segunda-feira, 11 de julho de 2011

Parashat Balak פרשת בלק

פרשת בלק
Parashat Balak

Números 22:12
"Então disse Deus a Balaão: Não irás com eles, nem amaldiçoarás a este povo, porquanto é bendito"
Neste verso percebemos quão grande e quão imensurável é a misericórdia Divina , a muito pouco tempo atrás o ETERNO avia punido seu povo com pragas mortíferas, e agora o ETERNO protege seu povo dos inimigos dizendo "este povo é abençoado" cumprindo suas palavras em -Êxodo 6:7
"E eu vos tomarei por meu povo, e serei vosso Deus; e sabereis que eu sou o SENHOR vosso Deus, que vos tiro de debaixo das cargas dos egípcios; ". O sentimento paterno que HASHEM tem com seu povo é inigualável. Nós muitas vezes agimos com objeção a nosso próximo , se nosso chaver nos faz algum o mal , quando apareçe alguém que também tenha alguma desavença com ele diz-se mutuamente : "inimigo de meu inimigo, é meu amigo." Com essa demostração de caráter onde fica o amor ao próximo ?Como queremos ser perdoados se não perdoamos? Yeshua HaMashiach nos ensina em seus midrashim muito a respeito, como por exemplo o midrash do "bom samaritano" (lucas 10:25-37).

Números 23:19
"Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?"

Hashem fez sua promessa a Jaco e mesmo muitos anos depois manteve e sempre manterá suas promessas . Este aspecto chega a ser até mesmo vergonhoso a nós, pois juramos falsamente , prometemos em vão etc.. Mas HASHEM sempre terá misericórdia de seu povo, por que alguém no passado fez uma grande diferença com seus atos de justiça , vamos também ser pessoas notáveis a HASHEM para que um dia possamos ter certeza naquilo que falamos , que prometemos , quem dera fossemos mais "racionais" nesse aspecto.

Números 25:2
"Elas convidaram o povo aos sacrifícios dos seus deuses; e o povo comeu, e inclinou-se aos seus deuses. "
Notamos que a maior parte de nós humanos esquece muito rapidamente das coisas que o ETERNO nos faz , o ETERNO protegeu seu povo contra a maldição bilam , porém o próprio povo se fez maldito , o ETERNO nos protege de nossos inimigo porém do maior dos nossos inimigos que somos nós mesmo ele nos dá o livre arbítrio , escolhemos para o bem ou para o mal , não podemos cometer os mesmo erros de esquecermos de HASHEM como nosso criador , nosso libertador.Muitas vezes agimos por impulso do "momento" , quando poderíamos evitar um pecado se fossemos um pouco mais sábios, temos de aprender a sermos mais gratos a HASHEM
louvando-o, engrandecendo-o e reconhecer HASHEM como D..S misericordioso e benigno.


Yachne ben Avraham כנ בן אברהם '




Nenhum comentário:

Postar um comentário

o comentário sera aprovado pelo moderador do blog.
por favor aguarde