויצא Parashat Vayetse

פרשת ויצא
Parashat Vayetse (Gn 28:10 a 32:2)
ויקץ "Vayicats Yaacov mishato" ,E acordou Jaco do sono. Hoje iremos enfatizar nessa Parashat Yavetse , a ligação concomitante entre duas palavras chave dessa parashah ויצא ,ויקץ , Vayicats, Vayetse, se analisarmos essas duas palavras tem uma grande similaridade onde apenas uma letra as diferem, porém estão diretamente ligadas, e acordou,e partiu, já entenderemos o porque.
        Hoje vivemos em um mundo que somos considerados aliens, ou então loucos por seguirmos uma lei "tão velha", atualmente sofremos bastante, na tentativa de sermos verdadeiros Judeus, verdadeiros tsadikim, não raras vezes já fui chamado de louco, por abrir mão de certos "prazeres" da juventude em prol de algo muito maior, certamente não sou o único a passar por dadas situações ; o o maior fator prejudicial que essas críticas nos trazem é o endurecimento de nossos corações, certos fatos, certos conceitos , pela repetição de que somos loucos , entre outras, acabam nos influenciando por concelhos infrutuosos , e acabamos inconscientemente tomando por verdade os mesmos, ocasionando em um afastamento da centelha Divina, mas o cotidiano, as más influências do meio em que vivemos vão nos deixando inaptos ante a centelhas Divina se não tomarmos devidas providencias, se não o fizermos estaremos muito longe de HASHEM, quando nos dermos conta , ou pior , podemos ficar endurecidos e não percebermos tamanho mal que trouxemos a nossas vidas.
Porém dado momento temos que retomar a consciência, e acordarmos , Vayicats HASHEM, despertar para HASHEM; todas vez que partirmos de algum lugar, que mudamos o estado espiritual em que estávamos, devemos ficar atentos para não dormirmos , e se dormirmos, devemos acordar.Mas a que se aplica acordar ,despertar?
Quando deitamos para dormir ficamos despreocupados com nossas obrigações, então deitamos, e dormimos. Enquanto estamos dormindo não vemos o tempo passar, não percebemos o que esta a nossa volta . 
Nossa vida espiritual é igual, estamos indo bem em uma caminhada rumo ao Olam haba, porém com tantas críticas , com tantos conflitos culturais, nos deixamos vencer pelo cansaço, e ficamos inaptos a perceber o que esta acontecendo a nossa frente, o que estamos fazendo ou o que estamos deixando de fazer, caímos no erro, no pecado, e o pecado pode ser comparado ao sono , quanto mais dormimos mais queremos dormir , por mais que nossa mente pense que devemos ficar acordados, o corpo é mais forte e acabamos nos deixando vencer pelo sono; e o erro passa a ser comum, menos ofensivo a você, não podemos permitir que isso aconteça , mas se já estamos "dormindo" esta na hora de Vayicats, "despertar" para o mundo real, e temer a HASHEM como se deve fazer , jaco quando acordou de seu sono temeu a HASHEM 
Gênesis 28:16-17 "16 Acordando, pois, Jacó do seu sono, disse: Na verdade o SENHOR está neste lugar; e eu não o sabia.
17 E temeu, e disse: Quão terrível é este lugar! Este não é outro lugar senão a casa de Deus; e esta é a porta dos céus."
Se fizermos remis do versículo nos serve como alerta, para vermos, se estamos como "sono", "dormindo", ou querendo "dormir mais".
O que a Brit HaDasha nos fala a respeito? Fazendo um paralelo desses versículos Gênesis 28:16-17 e I pedro 2:5,9,10 . I pedro 2:5,9,10 "5 Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo. 
9 Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
10 Vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia.  "
            HASHEM Elohenu , O Eterno nosso Deus hoje habita em nós , pois somos a casa espiritual de sua morada. Quando acordamos de nosso sono(desatentamento, endurecimento) e descobrimos que somos morada de Ruach HaCodesh , devemos temer, Gênesis 28:17" E temeu, e disse: Quão terrível é este lugar! Este não é outro lugar senão a casa de Deus; e esta é a porta dos céus." O mundo no qual vivemos é terrível com todos os tipos de males, por isso de quando partimos, saímos do ventre  de nossa mãe temos a necessidade de estarmos sempre acordados, consciente de que agora nós somos o "Bet Hamikdash "
I pedro 2:9-10 ."9 Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
10 Vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia.  ".
Quando estávamos dormindo não sabíamos que  eramos trevas, porém agora que acordamos de nosso sono, veremos que estamos sendo guiados pela maravilhosa luz da Torah, agora somos povo de HASHEM Partimos das trevas, e acordamos, e vimos que eramos luz .
מתוך החושך, ומסכים, וראינו שאנחנו אור
Shalom !
 Yachne ben Avraham כנ בן אברהם '

Nenhum comentário:

Postar um comentário

o comentário sera aprovado pelo moderador do blog.
por favor aguarde