quarta-feira, 2 de novembro de 2011

פרשת נח Parashat Noach

פרשת נח
Parashat Noach
Shabat Passado estudamos a parashat Bereshit, onde abordamos a necessidade de termos iniciativa, hoje também faremos uma Remiz (analogia,simbolismo)   voltada a alguns aspectos semelhantes.
Por que HASHEM queria exterminar sua criação?
Gênesis 6:13 o fala "Então disse Deus a Noé: O fim de toda a carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a terra. ". E o que este versículo quer dizer? Fazendo Remiz pode-se dizer que HASHEM queria exterminar sua criação pois havia a necessidade de inovar, fazer novas criaturas pois aquela criação não lhe agradava mais. Nossa vida particular não se distância muito disso, vivemos uma vida de erros "inconsequentes", porém dado momento chega a hora de decidir se inovamos, ou se seremos destruídos junto aos outros. Mas e como fugir da destruição? Assim como Noach fugiu da destruição porque tinha uma arca para se refugiar , que o Eterno haveria ordenado-lhe que a construí-se para que pudesse sobreviver. Nós também possuímos uma arca para nos refugiar dos perigos , para nos livrar da morte, algo muita além de um barco, muito mais complexo, porém mais simples ,concomitantemente , a Torah , pois para guardarmos as ordenações de HASHEM não dependemos de conhecimento Náutico, e sim de nossa própria força de vontade, da nossa vontade de inovar, de mudar o nosso caminho, e o que nos foi ordenado?
Deuteronômio 32:47 "Porque esta palavra não vos é vã, antes é a vossa vida; e por esta mesma palavra prolongareis os dias na terra a qual, passando o Jordão, ides a possuir. "
Salmos 19:7-10 "A lei do SENHOR é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do SENHOR é fiel, e dá sabedoria aos símplices.  Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração; o mandamento do SENHOR é puro, e ilumina os olhos.  O temor do SENHOR é limpo, e permanece eternamente; os juízos do SENHOR são verdadeiros e justos juntamente.  Mais desejáveis são do que o ouro, sim, do que muito ouro fino; e mais doces do que o mel e o licor dos favos."
Sempre que desejamos mudar algo que já estamos acostumados sofremos, justamente pela lei da Inercia"todos os corpos são "preguiçosos" e não desejam modificar seu estado de movimento: se estão em movimento, querem continuar em movimento; se estão parados, não desejam mover-se. Essa "preguiça" é chamada pelos físicos de Inércia".Se somos preguiçosos não fazendo questão de nos esforçar perante o Divino (bendito seja ELE) certamente sofreremos demasiadamente quando tentarmos mudar, pois tendemos a ficar parados, porém quando conseguimos nos superar nosso ietser hará  é chegada a hora do "diluvio" onde nossa antiga vida aos poucos passa a ser mudada.
Gênesis 7:17 " E durou o dilúvio quarenta dias sobre a terra, e cresceram as águas e levantaram a arca, e ela se elevou sobre a terra.  E prevaleceram as águas e cresceram grandemente sobre a terra; e a arca andava sobre as águas.
E as águas prevaleceram excessivamente sobre a terra; e todos os altos montes que havia debaixo de todo o céu, foram cobertos.
Quinze côvados acima prevaleceram as águas; e os montes foram cobertos.
E expirou toda a carne que se movia sobre a terra, tanto de ave como de gado e de feras, e de todo o réptil que se arrasta sobre a terra, e todo o homem.
Tudo o que tinha fôlego de espírito de vida em suas narinas, tudo o que havia em terra seca, morreu. 
Noach passou pelo processo de purificação da terra , ou seja nós também passamos por uma época de adaptações, então depois de passado o tempo de nossa purificação onde vemos que HASHEM é unanime, apenas trilhando seus caminhos é que encontramos a redenção, HASHEM lembra-se-a de nós e fara cessar a tempestade.
Gênesis 8:1-2"E LEMBROU-SE Deus de Noé, e de todos os seres viventes, e de todo o gado que estavam com ele na arca; e Deus fez passar um vento sobre a terra, e aquietaram-se as águas.  Cerraram-se também as fontes do abismo e as janelas dos céus, e a chuva dos céus deteve-se. "
Chegamos ao 3º estagio de quando resolvemos fazer a mudança em nossas vidas.
Gênesis 8:9 "A pomba, porém, não achou repouso para a planta do seu pé, e voltou a ele para a arca; porque as águas estavam sobre a face de toda a terra; e ele estendeu a sua mão, e tomou-a, e recolheu-a consigo na arca. "
Nós somos a pomba saímos pensando estar prontos para viver uma nova vida, porém logo vemos que ainda não estamos preparados para enfrentar a nossa nova vida, então voltamos para a "arca" e HASHEM estendera sua mão mais uma vez, e se realmente quisermos evoluir, aprimoraremos a nossa fé.
Gênesis 8:10-11 "E esperou ainda outros sete dias, e tornou a enviar a pomba fora da arca. E a pomba voltou a ele à tarde; e eis, arrancada, uma folha de oliveira no seu bico; e conheceu Noé que as águas tinham minguado de sobre a terra".
Desta vez estamos mais forte , já aprimoramos nossa nova identidade, já estamos quase "independentes" já podemos sair e voar, percebemos que as águas já minguaram de sobre a face da terra ;
Gênesis 8:12 "Então esperou ainda outros sete dias, e enviou fora a pomba; mas não tornou mais a ele."
Chega a hora de realmente assumirmos a nossa identidade de judeus,e sermos livres , não de grilhões , mas de espirito, pois encontramos em HASHEM em suas mitsvot em Seu Mashiach, a nossa proteção , no momento em que estávamos frágeis fugindo de nossa velha natureza HASHEM nos colocou sobre sua arca. se passarmos por estas fases estaremos prontos para "voarmos" livremente .

   Yachne ben Avraham כנ בן אברהם '

Nenhum comentário:

Postar um comentário

o comentário sera aprovado pelo moderador do blog.
por favor aguarde