sábado, 10 de setembro de 2011

פרשת כי תצא Parashat ki tetsê

פרשת כי תצא
Parashat Ki Tetsê
Deuteronômio 22:8 " Quando edificares uma casa nova, farás um parapeito, no eirado, para que não ponhas culpa de sangue na tua casa, se alguém de algum modo cair dela."

Nesta  parashah encontramos vários versículos com aspectos que fazem referência ao amor ao próximo.
Este primeiro versículo analisado já nos mostra claramente que somos responsáveis por aqueles que estão em nossa casa. O parapeito é uma forma de proteção para aquele que está em um pavimento  mais alto,para se proteger , e evitar que venha a cair. Hoje em nossas vidas fazendo Rémis desse versículo pode-se dizer que devemos construir parapeito envolta de nossa fé , de nossos princípios, para que não venhamos a despencar de onde conseguimos chegar, e vir a óbito, muitas vezes pessoas procuram explorar onde não lhes é apropriado no momento , lugares aonde ainda não se "construíram parapeitos" .Certos estudos requer das pessoas uma maturidade muito grande, muitas pessoas se deixam iludir por algo desnecessário no momento, como por exemplo cabala, onde se é aconselhado ter mais de 40 anos de Torah para começar o seu estudo ,então por que muitas abaixo de faixa etária buscam saber este assunto, sendo que ainda não é chegada a hora, pois assim esta escrito Eclesiastes 3:1 "TUDO tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. ". Para muitos certos assuntos são fatais , pois lhes faltam maturidade espiritual , e ai entra a nossa sabedoria de "construir parapeitos envolta de nossa fé " e para se estudar cabala este parapeito já deve estar sendo construído a 40 anos, quem não segue este conselho de HASHEM  corre o risco de "ser digno de culpa" nossos sábios nos alertam quanto a construir parapeitos envolta de nosso saber, de nossa fé.

Pirke Avot III-22
Todo aquele  cuja ciência excede suas obras assemelha-se a uma árvore com muitos ramos e poucas raízes; vem o vento e derruba-a .É dele que se diz:"será como uma árvore solitária não gozará a chegada do bom tempo, viverá em lugares áridos no deserto, em terra estéril e inóspita".Mas aquele cujas obras excedem a sua ciência é como a árvore que tem poucos ramos mas muitas raízes; todos os ventos do mundo abaterão sem conseguir arrancá-la do seu lugar , como se lê: " ele será como uma árvore plantada á beira da água , que estende suas raízes para o ribeiro; não temera os grandes calores, as suas folhas estarão sempre verdes, não terá medo dos anos estéreis, e não cessará de produzir frutos".
Yeshua HaMashiach também nos fala a respeito de sermos firmes em nossa fé , não darmos passos em falso , cumprir a Torah da maneira que tem que ser, e ele conta um midrash para nos ensinar.
Lucas 6:46-49 "E por que me chamais, SENHOR, Senhor, e não fazeis o que eu digo?  Qualquer que vem a mim e ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante:  É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pôs os alicerces sobre a rocha; e, vindo a enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa, e não a pôde abalar, porque estava fundada sobre a rocha.  Mas o que ouve e não pratica é semelhante ao homem que edificou uma casa sobre terra, sem alicerces, na qual bateu com ímpeto a corrente, e logo caiu; e foi grande a ruína daquela casa. "

Muitos de nós não se preocupa com os alicerces , com as raízes , com  parapeitos, que servem pra nos proteger , devemos estar sempre atentos com nós mesmos.Até mesmo Moshe rabenu teve que esperar aproximados 80 anos para receber a Torah e seus segredos . Tomemos cuidado com nossas escolhas, antes vejamos se" estamos sobre um forte alicerce ", para dai pensarmos em construir um "segundo pavimento " para que não venha tudo a cair sobre nós mesmos.
Deuteronômio 23:15-16 "Não entregarás a seu SENHOR o servo que, tendo fugido dele, se acolher a ti;  Contigo ficará, no meio de ti, no lugar que escolher em alguma das tuas portas, onde lhe agradar; não o oprimirás. "
Estes versos se enquadram na questão amor ao próximo , eles nos ensinam que devemos proteger, dar auxilio a aqueles que buscam proteção em nossas casas. A que podemos comparar os escravos? Aos goim , povo escravo de si, escravos da mídia , escravos do pecado, escravos da desobediência.Quando algum goi se aproxima de nossa casa, de nossa fé, de nossa D-us , devemos acolhe-lo , não devemos oprimi-lo, ou então recriminá-lo por outrora haver sido e"escravo, porém devemos ajuda-lo . Os goim são carentes do conhecimento da Torah , se um goi realmente almeja fazer parte dos bene Yisrael , e ser livre da "escravidão" demos a eles Ets chayim ou seja a Árvore da vida , a Torah, temos de nos compadecer deles , pois outrora nada conheciam.
Sejamos mais tsadikim , vamos firmar nossos pés no conhecimento da Torah, para que  se vier tormento , não venhamos a perecer , e caso HASHEM nos incumbir de acolher a alguém estejamos aptos a proteger-lhes, claro que não podemos nos esquecer da hierarquia estabelecida na comunidade, construamos parapeitos para que de algum modo não venhamos a cair, e também lembremos , que se alguém nos pede auxilio ou asilo, ajudemos pois isso é justo.

 
Yachne ben Avraham כנ בן אברהם '

Nenhum comentário:

Postar um comentário

o comentário sera aprovado pelo moderador do blog.
por favor aguarde