sexta-feira, 21 de outubro de 2011

פרשת בראשית Parashat Bereshit

פרשת בראשית
Parashat Bereshit
Gênesis 1:1 " NO princípio criou Deus os céus e a terra"
בְּרֵאשִׁ֖ית בָּרָ֣א אֱלֹהִ֑ים אֵ֥ת הַשָּׁמַ֖יִם וְאֵ֥ת הָאָֽרֶץ
No Princípio, hoje usaremos esta palavra como embasamento de nossa reflexão.
Quando HASHEM decidiu fazer o mundo , criar o universo, Ele teve que antes de tudo, ter a iniciativa, almejar criar algo, e quando no principio de todas as coisas, por sua vontade, por sua convicção o mundo passou a existir.
Gênesis 1:27 "E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou."
 Fica claro neste verso que somos a imagem de HASHEM , não na forma corpórea nariz,boca, etc... por que HASHEM é incorpóreo , e nós temos as características de HASHEM incorpóreas como o pensamento,etc.
E qual é a primeira característica Divina citada na Torah, a Iniciativa, de do nada, fazer algo, pensar em algo a se fazer antes mesmo dele existi. Quando criou Adam certamente essa característica o acompanhava ,a capacidade de criar, a capacidade de ter iniciativa nas coisas, porém com o passar dos anos essa característica está cada vez mais escondida dentro do homem, no seu mais profundo eu, por isso em nossos dias é tão difícil mudar a sociedade na qual vivemos, pois os homens não mais usam de sua característica de mudar, de ter iniciativa das coisas. Por que não mudamos o quadro politico em que vivemos?
Uma outra característica Divina descrita nesta parasha é a capacidade de mentalizar o que se quer fazer, para alguns essa capacidade leva o nome de "poder do pensamento" para outros "mentalização" para nós fé.
Gênesis 1:9 "E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca; e assim foi."
HASHEM quando queria criar algo Ele usava sua capacidade de mentalizar, Ele crê, Ele tem fé de que aquilo passará a existir, e aquilo passa a existir, o pensamento passa de ser apenas um pensamento e passa a ser algo neste mundo material.
Em Hebreus 11:1 é descrito com clareza o que vem a ser fé 
"ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. "
Hebreus 11:3 "Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.  " 
O que o verso 3 quer nos dizer? Aquilo que se vê não foi feito daquilo que é aparente, ou seja os objetos materiais como por exemplo pedras,árvores, etc. foram feitas a partir da ideia de HASHEM , da vontade do Altíssimo, e esta é uma das formas de provarmos que HASHEM existe.
Para que algo venha a existir é necessário que seja mentalizado, idealizado , planejado por alguém, igualmente pra se criar uma cadeira , como se constrói uma cadeira?Primordialmente o desenho de uma cadeira deve estar feito em sua mente , algo que ninguém pode ver nem tocar apenas você pode sentir que aquilo, o projeto de cadeira esta em seu pensamento, e logo depois é possível que algo que se vê seja criado de algo que não é aparente , por isso é impossível nosso planeta ter apenas surgido, um ser superior HASHEM o idealizou.
Em nossa vida espiritual o que estas duas qualidades Divinas tem influência sobre nós?
O "Principio", este fundamento pode parecer algo insignificante, mas é algo fundamental, que devemos aprender a usa-lo de forma continua, a vontade de criar, de mudar.
Citei estas duas qualidades pois são preponderantes em nossa vida espiritual, como por exemplo.
As vezes almejamos muito alguma coisa, comprar uma casa, fazer faculdade, ou até mesmo ser um Rosh, um Rabino, temos fé de que isso pode acontecer mas nesse momento devemos transferir o que esta em nossa mente para o mundo material, o qual podemos ver, assim como HASHEM o fez.
Gênesis 1:3 "E disse Deus: Haja luz; e houve luz."
É preciso declararmos o que queremos, ter a iniciativa, de que aquilo venha a acontecer; se quero ter um carro ,devo fazer a carteira de habilitação, se quero fazer faculdade devo começar a estudar, se quero ser um grande sábio da Torah devo mentalizar onde quero chega, ter foco, ter fé, e usar do "principio", ter Iniciativa e começar a estudar a lei Divina, nossos sábios nos dizem que quando fazemos força para mover uma agulha para abrir um pequeno buraco, HASHEM nos da auxilio, abrindo a nós uma grande porta, pois nos esforçamos para mover aquela pequena agulha, o primeiro passo sempre é o mais difícil, mas é essencial que tenhamos a força para COMEÇAR , ter iniciativa, se não HASHEM não nos ajudará. HASHEM disse haja luz, e ouve luz, se Ele não tivesse a iniciativa de falar haja luz, certamente ela não existiria , é necessário que a fé conjuntamente com a iniciativa nos ajudem a sermos pessoas melhores, verdadeiros tsadkim.
Tiago 2:22 "Bem vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada. "
Yeshua HaMashiach nos fala a respeito de nossa fé, que temos sim, um pouco da centelha Divina em nós.
Mateus 17:20 "E Jesus lhes disse: Por causa de vossa pouca fé; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível. "
Se quisermos executar algo certamente conseguiremos basta que nossa mente, nossa fé , e nosso corpo estejam conectados a um ser Superior , HASHEM ,Adom Olam .


