terça-feira, 20 de setembro de 2011

Parashat Ki tavo פרשת כי תבוא

פרשת כי תבוא
 Parashat Ki tavo
Shalom os primeiros versículos desta parashah já nos trazem grandes ensinamentos , será que somos gratos por aquilo que hashem nos dá?
Deuteronômio 26:1-6 "E SERÁ que, quando entrares na terra que o SENHOR teu Deus te der por herança, e a possuíres, e nela habitares,  Então tomarás das primícias de todos os frutos do solo, que recolheres da terra, que te dá o SENHOR teu Deus, e as porás num cesto, e irás ao lugar que escolher o SENHOR teu Deus, para ali fazer habitar o seu nome. "
Neste versículo já nos deparamos com uma mitsvah, a qual nos diz que assim que entra-se-mos na terra que HASHEM nos deu, deveríamos dar os primeiros frutos a HASHEM no lugar destinado para ali fazer habitar o nome do Altíssimo. Quando analisamos mais profundamente este verso percebemos que é de grande importância demostrarmos a nossa gratidão por aquilo que HASHEM nos deu , o Pirke avot fala que os justos dizem: "o que é meu é teu , e o que é teu é teu" , nos dando o ensinamento de que coisas materiais  não são de grande importância , mas sim o amor pelo próximo, se é justo agirmos dessa maneira então por que não agimos assim para com HASHEM? É muito comum atualmente as pessoas deixarem a gratidão a HASHEM de lado , pois a correria do dia a dia nos deixa assim ... porém não  é o certo , devemos sim mostrar gratidão por todas as coisas que HASHEM faz e fara por nós , por isso do costume de sempre abençoarmos a HASHEM quando vamos nos alimentar , ao dormir ao levantar ,em todos nossos atos , "baruch ata ADONAI  Elohênu melech haolam "  jamais podemos esquecer que tudo existe por que HASHEM  assim o quis.
Deuteronômio 26:11 "E te alegrarás por todo o bem que o SENHOR teu Deus te tem dado a ti e à tua casa, tu e o levita, e o estrangeiro que está no meio de ti."
 
Quando devolvemos algo a HASHEM pois tudo foi feito por ELE  , é motivo para nos alegrar ,a nossa casa, o levita , e também o estrangeiro , pois quando fazemos isso somos bem vistos aos olhos do Criador , e consequentemente somos abençoados por ELE , David HaMelech nos deu exemplo a ser seguido.
II Samuel  24:24 "Porém o rei disse a Araúna: Não, mas por preço justo to comprarei, porque não oferecerei ao SENHOR meu Deus holocaustos que não me custem nada. Assim Davi comprou a eira e os bois por cinqüenta siclos de prata."
É importante pegar este exemplo de David , pois ele nos mostra que devemos querer fazer a HASHEM algo que nos custe algo, se não temos condições financeiras de fazer doações , que então nos empenhemos em algo que sabemos fazer, se é musico estude o máximo que puder , pois para HASHEM temos que oferecer o nosso melhor, a primícia dos frutos , sempre há uma forma de nos doarmos a HASHEM , somos tão insignificantes perante sua imensidão de poder , pelo menos dar a ELE algo que nos custe algo.
Esta parashah também nos fala a respeito das benção e das maldições para aqueles que cumprem, e para os que não cumprem as mitsvot de HASHEM. 
I Pedro 2:2 "Desejai afetuosamente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, não falsificado, para que por ele vos seja dado o crescimento para a salvação "
Devemos usar este versículo como base de nossa fé , desejar afetuosamente, ardentemente , os mandamentos de HASHEM para os seguirmos, como crianças recém-nascidas, por que como crianças recém-nascidas? Porque para um recém-nascido a sua vida a sua proteção esta no leite de sua mãe , sem este leite dificilmente terá uma vida feliz e saudável, quando optamos pelas benção de HASHEM , pelo verdadeiro leite espiritual alcançamos a proteção as bençãos a nós prometidas, assim como o leite materno é que da o sustendo a vida de um bebê , também devemos desejar ardentemente as mitsvot de HASHEM pois dela também provem toda a vida."....para que por ele nos seja dado o crescimento para a salvação"... as mitsvot nos fazem crescer assim como fala David no salmo 119:97-100 " 97 Oh! quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia.
98 Tu, pelos teus mandamentos, me fazes mais sábio do que os meus inimigos; pois estão sempre comigo.
99 Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque os teus testemunhos são a minha meditação.
100 Entendo mais do que os antigos; porque guardo os teus preceitos. "
Optemos pelo alimento espiritual pois ele nos edifica, nos traz a verdadeira sabedoria , nos traz bençãos , 
sejamos gratos por aquilo que HASHEM nos dá , pois isso é o minimo que podemos fazer ao CRIADOR de todas as coisas.
 
Yachne ben Avraham כנ בן אברהם '

Nenhum comentário:

Postar um comentário

o comentário sera aprovado pelo moderador do blog.
por favor aguarde