sexta-feira, 30 de setembro de 2011

פרשת נצבים Parashat Nitzavim

 

 פרשת נצבים
Parashat Nitzavim
Shalom Hoje falaremos a respeito de alianças. O Eterno sempre fez alianças com seu povo como sinal de fidelidade.
Deuteronômio 29:9 " Guardai, pois, as palavras desta aliança, e cumpri-as, para que prospereis em tudo quanto fizerdes."
"Guardai, pois, as palavras desta aliança e cumpre-as", este versículo inicial  já é bem claro por si só, se explica, porém muitos não tem ouvidos para ouvir e nem olhos para ver, a aliança que HASHEM fez com seu povo são seus 613 preceitos juntos com a mishna cuja a qual Moshe passou para Yeroshua e assim por diante.
Gênesis 9:8-9 "E falou Deus a Noé e a seus filhos com ele, dizendo:
 E eu, eis que estabeleço a minha aliança convosco e com a vossa descendência depois de vós. "
Eis ai a primeira aliança que HASHEM  fez com Noach, a aliança feita com Noach também avim certaz leis a serem cumpridas, e essas leis eram as leis que HASHEM instituiu por lei naquele momento e o homem que quisesse fazer parte da aliança deveria cumpri-las. Muitos séculos depois vem a aliança descrita em Devarim uma aliança diferente da primeira , agora com mais termos a serem cumpridos , porém com mais promessas de bençãos, e se pararmos para pensar percebemos que HASHEM fez esta aliança com o povo no deserto para complementar a feita com Noach, na aliança descrita em Devarim HASHEM faz promessas de bençãos maravilhosas para aqueles que cumprissem as mitsvot.
Hashem além da aliança feita com Noach, com Moshe e seu povo no deserto fez uma NOVA ALIANÇA descrita na Brit Hadasha ou novo Testamento .
Nesta aliança descrita nesta parasha HASHEM já faz menção de como deveria ser a nova aliança 
Deuteronômio 29:14-16 "E não somente convosco faço esta aliança e este juramento;  Mas com aquele que hoje está aqui em pé conosco perante o SENHOR nosso Deus, e com aquele que hoje não está aqui conosco.  Porque vós sabeis como habitamos na terra do Egito, e como passamos pelo meio das nações pelas quais passastes;"


Nestes versos já vemos que eles fazem menção a gerações futuras , outros povos , ou seja além de Israel viria uma nova aliança com ou outros povos por onde o povo de Israel passa-ra, porque HASHEM almeja que toda língua que toda nação louve e bendiga o SEU nome e não o nome de outros deuses pagãos, nen homem nem mulher, nem escravo nem escrava, Deuteronômio 29:18   "Para que entre vós não haja homem, nem mulher, nem família, nem tribo, cujo coração hoje se desvie do SENHOR nosso Deus, para que vá servir aos deuses destas nações; para que entre vós não haja raiz que dê veneno e fel; "
 E qual a única maneira de outras nações louvarem e adorarem o DEUS de Israel , se não guardando as palavras de sua aliança?

O povo de Israel ficou endurecido não reconhecendo as benção de HASHEM para com eles , por isso da necessidade de uma nova aliança, aperfeiçoada.
Deuteronômio 29:4 " Porém não vos tem dado o SENHOR um coração para entender, nem olhos para ver, nem ouvidos para ouvir, até ao dia de hoje. "
Marcos 7:6 "E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, Mas o seu coração está longe de mim; "(Isaías 29:13)
 

Deuteronômio 30:2 "E te converteres ao SENHOR teu Deus, e deres ouvidos à sua voz, conforme a tudo o que eu te ordeno hoje, tu e teus filhos, com todo o teu coração, e com toda a tua alma,"
Neste verso já percebemos que HASHEMfaz mensão da nova aliança, uma aliança feita no coração das pessoas,uma geração de pessoas que o louvassem de todo coração de toda a alma de todo o poder"
Deuteronômio 30-6 "E o SENHOR teu Deus circuncidará o teu coração, e o coração de tua descendência, para amares ao SENHOR teu Deus com todo o coração, e com toda a tua alma, para que vivas."
Nestes versos vemos bem ao certo qual é a nova aliança.
Romanos 2:25-29 "25 Porque a circuncisão é, na verdade, proveitosa, se tu guardares a lei; mas, se tu és transgressor da lei, a tua circuncisão se torna em incircuncisão.
26 Se, pois, a incircuncisão guardar os preceitos da lei, porventura a incircuncisão não será reputada como circuncisão?
27 E a incircuncisão que por natureza o é, se cumpre a lei, não te julgará porventura a ti, que pela letra e circuncisão és transgressor da lei?
28 Porque não é judeu o que o é exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne.
29 Mas é judeu o que o é no interior, e circuncisão a que é do coração, no espírito, não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus. "

Nesta carta escrita por Shaul HaShaliach já vemos a Nova Aliança em vigor mas qual foi o aprimoramento da lei dada a Moshe no deserto? E quem é o intercessor desta aliança assim como Adam, Noach, Moshe ?
Mateus 5:43-48 "43 Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo.
44 Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;
45 Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos.
46 Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo?
47 E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim?
48 Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus. "

Pois bem, o aprimoramento da lei , é o amor escrito em tabuas de carne 
-II Coríntios 3:3
" Porque já é manifesto que vós sois a carta de Mashiach, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração. "

Yeshua veio como nosso Mashiach por intermédio dele é que recebemos a Brit Hadasha , Yeshua nos mostrou o quão "imagem e semelhança de HASHEM " podemos ser,através do amor , eis ai a Nova Aliança.
Mateus 5:17 "Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir"
Yeshua nos mostra de que nada de lei foi revogado e sim cumprido e aperfeiçoada a forma de se seguir as mitsvot, agora com o intuito descrito em Deuteronômio 30:6, Yeshua e seus talmidins nos deixaram muitos relatos a respeito da Brit HaDashah.
Mas a aliança dada a Moshe deveria se cumprir as mitsvot para que se alcança-se as bençãos , mas então o mudou?
HASHEM através do Mashiach alem de bençãos e a forma de cumprir as mitsvot com o coração , também nos deu o direito da vida Eterna.
Hebreus 9:12 a 15 "12 Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção.
13 Porque, se o sangue dos touros e bodes, e a cinza de uma novilha esparzida sobre os imundos, os santifica, quanto à purificação da carne,
14 Quanto mais o sangue de Mashiach, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?
15 E por isso é Mediador de um novo testamento, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia debaixo do primeiro testamento, os chamados recebam a promessa da herança eterna. "

Hebreus 9:28 "Assim também Mashiach, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação. 


Nós não podemos deixar que nos aconteça o mesmo que aconteceu com o povo do deserto , com as gerações passadas,que estavam com seus corações endurecidos .
Hebreus 3:8 "Não endureçais os vossos corações, Como na provocação, no dia da tentação no deserto".
A nós cabe nos esforçar para que realmente o sangue de Mashiach não tenha sido derramado em vão, sirvamos de todo o coração , pois em nos as mitsvot estão escritas em tabuas de carne e não de pedras.
Hebreus 4:11 " Procuremos, pois, entrar naquele repouso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência."
Vamos viver a Brit HaDashah para que entremos no Reino Eterno .


 Yachne ben Avraham כנ בן אברהם '

Nenhum comentário:

Postar um comentário

o comentário sera aprovado pelo moderador do blog.
por favor aguarde