Yachne ben Avraham כנ בן אברהם '
 

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Ciência ou Religião?

Esta semana estava lendo um excelente livro, no qual o autor aborda a questão da ciência e da Torah.
Desde criança ele foi educado a base do ensino racional.Mas ele continua " a fé brota espontaneamente no espírito humano. Ocorre o momento na vida de cada um em que a presença do Criador se faz sentir"
Recomendo a aqueles que gostam de ler "O Retorno " professor Herman Branover.
Fica ai um Trechinho do  livro ...
...Nenhum progresso científico nem tecnológico é capaz de aperfeiçoar um ser humano espiritual ou moralmente , de mudar a essência ou o significado da vida, de influenciar os fatores que são a medida da felicidade e satisfação humana, de modificar as paixões, os sentimentos ou ainda as motivações. Nas esferas ético-morais, a vida do homem e da sociedade não se alteram em centenas ou milhares de anos.
É suficiente abrir aleatoriamente qualquer um dos livros da Torah ou folhear qualquer tratado da mishná, para se convencer de que dois ou três  mil anos atrás , exatamente como hoje, as pessoas viviam e morriam, criavam filhos, amavam e odiavam, se alegravam e sofriam, invejavam e simpatizavam umas com as outras. O destino do homem estava tão pleno de vicissitudes e azares e tão inescrutável, como hoje. Exatamente como agora, existiam então pessoas gananciosas e generosas, egoístas e altruístas, os que davam valor a amizade e à confiança e os que eram traiçoeiros e cheios de desconfiança . Em teoria, apoiavam a probidade, a honestidade e a justiça , mas na prática mentiam, enganavam e simulavam. Havia as mesmas tentações que existem hoje. Tal como agora, a ambição e a cobiça por lucros, nutridas por uns poucos indivíduos em épocas remotas podiam lançar todo um povo no tormento. Não foi em vão que o Rei Salomão disse que "Não a nada de novo debaixo do sol". O homem não se tornou mais nobre porque, ao invés de montar num burrico ou num cavalo, passou a dirigir um automóvel de luxo. A alma do homem, suas aspirações , sua capacidade de ser feliz, não foram melhoradas pelo fato de ele ter substituído velas por lampadas elétrica e, definitivamente, também não o foi pelo fato de ter trocado livros por filmes. Pelo contrário, todas essas invenções tecnológicas, como todo mundo já sabe agora destroem a natureza e mutilam a alma. 
No que diz respeito ao refinamento e perfeição espiritual, basta simplesmente lembrar que na Zona restrita de Residência judaica não havia um único judeu que não soubesse responder a perguntas acerca da essência da alma e da matéria, sobre a razão de ser do homem e a origem do mundo __ enquanto que hoje, professores universitários lutam para sobreviver sem nenhuma visão de mundo que seja capaz de abranger essas questões.
E mesmo a afirmação de que o homem moderno é profissionalmente  mais competente é um mito. Para os antigos especialistas em aço, bastava olhar para uma espada ou toca-la com a mão, para detectar os defeitos de fabricação, enquanto que os metalúrgicos de hoje , armados até os dentes com espectroscopia e detectores ultrassônicos de falhas , lutam as vezes anos a fio até detectar a causa do defeito....
Assim , uma vez que o progresso científico-tecnológico não exerce influência alguma sobre aquilo que é verdadeiramente importante para nós __ nosso caráter, nossa capacidade de amar ou odiar, nossa consciência, nosso sentimento de dever, ou mesmo sobre nossa compreensão de nós mesmo e do mundo em que vivemos__ qual é então a razão do conceito geral de que ciência nega a fé?....
( trechos das pgs 199a 201)

