domingo, 2 de outubro de 2011

פרשת האזינו Parashat Haazinu

פרשת האזינו
Parashat Haazinu
Shalom Hoje falaremos sobre alguns aspectos dentro desta parasha Haazinu dentre eles a respeito do aprender a ouvir.
Deuteronômio 32:1 "INCLINAI os ouvidos, ó céus, e falarei; e ouça a terra as palavras da minha boca"
Neste versículo Moshe toma como testemunha os céus e aterra para ouvirem a lei , a Torah, testemunhando de que o povo de Israel também ouviu todas as mitsvot, se até os céus e a terra ouviram as palavras de Moshe por que nós não as ouviriamos?
O shema Yisrael é o maior exemplo de que devemos aprender a ouvir.
Deuteronômio 32:7 "Lembra-te dos dias da antiguidade, atenta para os anos de muitas gerações: pergunta a teu pai, e ele te informará; aos teus anciãos, e eles te dirão. "
Outro aspecto interessante é de que no cântico de Moshe  ele nos incita a correr atrás do conhecimento "pergunta a teus anciãos e eles te dirão". Porém nos muitas vezes ignoramos estas palavras de Moshe e agimos de forma contraria, quando pedimos algum conselho ao Rosh , normalmente já temos uma resposta , uma opinião formada a respeito, sendo assim logo após o conselho dado a nós, o negligenciamos e acabamos fazendo o que desde o principio já estava em nossas mentes , mas porque isso ocorre? Por que ainda não aprendemos a ouvir ,escutamos, mas não ouvimos nada.Yeshua HaMashiach em suas exortações sempre falava ao povo " quem tem ouvidos PARA OUVIR,ouça".  (Mateus 11:15), pois ouvir não é apenas escutar o que foi dito ,assim quando escutamos uma musica, ouvir e além disso, é refletir, é pensar sobre aquilos que escutamos.
Deuteronômio 32:46-47 "Disse-lhes: Aplicai o vosso coração a todas as palavras que hoje testifico entre vós, para que as recomendeis a vossos filhos, para que tenham cuidado de cumprir todas as palavras desta lei.  Porque esta palavra não vos é vã, antes é a vossa vida; e por esta mesma palavra prolongareis os dias na terra a qual, passando o Jordão, ides a possuir."
Para colocarmos em nossos corações as mitsvot é necessário que que o amoleçamos primeiro, é necessário ouvir a voz do Criador para que um dia possamos recomenda-las a nossos filhos, para que eles cuidem de cumprir a lei Divina , pois ela é a nossa vida, todos os dias devemos lembrar , refletir sobre as mitsvot para cumpri-las. 
João 8:47 "Quem é de Deus escuta as palavras de Deus; por isso vós não as escutais, porque não sois de Deus"
Yeshua HaMashiach é bem claro em suas palavras, nos mostra a distinção dos que ouvem, e dos que nem escutam. HASHEM da conselhos a Yehoshua  de que a lei Divina deve ser o motivo de sua vida.
Josué 1:8 "Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido. "
Não podemos parar de meditar sobre a Torah, dia e noite devemos ouvir as palavras que HASHEM nos deixou.
O shabat shuva é para isso para que lembremos de ouvir, de falar, de refletir na Lei Divina e também em nossos atos, quando chegamos em Yom Kippur vemos a humildade incondicional e a misericórdia Divina, nos dando exemplo,Ele o Criador do universo , separou um dia para , para descer de seu trono soberano para mais próximo de nós.  Ouvi HASHEM nosso clamor האזינו יהוה הצעקה שלנו
Que somos nós para que HASHEM nos ouça? somos mui pequenos e iníquos e  pecadores.
Daniel 9:18-19" Inclina, ó Deus meu, os teus ouvidos, e ouve; abre os teus olhos, e olha para a nossa desolação, e para a cidade que é chamada pelo teu nome, porque não lançamos as nossas súplicas perante a tua face fiados em nossas justiças, mas em tuas muitas misericórdias.  Ó Senhor, ouve; ó Senhor, perdoa; ó Senhor, atende-nos e age sem tardar; por amor de ti mesmo, ó Deus meu; porque a tua cidade e o teu povo são chamados pelo teu nome. "
O mesmo apelo que Moshe faz aos céus para ouvir e ficar como testemunha , Daniel faz a HASHEM : "Inclina, ó Deus meu, os teus ouvidos, e ouve; abre os teus olhos, e olha para a nossa desolação..."
Daniel clama a HASHEM, pois quando afligimos as nossas almas HASHEM se compadece de nós pois é Deus misericordioso 
Daniel 9:3 " E eu dirigi o meu rosto ao Senhor Deus, para o buscar com oração e súplicas, com jejum, e saco e cinza"
Yom Kippur é o dia que temos a oportunidade de quem sabe, HASHEM ouça a nossa suplica de perdão,
se HASHEM separou um dia especial para  nos ouvir , por que nós que não somos nada além de pó não o ouvimos todos os dias de nossas vidas?Como queremos que HASHEM se submeta a algo que nen nós mesmo o fazemos , que é ouvir? Tenhamos esperança que neste Yom Kippur HASHEM por sua misericórdia tenha compaixão de nós e nos ouça.
Miqueias  7:18-20 "Quem é Deus semelhante a ti, que perdoa a iniqüidade, e que passa por cima da rebelião do restante da sua herança? Ele não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na sua benignidade.  Tornará a apiedar-se de nós; sujeitará as nossas iniqüidades, e tu lançarás todos os seus pecados nas profundezas do mar.  Darás a Jacó a fidelidade, e a Abraão a benignidade, que juraste a nossos pais desde os dias antigos. "
 Yachne ben Avraham כנ בן אברהם '

Nenhum comentário:

Postar um comentário

o comentário sera aprovado pelo moderador do blog.
por favor aguarde