quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Fazer várias tarefas é ineficaz, diz estudo


Pesquisa da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, aponta que as pessoas que executam muitas tarefas ao mesmo tempo na internet não conseguem realizar nenhuma delas com eficiência. O estudo foi publicado no início desta semana na Proceedings of the National Academy of Sciences. O objetivo do levantamento era descobrir o segredo de executar muitas tarefas ao mesmo tempo em plataformas de mídia. Os pesquisadores concluíram que a prática de multitarefas (do termo em inglês multitasking) resulta em expressiva incompetência.

Os pesquisadores observam que, quanto mais a pessoa faz o chamado multitasking, mais ela se torna ruim em executar tarefas ao mesmo tempo. O levantamento foi feito com mais de 260 estudantes universitários e mostrou que os multitaskers de mídia crônicos possuem dificuldade em se concentrar em uma única tarefa e não são capazes de rejeitar informações irrelevantes.

Os universitários foram divididos em grupos de alta concentração de tarefas e baixa concentração. Foram analisadas questão como memória, capacidade de passar de uma tarefa para a outra e capacidade de focalizar na tarefa imediata. Os pesquisadores revelam que as pessoas que mantiveram uma grande concentração de tarefas, ou multitasking, não obtiveram uma pontuação tão boa quanto as demais.

Mas ao contrário do que aponta a pesquisa, em certas profissões, realizar diversas tarefas ao mesmo tempo pode tornar o trabalho mais eficiente. É o que ocorre com a publicitária Cíntia Arcanjo, que trabalha com produção gráfica e eletrônica. Ela conta que é comum, durante seu dia-a-dia, atuar com diferentes mídias ao mesmo tempo. Enquanto faz orçamentos em um programa específico de computador, outras janelas da internet permanecem abertas, como páginas de e-mail, messenger e programas do Office – como e Excel.

Cíntia relata que, além de lidar com todos esses programas ao mesmo tempo, ela utiliza o telefone constantemente. “Ainda tem a música que fico ouvindo”, completa. Apesar da utilização de tantas mídias, a publicitária observa que seu trabalho é executado com eficiência e que o acúmulo de tarefas já faz parte de sua rotina. “Consigo conciliar todas essas tarefas e absorver sempre o que é mais importante”, diz. Apesar disso, ela salienta que, quando as tarefas estão muito acumuladas, é necessário desligar uma das mídias – normalmente alguma página da internet – para fixar a atenção em uma única atividade.

SUPERFICIALIDADE
A psicóloga Márcia Freire Ribeiro, especialista em psicologia escolar educacional, diz que a atual geração tem como característica a superficialidade. Ela observa que, por consequência do mundo moderno, tudo tem de ser feito muito rápido e de forma superficial, o que torna as pessoas mais ansiosas. Esses aspectos, segundo a psicóloga, refletem na área educacional e traz um questionamento: ao desempenhar diferentes tarefas e utilizar diferentes mídias ao mesmo tempo a pessoa adquire conhecimento?

A psicóloga observa que, para se aprender, é necessário que se tenha tempo para fortalecer o conhecimento e construir opiniões. A memória, segundo ela, depende de atenção e concentração e o aprendizado que se tem observado ao realizar diferentes tarefas ou utilizar diferentes mídias ao mesmo tempo é superficial. “Fazer muitas coisas ao mesmo tempo, tem seu lado positivo, mas, ao mesmo tempo, as pessoas têm dificuldade em concluir o que estão fazendo”, diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

o comentário sera aprovado pelo moderador do blog.
por favor aguarde