domingo, 16 de outubro de 2011

פרשת סוכות Parashat Sucot


פרשת סוכות
Parashat Sucot
Êxodo 33:12-13
"E Moisés disse ao SENHOR: Eis que tu me dizes: Faze subir a este povo, porém não me fazes saber a quem hás de enviar comigo; e tu disseste: Conheço-te por teu nome, também achaste graça aos meus olhos.  Agora, pois, se tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que me faças saber o teu caminho, e conhecer-te-ei, para que ache graça aos teus olhos; e considera que esta nação é o teu povo. "

Começamos a analisar estes versos que nesta época ganham um sentido diferente,Sucot é a festividade de nosso povo a qual celebramos o mandado do Eterno descrito em Levítico 23, está festividade tem um sentido especial , a qual todo judeu nesta época deve lembrar da providência Divina , que HASHEM é quem nós da todas as coisas, Ele é que vai a frente de nosso caminho nos guiando , e nos livrando de possíveis males, e é justamente isso que nosso grande profeta Moshe Rabenu fala a HASHEM nestes versos.
"rogo-te que me faças saber o teu caminho" o que Moshe quis dizer com estas palavras? HASHEM mostra-me pelo caminho que tu queres que eu ande, mostra-me os teus desígnios, para que eu possa conhecer a ti, Sucot é a data em que temos a chance de refletirmos durante 7 dias , e colocarmos a HASHEM  diante de nós, diante de nossos caminhos , a meditação, as preces ajudam muito a alcançarmos uma "conexão" maior com o Criador  , a criação da suca tem um papel primordial neste reconhecimento , quando construímos nossas sucot deve-se lembrar que nossos pais habitaram em cabanas ,e quem estava diante deles era HASHEM o Criador.
Levítico 23:43" Para que saibam as vossas gerações que eu fiz habitar os filhos de Israel em tendas, quando os tirei da terra do Egito. Eu sou o SENHOR vosso Deus. "
Hoje em nossos dias só continuamos vivos , pela misericórdia Divina , HASHEM é quem nos protege dos grandes males da sociedade moderna, e um dos grandes problemas da sociedade atual , neste mundo capitalista que vivemos atualmente é a avareza, hoje em dia grande parte das pessoas esquecem de HASHEM justamente pelo fato de não serem humildes e lembrarem que outrora eramos escravos em terras desconhecidas, habitávamos em tendas, alguns dizem , ahhh isso aconteceu a milhares de anos atrás o que nós temos a ver com o que aquele povo passou? E acabam por esquecer que a menos de 100 anos milhares de chaverim foram mortos em campos de concentração .
" e conhecer-te-ei, para que ache graça aos teus olhos; e considera que esta nação é o teu povo. "
Moshe clama a HASHEM para que ele mostre-lhe a sua essência  para que ele possa conhece-lo melhor.
Hoje em dia as nações dizem conhecer a HASHEM , porém com este versículo fica claro que só conhece a a HASHEM aqueles que seguem os seus caminhos , por isso que Moshe fala primeiro mostra-me o teu caminho, e conhecer-te-ei , e apenas depois de usarmos o sentido de sucot que é colocarmos HASHEM diante de nós , seguirmos seus caminhos , é que passamos a conhece-lo , e quando executamos o mandado de HASHEM ELE por sua infinita misericórdia nos considera como parte de seu povo.
Tiramos desta parasha muitos exemplos de humildade Êxodo 34-9 "E disse: Senhor, se agora tenho achado graça aos teus olhos, vá agora o Senhor no meio de nós; porque este é povo de dura cerviz; porém perdoa a nossa iniqüidade e o nosso pecado, e toma-nos por tua herança. "
Moshe novamente anseia pela presença de HASHEM no meio deles, porém quando ele clama a HASHEM ele nos mostra quão humilde era, "porém perdoa a nossa iniqüidade e o nosso pecado,"

