domingo, 16 de outubro de 2011

פרשת סוכות Parashat Sucot


פרשת סוכות
Parashat Sucot
Êxodo 33:12-13
"E Moisés disse ao SENHOR: Eis que tu me dizes: Faze subir a este povo, porém não me fazes saber a quem hás de enviar comigo; e tu disseste: Conheço-te por teu nome, também achaste graça aos meus olhos.  Agora, pois, se tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que me faças saber o teu caminho, e conhecer-te-ei, para que ache graça aos teus olhos; e considera que esta nação é o teu povo. "

Começamos a analisar estes versos que nesta época ganham um sentido diferente,Sucot é a festividade de nosso povo a qual celebramos o mandado do Eterno descrito em Levítico 23, está festividade tem um sentido especial , a qual todo judeu nesta época deve lembrar da providência Divina , que HASHEM é quem nós da todas as coisas, Ele é que vai a frente de nosso caminho nos guiando , e nos livrando de possíveis males, e é justamente isso que nosso grande profeta Moshe Rabenu fala a HASHEM nestes versos.
"rogo-te que me faças saber o teu caminho" o que Moshe quis dizer com estas palavras? HASHEM mostra-me pelo caminho que tu queres que eu ande, mostra-me os teus desígnios, para que eu possa conhecer a ti, Sucot é a data em que temos a chance de refletirmos durante 7 dias , e colocarmos a HASHEM  diante de nós, diante de nossos caminhos , a meditação, as preces ajudam muito a alcançarmos uma "conexão" maior com o Criador  , a criação da suca tem um papel primordial neste reconhecimento , quando construímos nossas sucot deve-se lembrar que nossos pais habitaram em cabanas ,e quem estava diante deles era HASHEM o Criador.
Levítico 23:43" Para que saibam as vossas gerações que eu fiz habitar os filhos de Israel em tendas, quando os tirei da terra do Egito. Eu sou o SENHOR vosso Deus. "
Hoje em nossos dias só continuamos vivos , pela misericórdia Divina , HASHEM é quem nos protege dos grandes males da sociedade moderna, e um dos grandes problemas da sociedade atual , neste mundo capitalista que vivemos atualmente é a avareza, hoje em dia grande parte das pessoas esquecem de HASHEM justamente pelo fato de não serem humildes e lembrarem que outrora eramos escravos em terras desconhecidas, habitávamos em tendas, alguns dizem , ahhh isso aconteceu a milhares de anos atrás o que nós temos a ver com o que aquele povo passou? E acabam por esquecer que a menos de 100 anos milhares de chaverim foram mortos em campos de concentração .
" e conhecer-te-ei, para que ache graça aos teus olhos; e considera que esta nação é o teu povo. "
Moshe clama a HASHEM para que ele mostre-lhe a sua essência  para que ele possa conhece-lo melhor.
Hoje em dia as nações dizem conhecer a HASHEM , porém com este versículo fica claro que só conhece a a HASHEM aqueles que seguem os seus caminhos , por isso que Moshe fala primeiro mostra-me o teu caminho, e conhecer-te-ei , e apenas depois de usarmos o sentido de sucot que é colocarmos HASHEM diante de nós , seguirmos seus caminhos , é que passamos a conhece-lo , e quando executamos o mandado de HASHEM ELE por sua infinita misericórdia nos considera como parte de seu povo.
Tiramos desta parasha muitos exemplos de humildade Êxodo 34-9 "E disse: Senhor, se agora tenho achado graça aos teus olhos, vá agora o Senhor no meio de nós; porque este é povo de dura cerviz; porém perdoa a nossa iniqüidade e o nosso pecado, e toma-nos por tua herança. "
Moshe novamente anseia pela presença de HASHEM no meio deles, porém quando ele clama a HASHEM ele nos mostra quão humilde era, "porém perdoa a nossa iniqüidade e o nosso pecado,"

Moshe colocou-se ao mesmo nível dos Bene Yisrael , quando falou , perdoa a nossa iniquidade e o nosso pecado, e é justamente isso que HASHEM almeja de nós nestes dias de sucot humildade, de reconhecermos que por nossas forças nada conseguimos, apenas com a presença Divina em nosso meio é que podemos alcançar exito em nossas obras, reconhecermos que somos como uma suca , sem HASHEM a chuva nos molha , o sol no assola , o frio nos congela , e o que esta dentro da suca ou seja,dentro de  nós mesmos, fica desprotegido a merce do desconhecido, nossos sábios do pirke avot nos disseram : cap IV:4 "sê humilde,muito humilde, pois a tua esperança é servir de comida aos vermes". Sera que compreendemos a profundidade dessas palavras realmente?


Nesta data festiva de sucot devemos usar as palavras de David HaMelech como principio de vida ,todos os dias de nossas vidas
Tehilim 16:8
שִׁוִּ֬יתִי יְהוָ֣ה לְנֶגְדִּ֣י תָמִ֑יד כִּ֥י מִֽ֝ימִינִ֗י בַּל־ אֶמֹּֽוט
"TENHO POSTO o SENHOR continuamente diante de mim; por isso que ele está à minha mão direita, nunca vacilarei."

lembremos destas palavras de David HaMelech e a usemos continuamente em nossas vidas.

Yachne ben Avraham כנ בן אברהם '

Nenhum comentário:

Postar um comentário

o comentário sera aprovado pelo moderador do blog.
por favor aguarde