quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

parashat Vayeshev פרשת וישב

 פרשת וישב
Parashat Vayeshev
Gênesis 39:2 "E o SENHOR estava com José, e foi homem próspero; e estava na casa de seu SENHOR egípcio."
Yosef (josé) desde sua juventude vinha sofrendo o que chamamos hoje de bulling , seus irmão jogaram-no em um poço afim de nunca mais velo, foi vendido a Potifar como escravo. Estando Yosef dentro da casa de Potifar , tornou-se mordomo de Potifar, tendo poder sobre todos os pertences de seu senhor, pois HASHEM era com ele, mas como de praxe sua vida tem outra reviravolta, sendo acusado injustamente, e falsamente pela mulher de Potifar, sendo acusado de tentativa de estupro, e consequentemente Yosef foi jogado no carcere.
Gênesis 39:21 "O SENHOR, porém, estava com José, e estendeu sobre ele a sua benignidade, e deu-lhe graça aos olhos do carcereiro mor."  Porém HASHEM não abandonou-o em hipótese nenhuma, HASHEM era com Yosef pois este era fiel a HASHEM o amava, e compreendia que todas as coisas provém do Eterno , mas nós podemos nos perguntar se Yosef era um homem tão bom e tão justo , por que tais maldições o perseguiam ?
Atualmente certamente seriamos julgados por nossos "pseudo amigos" como "grandes pecadores" pois são incapazes de perceber que HASHEM traz o mal e também o bem, costumam comentar : _ você viu o que esta acontecendo com fulano, foi preso, se fazia de santinho a nossa frente e olha ai o que aconteceu ta na cadeia, sempre desconfiei  dele..._ 
Essas pessoas pensão como goim ,que pensão que só é prejudicado em algum aspecto aquele que coage com o mal, ou então pensaríamos que era hasatan que estava nos trazendo o mal.
Um Grande e indubitavelmente fato é que os planos de HASHEM estão muito além, muito além mesmo de nossa compreensão humana, Maimônedes em seu livro Mishné Torah diz que nem os HAIOT, a classe mais elevado dos anjos, alcança pleno conhecimento de HASHEM, sobre seus planos, e desejos, nós somos seres insignificantes ante a grandiosidade da sabedoria do Todo Poderoso Adonai tsevaot.
Gênesis 45:8 " Assim não fostes vós que me enviastes para cá, senão Deus, que me tem posto por pai de Faraó, e por senhor de toda a sua casa, e como regente em toda a terra do Egito. "
Yosef como malach de HASHEM compreendeu os planos de HASHEM a ele entregue, mostrando ser realmente um grande homem, e ter uma grande conexão espiritual com o Divino.
Em nossos dias nos deparamos com situações bem menores, e mesmo assim somos incompreensíveis, com nós mesmo, e principalmente com os planos de HASHEM, com nossos achim; não damos tempo ao tempo, pensamos que ser um tsadik é garantia de que seremos bem remunerados financeiramente, entre outras brachot materiais, Shaul HaShaliach fala Tessalonicenses 5:18" Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Yeshua HaMashiach  para convosco. " devemos ser gratos em todas as ocasiões em que somos submetidos, Yosef por ter sido enviado a prisão , pode interpretar sonho de dois homens, e em consequência de ter sido consciente , ter se preocupado com aqueles homens , mesmo estando em cativeiro levou-o a salvar todo o seu povo, pois soube esperar, Shlomo ben David HaMelech já dizia "Eclesiastes 3  TUDO tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. "
em toda sua sabedoria conseguia também compreender que para tudo ha o seu tempo certo.
Não adianta querermos compreender o porque que HASHEM nos fez desta maneira, ou nos conduz deste modo, acaso pode o vaso falar ao oleiro por que assim me fizeste? Nossa mente é incapaz de compreender antes da hora os planos de HASHEM , devemos aprender a sermos iguais a Shaul "...em tudo dai graças..." devemos aprender a nos conformar com as situações nas quais vivemos, sem nos martirizar por aquilo que acontece ou aconteceu conosco , pois HASHEM é o Senhor do universo Adon Olam , e nada acontece sem sua autorização, por mais que não entendamos devemos nos contentar com aquilo que temos , um grande sábio do talmud dizia:
Avot IV:1 Ben Zoma Dizia: "... a quem se deve considerar rico ?Àquele que se alegra com o que possui ....
Devemos lutar para alcançarmos essa ligação com a centelha Divina que Yosef tinha, e assim como ele, nos conformarmos em todas as situações , e que tudo provém das mãos de HASHEM , basta o tempo para que compreendamos os verdadeiros designos de HASHEM.

 
Yachne ben Avraham כנ בן אברהם '

Nenhum comentário:

Postar um comentário

o comentário sera aprovado pelo moderador do blog.
por favor aguarde