Moshe colocou-se ao mesmo nível dos Bene Yisrael , quando falou , perdoa a nossa iniquidade e o nosso pecado, e é justamente isso que HASHEM almeja de nós nestes dias de sucot humildade, de reconhecermos que por nossas forças nada conseguimos, apenas com a presença Divina em nosso meio é que podemos alcançar exito em nossas obras, reconhecermos que somos como uma suca , sem HASHEM a chuva nos molha , o sol no assola , o frio nos congela , e o que esta dentro da suca ou seja,dentro de  nós mesmos, fica desprotegido a merce do desconhecido, nossos sábios do pirke avot nos disseram : cap IV:4 "sê humilde,muito humilde, pois a tua esperança é servir de comida aos vermes". Sera que compreendemos a profundidade dessas palavras realmente?


Nesta data festiva de sucot devemos usar as palavras de David HaMelech como principio de vida ,todos os dias de nossas vidas
Tehilim 16:8
שִׁוִּ֬יתִי יְהוָ֣ה לְנֶגְדִּ֣י תָמִ֑יד כִּ֥י מִֽ֝ימִינִ֗י בַּל־ אֶמֹּֽוט
"TENHO POSTO o SENHOR continuamente diante de mim; por isso que ele está à minha mão direita, nunca vacilarei."

lembremos destas palavras de David HaMelech e a usemos continuamente em nossas vidas.

Yachne ben Avraham כנ בן אברהם '

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Parashat Yom Kipur פרשת יום כיפור

