domingo, 3 de julho de 2011

Parashat Chukat פרשת חקת



פרשת
חקת
Parashat Chukat

Shalom, a parashat Chukat pode ser comparada em muitos aspectos da Brit Hadashah (nova aliança) feita pelo Eterno , esta parasha compreende o texto de Números 19:1 a 22:1.

Jeremias 31:31-34
" Eis que dias vêm, diz o SENHOR, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá.
Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porque eles invalidaram a minha aliança apesar de eu os haver desposado, diz o SENHOR.
Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o SENHOR: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
E não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao SENHOR; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o SENHOR; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados."

Números 19:13"Todo aquele que tocar em algum morto, cadáver de algum homem, e não se purificar, contamina o tabernáculo do SENHOR; e aquela pessoa será extirpada de Israel; porque a água da separação não foi espargida sobre ele, imundo será; está nele ainda a sua imundícia. "
A água sempre foi um elemento fundamental na vida religiosa de nosso povo, a água, é um elemento crucial , pois ela e tanto responsável por manter a vida como também por "dar" vida a aqueles que não a possuem , mas como assim? Quando me refiro a nova aliança eu falava a respeito da tevilah, ordenada por HASHEM como simbolo da Nova Aliança feita com os habitantes da terra que se dispusessem a AMA-LO assim como Israel O AMAVA , para dar chance aos goim (gentios ) da salvação eterna . O texto acima nos da margem para comentários a seu respeito , da tevilah, vamos fazer o que nossos sábios chamam de Rémiz
(alusão , simbologia) vamos repartir este verso em 4 partes .
I "Todo aquele que tocar em algum morto, cadáver de algum homem, e não se purificar, contamina o tabernáculo do SENHOR"
Todo aquele que se fizer impuro com costumes idolatras das nações , seus rito, seus deuses, suas crendices , contaminam o Tabernáculo do SENHOR , Shaul HaShaliach nos fala que somos o Tabernáculo do SENHOR .
I Corintios 3:16-17
"Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?
Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo. "
Por isso a necessidade da purificação de pecados pela tevilah.
II " e aquela pessoa será extirpada de Israel; porque a água da separação não foi espargida sobre ele"
Aquele que não se purificar não terá parte no Olam Raba , não habitará na Nova Yerushalaim e será eliminado para sempre.
III "imundo será"
IV "está nele ainda a sua imundícia."
o Fato de repetir varias vezes a imundícia "opcional" nos alerta da necessidade da tevilah , a necessidade da purificação carnal e acima dela a purificação de nossos corações outrora sujos e imundos com costumes indolentes provenientes de um povo idolatra.

Números 19:2 "Este é o estatuto da lei, que o SENHOR ordenou, dizendo: Dize aos filhos de Israel que te tragam uma vaca vermelha, que não tenha defeito, e sobre a qual não tenha sido posto jugo"

Podemos fazer outra analogia referente a vaca vermelha , a qual deveria ser perfeita que não tivesse ainda levado jugo, pois bem podemos comparar simbolicamente com o nosso purificador Yeshua HaMashiach , o qual também foi sacrificado sem mácula , perfeito, sem pecado algum.
Números 19:3 "E a dareis a Eleazar, o sacerdote; ele a tirará para fora do arraial, e degolar-se-á diante dele"
Yeshua também fora sacrificado fora do arraial, fora dos muros de Yerushalaim e seu sangue também foi derramado para que pudéssemos ser purificados de nossos pecados.

Hebreus 9:12a14
" Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção.
Porque, se o sangue dos touros e bodes, e a cinza de uma novilha esparzida sobre os imundos, os santifica, quanto à purificação da carne,
Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo? "

Recebemos desta parasha lições de grande valia a nós os quais o CRIADOR sempre deu a oportunidade de redenção a seu povo , por mais murmurador e indolente que sejam, o ETERNO nos deu a possibilidade de purificar nosso corpo e também nosso espirito.

I João 2:4 "Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade. "
I João 2:15-16 "Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.
Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. "
I João 1:9 " Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça."

Façamos o que a nós foi ordenado e purificar nossa alma , para a salvação eterna.


Yachne ben Avraham כנ בן אברהם '


Nenhum comentário:

Postar um comentário

o comentário sera aprovado pelo moderador do blog.
por favor aguarde