sexta-feira, 21 de outubro de 2011

פרשת בראשית Parashat Bereshit

פרשת בראשית
Parashat Bereshit
Gênesis 1:1 " NO princípio criou Deus os céus e a terra"
בְּרֵאשִׁ֖ית בָּרָ֣א אֱלֹהִ֑ים אֵ֥ת הַשָּׁמַ֖יִם וְאֵ֥ת הָאָֽרֶץ
No Princípio, hoje usaremos esta palavra como embasamento de nossa reflexão.
Quando HASHEM decidiu fazer o mundo , criar o universo, Ele teve que antes de tudo, ter a iniciativa, almejar criar algo, e quando no principio de todas as coisas, por sua vontade, por sua convicção o mundo passou a existir.
Gênesis 1:27 "E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou."
 Fica claro neste verso que somos a imagem de HASHEM , não na forma corpórea nariz,boca, etc... por que HASHEM é incorpóreo , e nós temos as características de HASHEM incorpóreas como o pensamento,etc.
E qual é a primeira característica Divina citada na Torah, a Iniciativa, de do nada, fazer algo, pensar em algo a se fazer antes mesmo dele existi. Quando criou Adam certamente essa característica o acompanhava ,a capacidade de criar, a capacidade de ter iniciativa nas coisas, porém com o passar dos anos essa característica está cada vez mais escondida dentro do homem, no seu mais profundo eu, por isso em nossos dias é tão difícil mudar a sociedade na qual vivemos, pois os homens não mais usam de sua característica de mudar, de ter iniciativa das coisas. Por que não mudamos o quadro politico em que vivemos?
Uma outra característica Divina descrita nesta parasha é a capacidade de mentalizar o que se quer fazer, para alguns essa capacidade leva o nome de "poder do pensamento" para outros "mentalização" para nós fé.
Gênesis 1:9 "E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca; e assim foi."
HASHEM quando queria criar algo Ele usava sua capacidade de mentalizar, Ele crê, Ele tem fé de que aquilo passará a existir, e aquilo passa a existir, o pensamento passa de ser apenas um pensamento e passa a ser algo neste mundo material.
Em Hebreus 11:1 é descrito com clareza o que vem a ser fé 
"ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. "
Hebreus 11:3 "Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.  " 
O que o verso 3 quer nos dizer? Aquilo que se vê não foi feito daquilo que é aparente, ou seja os objetos materiais como por exemplo pedras,árvores, etc. foram feitas a partir da ideia de HASHEM , da vontade do Altíssimo, e esta é uma das formas de provarmos que HASHEM existe.
Para que algo venha a existir é necessário que seja mentalizado, idealizado , planejado por alguém, igualmente pra se criar uma cadeira , como se constrói uma cadeira?Primordialmente o desenho de uma cadeira deve estar feito em sua mente , algo que ninguém pode ver nem tocar apenas você pode sentir que aquilo, o projeto de cadeira esta em seu pensamento, e logo depois é possível que algo que se vê seja criado de algo que não é aparente , por isso é impossível nosso planeta ter apenas surgido, um ser superior HASHEM o idealizou.
Em nossa vida espiritual o que estas duas qualidades Divinas tem influência sobre nós?
O "Principio", este fundamento pode parecer algo insignificante, mas é algo fundamental, que devemos aprender a usa-lo de forma continua, a vontade de criar, de mudar.
Citei estas duas qualidades pois são preponderantes em nossa vida espiritual, como por exemplo.
As vezes almejamos muito alguma coisa, comprar uma casa, fazer faculdade, ou até mesmo ser um Rosh, um Rabino, temos fé de que isso pode acontecer mas nesse momento devemos transferir o que esta em nossa mente para o mundo material, o qual podemos ver, assim como HASHEM o fez.
Gênesis 1:3 "E disse Deus: Haja luz; e houve luz."
É preciso declararmos o que queremos, ter a iniciativa, de que aquilo venha a acontecer; se quero ter um carro ,devo fazer a carteira de habilitação, se quero fazer faculdade devo começar a estudar, se quero ser um grande sábio da Torah devo mentalizar onde quero chega, ter foco, ter fé, e usar do "principio", ter Iniciativa e começar a estudar a lei Divina, nossos sábios nos dizem que quando fazemos força para mover uma agulha para abrir um pequeno buraco, HASHEM nos da auxilio, abrindo a nós uma grande porta, pois nos esforçamos para mover aquela pequena agulha, o primeiro passo sempre é o mais difícil, mas é essencial que tenhamos a força para COMEÇAR , ter iniciativa, se não HASHEM não nos ajudará. HASHEM disse haja luz, e ouve luz, se Ele não tivesse a iniciativa de falar haja luz, certamente ela não existiria , é necessário que a fé conjuntamente com a iniciativa nos ajudem a sermos pessoas melhores, verdadeiros tsadkim.
Tiago 2:22 "Bem vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada. "
Yeshua HaMashiach nos fala a respeito de nossa fé, que temos sim, um pouco da centelha Divina em nós.
Mateus 17:20 "E Jesus lhes disse: Por causa de vossa pouca fé; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível. "
Se quisermos executar algo certamente conseguiremos basta que nossa mente, nossa fé , e nosso corpo estejam conectados a um ser Superior , HASHEM ,Adom Olam .


Yachne ben Avraham כנ בן אברהם '
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

o comentário sera aprovado pelo moderador do blog.
por favor aguarde