 פרשת יום כיפור
Parashat Yom Kippur
Hoje abordaremos inevitavelmente um assunto que faça referência a Yom Kippur (dia do perdão) e vou falar a respeito de estarmos puros diante de HASHEM.
Em Yom Kippur é de costume do povo judeu nesse dia vestir-se de roupas brancas .As roupas brancas podem fazer referência a vários aspectos ,o branco simboliza a paz,neste dia devemos buscar em paz com nossos achim, e também a paz interior a paz, em nossas consciências, pois este dia e para entrarmos em constante reflexão .
Levítico 16:2-4 "2 Disse, pois, o SENHOR a Moisés: Dize a Arão, teu irmão, que não entre no santuário em todo o tempo, para dentro do véu, diante do propiciatório que está sobre a arca, para que não morra; porque eu aparecerei na nuvem sobre o propiciatório.
3 Com isto Arão entrará no santuário: com um novilho, para expiação do pecado, e um carneiro para holocausto.
4 Vestirá ele a túnica santa de linho, e terá ceroulas de linho sobre a sua carne, e cingir-se-á com um cinto de linho, e se cobrirá com uma mitra de linho; estas são vestes santas; por isso banhará a sua carne na água, e as vestirá."
Em Yom Kippur Arão deveria estar impecavelmente estar conforme HASHEM havia lhe ordenado , porém antes de se trajar com sua veste sacerdotal especial , ele deveriar banhar-se ou seja se purificar de toda impureza que estava em seu corpo ,mente  e espirito , pois naquele dia ele estaria perante HASHEM confessando seus pecados e também o pecado de todo o povo, e HASHEM se faria presente naquele lugar, por isso da importância de estarmos puros perante o Divino. Para nós este banho que arão fez simboliza os 10 dias entre Rosh Hashana e Yom kippur ,dias de reflexão onde encontramos com nós mesmos, e purificando-nos de toda impureza espiritual, para que no dia de Yom Kippur o dia que HASHEM escolheu para ouvir nossas suplicas. Devemos nos banhar em águas correntes assim como Arão fez, pois a água de um rio nunca retorna ao mesmo lugar , Yom Kippur é o dia em que temos a oportunidade de nos banhar perante HASHEM e também perante nossos achim.
Isaias 57:14 "E dir-se-á: Aplanai, aplanai a estrada, preparai o caminho; tirai os tropeços do caminho do meu povo. "
O que estas palavras nos ensinam?
Aplainai ,aplainai..... 
Para que são construídas estradas cada vez mais perfeitas, cada vez mais planas? Aquelas pistas de corrida são perfeitas sem buracos sem pedras sem nada que possa atrapalhar o desempenho dos carros, nós somos iguais , quando estamos jejum é como se estivéssemos em uma pista de corrida de Fórmula 1  , uma pista simplesmente perfeita , porém o desempenho na corrida depende muito de como preparamos o nosso carro para o dia da corrida, de nada vale uma bela pista sem um um carro , sem um bom piloto. Será que nos preparamos o suficiente para vencer esta corrida e alcançar o prêmio , que é o perdão?
I Corintios 9:24-27 
"24 Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis.
25 E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível.
26 Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar.
27 Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado"
Por isso da grande importância de afligirmos as nossas almas neste dia ,HASHEM nos preparou o caminho agora cabe a nós nos esforçarmos para obtermos êxito, meditarmos em nossas falhas para que não venham a se repetir. Quando afligirmos nossa alma estamos mais perto do Sublime que habita a eternidade.
Isaias 57:15 "Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade, e cujo nome é Santo: Num alto e santo lugar habito; como também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos. "
O jejum faz com que olhemos para o nosso interior, e vermos o que realmente somos, e o que podemos ser, em Yom Kippur HASHEM alivia nosso fardo, a carne pode sofrer mas o espirito se vivifica ainda mais.
O que a Brit HaDashah fala sobre o Jejum?
I Pedro 4:1-2 " ORA, pois, já que Cristo padeceu por nós na carne, armai-vos também vós com este pensamento, que aquele que padeceu na carne já cessou do pecado;  Para que, no tempo que vos resta na carne, não vivais mais segundo as concupiscências dos homens, mas segundo a vontade de Deus. "
Yeshua HaMashiach ficou 40 dias de Jejum para elevar seu espirito muito além do que podemos imaginar, para nos dar exemplo , para que aprendamos a vencer a nossa ietser harah.
Um outro aspecto é a questão de perdoarmos nossos irmãos 
Colossenses 3:13"Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. "
essa é a formula de nosso "motor",se assim o fizermos certamente nossa orações serão ouvidas.
Colossenses 3:12 "Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; "
Este é o caminho, a estrada, que se por ela trilharmos certamente obteremos a recompensa , o perdão.
Números 29:8 "Mas por holocausto, em cheiro suave ao SENHOR, oferecereis um novilho, um carneiro e sete cordeiros de um ano; eles serão sem defeito. "
Que HASHEM aceite o sacrifício de nosso corpo, e o aperfeiçoamento de nosso espirito como cheiro agradável perante-si, para que use de sua infinita misericórdia para conosco, assim como fazemos ao nosso irmão.
Yom Kippur é isso, é doar-se, para receber.

 Yachne ben Avraham כנ בן אברהם '

