quinta-feira, 27 de agosto de 2009

YouTube confirma plano para remunerar donos de vídeos populares


Site quer dividir receita de publicidade com ‘donos’ de conteúdo.
Anúncios só aparecerão na página do usuário se ele concordar.

O YouTube, maior site de compartilhamento de vídeos da web, afirmou nesta terça-feira (25) que irá começar a dividir sua receita de publicidade com usuários que postarem os vídeos mais populares do site – o conteúdo pode ir desde cães andando de skate a bebês dançando.

A página, que é controlada pelo gigante Google, disse que irá ampliar seu programa de sócios para que indivíduos possam ganhar dinheiro com os vídeos que forem considerados qualificados, com base no número de exibições e o quanto são compartilhados entre usuários.

Em maio, o jornal “New York Times” já havia antecipado a informação, que foi confirmada nesta semana pelo site de vídeos. Na época, a publicação afirmou que a experiência seria restrita a cerca de 30 arquivos de grande popularidade, convidados pelo próprio Google a participar.

O YouTube tem sido criticado por alguns investidores do Google, que reclamam do fato de o site não ter conseguido converter em capital seu enorme sucesso.

Até agora, os usuários que produziam vídeos com regularidade podiam receber dinheiro do YouTube se fizessem uma solicitação formal para se associarem ao programa, que, segundo o YouTube, rendeu "milhares de dólares" para alguns usuários.

Sob o novo sistema, se um vídeo se tornar muito popular, o YouTube irá mandar uma mensagem de "habilitação de divisão de receita" para o usuário por e-mail.


Os executivos do YouTube não quiseram informar o quão popular um vídeo deve ser para que seu dono receba o e-mail. O YouTube afirmou que irá vender anúncios na página do vídeo somente se o usuário concordar.

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