quinta-feira, 6 de agosto de 2009

UFPR estende suspensão das aulas e escolas do Paraná podem fazer mesmo

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) postergou para o dia 17 de agosto o retorno às atividades da graduação e pós-graduação. A medida ainda é uma prevenção contra a nova gripe. O comunicado foi feito ontem. As aulas, em princípio, deveriam ter reiniciado neste semestre a partir da semana passada, mas foi suspensa até o dia 10. Agora, a Reitoria resolvue ampliar a suspensão por mais uma semana. Hoje, as escolas particulares também vão anunciar um adecisão sobre o futuro das aulas na rede privada.

Segundo o comunicado da UFPR, a decisão em adiar mais uma vez o início do semestre letivo aconteceu depois de reunião entre dirigentes do Sinditest, Apuf-PR e DCE, entidades que representam, respectivamente, os servidores técnico-administrativos, os professores e os estudantes da universidade. Segundo o reitor Zaki Akel Sobrinho, a instituição pretende usar a segunda semana de suspensão das aulas para realizar um trabalho de orientação da comunidade universitário a respeito da nova gripe.
A universidade decidiu ainda pelo fechamento temporário dos restaurantes universitários. “Tomamos essa medida seguindo as orientações de autoridades sanitárias estaduais e municipais, de evitar aglomerações”, explicou a pró-reitora Rita de Cássia Lopes (Assuntos Estudantis).

Alunos que residem nas três casas de estudantes universitários da capital e que permaneceram na cidade mesmo após a suspensão das aulas receberão da universidade gêneros alimentícios para que possam preparar as refeições no próprio lugar onde moram. Cerca de 170 alunos devem ser beneficiados pela medida. Os restaurantes universitários também retomam o atendimento no dia 17 de agosto.

“De forma conjunta, optamos pela cautela diante do quadro atual da gripe no Paraná”, afirma o reitor. “Na próxima semana, vamos ampliar nossa estratégia de orientação e adotar algumas medidas técnicas, já em preparação para retomar as aulas.”
Entre as medidas que a UFPR pretende adotar estão o uso de luvas por parte dos servidores que trabalham nos restaurantes universitários e a disponibilização de álcool gel nas diferentes unidades da instituição. Também está prevista a produção de novos materiais impressos e audiovisuais sobre o assunto.
Particulares — Hoje, às 17 horas, o presidente do Sindicato das Escolas

Particulares do Paraná (Sinepe-PR), Ademar Batista Pereira, reúne a imprensa para anunciar qual é a decisão da entidade quanto ao procedimento recomendado às afiliadas. As auals na rede privada também foram suspensas a partir do dia 3 de agosto, com a recomendação de retorno para o dia 10. As escolas municipais fizeram o mesmo, e logo após, a rede estadual também suspendeu as aulas.
Apesar de não adiantar o teor da decisão, existe uma corrente que defende a suspensão das aulas por mais uma semana, à exemplo do que acontece no Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, onde alguns municípios já decidiram deixar as escolas fechadas até o dia 17.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

o comentário sera aprovado pelo moderador do blog.
por favor aguarde