domingo, 2 de outubro de 2011

פרשת האזינו Parashat Haazinu

פרשת האזינו
Parashat Haazinu
Shalom Hoje falaremos sobre alguns aspectos dentro desta parasha Haazinu dentre eles a respeito do aprender a ouvir.
Deuteronômio 32:1 "INCLINAI os ouvidos, ó céus, e falarei; e ouça a terra as palavras da minha boca"
Neste versículo Moshe toma como testemunha os céus e aterra para ouvirem a lei , a Torah, testemunhando de que o povo de Israel também ouviu todas as mitsvot, se até os céus e a terra ouviram as palavras de Moshe por que nós não as ouviriamos?
O shema Yisrael é o maior exemplo de que devemos aprender a ouvir.
Deuteronômio 32:7 "Lembra-te dos dias da antiguidade, atenta para os anos de muitas gerações: pergunta a teu pai, e ele te informará; aos teus anciãos, e eles te dirão. "
Outro aspecto interessante é de que no cântico de Moshe  ele nos incita a correr atrás do conhecimento "pergunta a teus anciãos e eles te dirão". Porém nos muitas vezes ignoramos estas palavras de Moshe e agimos de forma contraria, quando pedimos algum conselho ao Rosh , normalmente já temos uma resposta , uma opinião formada a respeito, sendo assim logo após o conselho dado a nós, o negligenciamos e acabamos fazendo o que desde o principio já estava em nossas mentes , mas porque isso ocorre? Por que ainda não aprendemos a ouvir ,escutamos, mas não ouvimos nada.Yeshua HaMashiach em suas exortações sempre falava ao povo " quem tem ouvidos PARA OUVIR,ouça".  (Mateus 11:15), pois ouvir não é apenas escutar o que foi dito ,assim quando escutamos uma musica, ouvir e além disso, é refletir, é pensar sobre aquilos que escutamos.
Deuteronômio 32:46-47 "Disse-lhes: Aplicai o vosso coração a todas as palavras que hoje testifico entre vós, para que as recomendeis a vossos filhos, para que tenham cuidado de cumprir todas as palavras desta lei.  Porque esta palavra não vos é vã, antes é a vossa vida; e por esta mesma palavra prolongareis os dias na terra a qual, passando o Jordão, ides a possuir."
Para colocarmos em nossos corações as mitsvot é necessário que que o amoleçamos primeiro, é necessário ouvir a voz do Criador para que um dia possamos recomenda-las a nossos filhos, para que eles cuidem de cumprir a lei Divina , pois ela é a nossa vida, todos os dias devemos lembrar , refletir sobre as mitsvot para cumpri-las. 
João 8:47 "Quem é de Deus escuta as palavras de Deus; por isso vós não as escutais, porque não sois de Deus"
Yeshua HaMashiach é bem claro em suas palavras, nos mostra a distinção dos que ouvem, e dos que nem escutam. HASHEM da conselhos a Yehoshua  de que a lei Divina deve ser o motivo de sua vida.
Josué 1:8 "Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido. "
Não podemos parar de meditar sobre a Torah, dia e noite devemos ouvir as palavras que HASHEM nos deixou.
O shabat shuva é para isso para que lembremos de ouvir, de falar, de refletir na Lei Divina e também em nossos atos, quando chegamos em Yom Kippur vemos a humildade incondicional e a misericórdia Divina, nos dando exemplo,Ele o Criador do universo , separou um dia para , para descer de seu trono soberano para mais próximo de nós.  Ouvi HASHEM nosso clamor האזינו יהוה הצעקה שלנו
Que somos nós para que HASHEM nos ouça? somos mui pequenos e iníquos e  pecadores.
Daniel 9:18-19" Inclina, ó Deus meu, os teus ouvidos, e ouve; abre os teus olhos, e olha para a nossa desolação, e para a cidade que é chamada pelo teu nome, porque não lançamos as nossas súplicas perante a tua face fiados em nossas justiças, mas em tuas muitas misericórdias.  Ó Senhor, ouve; ó Senhor, perdoa; ó Senhor, atende-nos e age sem tardar; por amor de ti mesmo, ó Deus meu; porque a tua cidade e o teu povo são chamados pelo teu nome. "
O mesmo apelo que Moshe faz aos céus para ouvir e ficar como testemunha , Daniel faz a HASHEM : "Inclina, ó Deus meu, os teus ouvidos, e ouve; abre os teus olhos, e olha para a nossa desolação..."
Daniel clama a HASHEM, pois quando afligimos as nossas almas HASHEM se compadece de nós pois é Deus misericordioso 
Daniel 9:3 " E eu dirigi o meu rosto ao Senhor Deus, para o buscar com oração e súplicas, com jejum, e saco e cinza"
Yom Kippur é o dia que temos a oportunidade de quem sabe, HASHEM ouça a nossa suplica de perdão,
se HASHEM separou um dia especial para  nos ouvir , por que nós que não somos nada além de pó não o ouvimos todos os dias de nossas vidas?Como queremos que HASHEM se submeta a algo que nen nós mesmo o fazemos , que é ouvir? Tenhamos esperança que neste Yom Kippur HASHEM por sua misericórdia tenha compaixão de nós e nos ouça.
Miqueias  7:18-20 "Quem é Deus semelhante a ti, que perdoa a iniqüidade, e que passa por cima da rebelião do restante da sua herança? Ele não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na sua benignidade.  Tornará a apiedar-se de nós; sujeitará as nossas iniqüidades, e tu lançarás todos os seus pecados nas profundezas do mar.  Darás a Jacó a fidelidade, e a Abraão a benignidade, que juraste a nossos pais desde os dias antigos. "
 Yachne ben Avraham כנ בן אברהם '