quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Parashat Yom Kipur פרשת יום כיפור

 פרשת יום כיפור
Parashat Yom Kippur
Hoje abordaremos inevitavelmente um assunto que faça referência a Yom Kippur (dia do perdão) e vou falar a respeito de estarmos puros diante de HASHEM.
Em Yom Kippur é de costume do povo judeu nesse dia vestir-se de roupas brancas .As roupas brancas podem fazer referência a vários aspectos ,o branco simboliza a paz,neste dia devemos buscar em paz com nossos achim, e também a paz interior a paz, em nossas consciências, pois este dia e para entrarmos em constante reflexão .
Levítico 16:2-4 "2 Disse, pois, o SENHOR a Moisés: Dize a Arão, teu irmão, que não entre no santuário em todo o tempo, para dentro do véu, diante do propiciatório que está sobre a arca, para que não morra; porque eu aparecerei na nuvem sobre o propiciatório.
3 Com isto Arão entrará no santuário: com um novilho, para expiação do pecado, e um carneiro para holocausto.
4 Vestirá ele a túnica santa de linho, e terá ceroulas de linho sobre a sua carne, e cingir-se-á com um cinto de linho, e se cobrirá com uma mitra de linho; estas são vestes santas; por isso banhará a sua carne na água, e as vestirá."
Em Yom Kippur Arão deveria estar impecavelmente estar conforme HASHEM havia lhe ordenado , porém antes de se trajar com sua veste sacerdotal especial , ele deveriar banhar-se ou seja se purificar de toda impureza que estava em seu corpo ,mente  e espirito , pois naquele dia ele estaria perante HASHEM confessando seus pecados e também o pecado de todo o povo, e HASHEM se faria presente naquele lugar, por isso da importância de estarmos puros perante o Divino. Para nós este banho que arão fez simboliza os 10 dias entre Rosh Hashana e Yom kippur ,dias de reflexão onde encontramos com nós mesmos, e purificando-nos de toda impureza espiritual, para que no dia de Yom Kippur o dia que HASHEM escolheu para ouvir nossas suplicas. Devemos nos banhar em águas correntes assim como Arão fez, pois a água de um rio nunca retorna ao mesmo lugar , Yom Kippur é o dia em que temos a oportunidade de nos banhar perante HASHEM e também perante nossos achim.
Isaias 57:14 "E dir-se-á: Aplanai, aplanai a estrada, preparai o caminho; tirai os tropeços do caminho do meu povo. "
O que estas palavras nos ensinam?
Aplainai ,aplainai..... 
Para que são construídas estradas cada vez mais perfeitas, cada vez mais planas? Aquelas pistas de corrida são perfeitas sem buracos sem pedras sem nada que possa atrapalhar o desempenho dos carros, nós somos iguais , quando estamos jejum é como se estivéssemos em uma pista de corrida de Fórmula 1  , uma pista simplesmente perfeita , porém o desempenho na corrida depende muito de como preparamos o nosso carro para o dia da corrida, de nada vale uma bela pista sem um um carro , sem um bom piloto. Será que nos preparamos o suficiente para vencer esta corrida e alcançar o prêmio , que é o perdão?
I Corintios 9:24-27 
"24 Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis.
25 E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível.
26 Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar.
27 Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado"
Por isso da grande importância de afligirmos as nossas almas neste dia ,HASHEM nos preparou o caminho agora cabe a nós nos esforçarmos para obtermos êxito, meditarmos em nossas falhas para que não venham a se repetir. Quando afligirmos nossa alma estamos mais perto do Sublime que habita a eternidade.
Isaias 57:15 "Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade, e cujo nome é Santo: Num alto e santo lugar habito; como também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos. "
O jejum faz com que olhemos para o nosso interior, e vermos o que realmente somos, e o que podemos ser, em Yom Kippur HASHEM alivia nosso fardo, a carne pode sofrer mas o espirito se vivifica ainda mais.
O que a Brit HaDashah fala sobre o Jejum?
I Pedro 4:1-2 " ORA, pois, já que Cristo padeceu por nós na carne, armai-vos também vós com este pensamento, que aquele que padeceu na carne já cessou do pecado;  Para que, no tempo que vos resta na carne, não vivais mais segundo as concupiscências dos homens, mas segundo a vontade de Deus. "
Yeshua HaMashiach ficou 40 dias de Jejum para elevar seu espirito muito além do que podemos imaginar, para nos dar exemplo , para que aprendamos a vencer a nossa ietser harah.
Um outro aspecto é a questão de perdoarmos nossos irmãos 
Colossenses 3:13"Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. "
essa é a formula de nosso "motor",se assim o fizermos certamente nossa orações serão ouvidas.
Colossenses 3:12 "Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; "
Este é o caminho, a estrada, que se por ela trilharmos certamente obteremos a recompensa , o perdão.
Números 29:8 "Mas por holocausto, em cheiro suave ao SENHOR, oferecereis um novilho, um carneiro e sete cordeiros de um ano; eles serão sem defeito. "
Que HASHEM aceite o sacrifício de nosso corpo, e o aperfeiçoamento de nosso espirito como cheiro agradável perante-si, para que use de sua infinita misericórdia para conosco, assim como fazemos ao nosso irmão.
Yom Kippur é isso, é doar-se, para receber.

 Yachne ben Avraham כנ בן אברהם '

Nenhum comentário:

Postar um comentário

o comentário sera aprovado pelo moderador do blog.
por favor aguarde