sexta-feira, 22 de julho de 2011

פרשת מטות Parashat Matot


פרשת מטות
Parashat Matot (Números 30:2-32:42)
Está parashah aborda um assunto de suma importância para aqueles que almejam ser verdadeiros "cabeças".
Números 30:2 "Quando um homem fizer voto ao SENHOR, ou fizer juramento, ligando a sua alma com obrigação, não violará a sua palavra: segundo tudo o que saiu da sua boca, fará."

Já no inicio dessa parashah vemos que o ETERNO cobra do homem que seja integro , e que cumpra o que se prometeu. Quando Adam foi criado a imagem e semelhança do todo Poderoso , dentro de um de seus aspectos cedidos a nós está a palavra inalterável a ser cumprida, HASHEM quando fez o homem queria que sua criação fosse semelhante a ELE , com o livre arbítrio , mas também com a obrigação de assumir o que se falou e não voltar atrás de suas palavras ,elas são como flechas lançadas ao vento , uma vez jogadas elas jamais voltaram, retrocederam seu caminho . Analisando mais profundamente vemos que quando não cumprimos algo que prometemos nós não simplesmente quebramos nosso voto , mas sim afrontamos ao CRIADOR mostrando que não queremos ter sua essência em nosso meio.
Números 30:8 " Mas se seu marido lhe tolher no dia em que o ouvir, e anular o seu voto a que estava obrigada, como também a pronunciação irrefletido dos seus lábios, com que ligou a sua alma; o SENHOR lho perdoará.
Neste verso vemos a responsabilidade que HASHEM deu ao homem sobre a mulher, o homem quando promete , ou faz voto de algo ,jamais deve voltar e descumprir seu voto , mas a mulher desde aquela época já é conhecido por falar coisas sem reflexão , seu marido tem a oportunidade de vetar ou consentir com o voto de sua mulher ou filha , porém notamos neste verso um pequeno detalhe "lho perdoara", o que subtende-se disso? Que quando uma mulher que tenha marido ou mora na casa de seus pais , o Eterno cobra a responsabilidade sobre a mulher ou filhas do cabeça por isso do "lho perdoara" , perdoara ao homem por sua mulher fazer um voto irrefletido, os homens são responsáveis pelas suas esposas por suas filhas pois HASHEM pois o homem como Rosh (cabeça) de sua família, pois o homem é imagem e semelhança DIVINA.

Números 32:4-5 "A terra que o SENHOR feriu diante da congregação de Israel, é terra para gado, e os teus servos têm gado.
Disseram mais: Se achamos graça aos teus olhos, dê-se esta terra aos teus servos em possessão; e não nos faças passar o Jordão."

Os filhos de Gade , de Rubem pensavam estar fazendo uma boa escolha. o Eterno lhos avia prometido uma terra porém , os filhos de Gabe e de Rubem queriam ficar antes do jordão escolhendo por si próprio uma terra que não foi a que HASHEM as prometeu ,semelhantemente a certos ensinamentos o qual os goim escolheram para si o céu como sua terra prometida enquanto HASHEM escolheu a terra como promessa a seus filhos.
Mateus 5:5 " Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; ".

Sejamos nós homens , cabeças, que estão preparados a prestar contas de seus atos , homens responsáveis por si e por sua família , e não queiramos algo que HASHEM não nos deu por promessa , mas deixamos ser guiados pela "nuvem" , por HASHEM até chegarmos na terra da promessa.




Yachne ben Avraham כנ בן אברהם '

Nenhum comentário:

Postar um comentário

o comentário sera aprovado pelo moderador do blog.
por favor aguarde