quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

פרשת וישלח Parashat Vayshlach



פרשת וישלח
Parashat Vayshlach
Gênesis 32:9-10 "Disse mais Jacó: Deus de meu pai Abraão, e Deus de meu pai Isaque, o SENHOR, que me disseste: Torna-te à tua terra, e a tua parentela, e far-te-ei bem;  Menor sou eu que todas as beneficências, e que toda a fidelidade que fizeste ao teu servo; porque com meu cajado passei este Jordão, e agora me tornei em dois bandos." (Obs:Ha divergência de versículos da Torah e da Biblia convencional nessas citações).Essas palavras de Yaacov (Jacó) mostram dois aspectos muito importantes , a humildade e a gratidão.
Obadias 1:3 " A soberba do teu coração te enganou, como o que habita nas fendas das rochas, na sua alta morada, que diz no seu coração: Quem me derrubará em terra?" Em contrapartida encontramos a casa de Esav (Esaú) que é Edon sendo repreendida por sua soberba.
A História desses dois homens retrata a realidade vivida naquela época, e atualmente, onde as pessoas são qualificadas ,simbolicamente, em dois grupos, as soberbas e as humildes, alguns em menor grau de aperfeiçoamento em humildade, e outras em maior grau de soberba que outras. E é sobre esses aspectos que vamos tirar ensinamentos morais hoje.
É muito comum na juventude sermos soberbos, gananciosos, pois vivemos em um meio que tende a isso, uma grande maioria quando criança fora criada pensando ser o retentor de todos os direitos, e da verdade, sendo assim  os únicos a serem aceitos .Porém o que HASHEM quer que sejamos, soberbos ou humildes?
Avot IV:4  "Rabi levitas de Iavné dizia : sê humilde, muito humilde pois a tua esperança é servir de comida aos vermes. "
Esse grande sábio nos mostra onde e o que somos realmente , sendo o ideal apresentado um grande motivo a abandonarmos a soberba.
Am Yisrael sempre sofreu consequências drásticas quando agia com soberba, nossos sábios dizem que o Bet HaMicdash  fora destruído pela existência de tal sentimento no coração do povo eleito, sentimento o qual é humano, porém não de um tsadik (justo). 
Em nossos dias não é diferente, pessoas que tem um grau elevado de soberba dificilmente alcançam a felicidade plena, pois pensa ser o maior de todos , sendo o menor deles, em consequência disso vivem estressados, um grande problema da atualidade.
A Haftarah da parashat Vayshlach fala exclusivamente da casa de Edom sendo analisado literalmente,mas se analisarmo nas "entre linhas" no verso 3  veremos que Edom se ensoberbeceu  intimamente, enganando a si mesmo , pensando ser o retentor da verdade e do direito, ou seja seu egoismo o levou a ruína, ou ainda o levara. Nosso Ietser hara nos leva a isso , a pendermos para a enganação , para o erro sendo assim nos trazendo terrível cegueira , a ponto de declararmos "quem me deitara por terra?" Nosso ietser hara apenas nos afasta de HASHEM o grandessíssimo criador do universo, apenas aumenta sua ira com aqueles que assim agem.
No entanto aqueles que querem ser chamados de "tsadikim" devem agir como Yaacov , e não como edom, devemos lutar intimamente pra que nossa ietser hatov vença nossa ietser hara , sendo o mair fortalecimento a isso a humildade.
Tiago 4:10 "Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará. "
Gênesis 32:10 "Menor sou eu que todas as beneficências, e que toda a fidelidade que fizeste ao teu servo; porque com meu cajado passei este Jordão, e agora me tornei em dois bandos. "
Logo na primeira frase vemos a capacidade de Yacoov de reconhecer quão pequeno era ante HASHEM, "sou indigno" essa frase devemos adotar em nosso cotidiano como um ideal a ser reconhecido.
Avot VI:5 "Não procures a grandeza, e não ambiciones as honras, além das que tua ciência merece; não deseje a mesa dos reis , pois que a tua mesa vale mais do que a deles e a tua coroa é mais bela que a coroa do rei..."
Na segunda parte do versículo de bereshit Yaacov reconhece que todas as coisas a qual possuía,  veio do Eterno.Nossos sábios do Talmud nos dizem que é uma grande afronta a HASHEM não agradecermos por tudo o que Ele nos concede, já que Ele é quem nos deu tudo o que possuímos , quando abençoamos a alguma coisa antes de fazer usufruto dela e como se estivéssemos pedindo permissão para usar o que está sendo abençoado.
Um Simples ato de humildade traz grandes benefícios, inimagináveis, pois HASHEM usa de misericórdia com aqueles que são misericordiosos e ríspido com aqueles que assim agem, julga cada um conforme seus atos , que é o que esta escrito em Obadias 1:15   "Porque o dia do SENHOR está perto, sobre todos os gentios; como tu fizeste, assim se fará contigo; a tua recompensa voltará sobre a tua cabeça. ". Yeshua HaMashiach nosso rabino maior   narra em uma de suas exortações, essa parashah,falando a respeito das atitudes de Yaacov em relação a Esav (Esaú) ; Lucas 6:35-38  "35 Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus.
36 Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso.
37 Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; soltai, e soltar-vos-ão.
38 Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo. "
Fica a nós o questionamento o que desejamos e queremos para nós? Devemos nos policiar para que nosso ietser hatov (boa inclinação,inclinação para o bem) compense nosso ietser hara (inclinação para o mal), pois seremos julgados conforme agimos, com soberba ou com humildade, assim nos sera feito.
Shalom

 Yachne ben Avraham כנ בן אברהם '

Nenhum comentário:

Postar um comentário

o comentário sera aprovado pelo moderador do blog.
por favor aguarde