domingo, 31 de julho de 2011

פרשת מסעי Parashat Mase

פרשת מסעי
Parashat Mase

Hoje farei o que nossos sábios chamam de Rémiz (ALUSÃO, SIMBOLOGIA) esta parashah esta situada no livro Números 33:1 a 36:13, vamos começar com o capítulo 33 de Números versículo 2.
"E escreveu Moisés as suas saídas, segundo as suas jornadas, conforme ao mandado do SENHOR; e estas são as suas jornadas, segundo as suas saídas. "

Porque será que Moshe Rabenu deixou-nos escrito os caminhos pelo qual o povo de Israel passou?Qual a importância disso? Com estas perguntas é que começo a fazer uma simbologia na qual nós somos pessoas as quais HASHEM nos criou conforme a sua vontade , ELE vê todas as coisas , ELE vê o caminho pelo qual passamos e acampamos .Nossos sábios do talmud no tratado do pirke avot nós deixaram grandes ensinamentos morais dentre um deles está o Cap II:1
"....lembra-te que há sobre ti: olhos que tudo veem , ouvidos que tudo escutam, livros onde todas as tuas ações ficam inscritas."

Temos que ter sempre em mente do que é que estamos escrevendo em nossos livros, vamos ser conscientes do falamos ou fazemos, pois é assim de sábios agem , Rabi Akiva dizia : o silêncio é a defesa da sabedoria; que no livro onde estão inscritos nossas ações haja em sua maior parte boas obras , "bons caminhos" relatados a nosso respeito , não sejamos cegos ou rebeldes em fazer uma jornada de 10 dias em 40 anos. O maior valor disso é que se escrevemos um "bom livro" deixaremos um bom exemplo a geração futura , agora se escrevemos um livro de páginas "manchadas e negras " o que verão nossos filhos se não trevas ?

Números 35:8 "E quanto às cidades que derdes da herança dos filhos de Israel, do que tiver muito tomareis muito, e do que tiver pouco tomareis pouco; cada um dará das suas cidades aos levitas, segundo a herança que herdar. " Cada um recebera conforme for o tamanho de seu galardão , o Eterno é justo e dará a cada um conforme o seu merecimento a Brit Hadasha fala a respeito disso Colossenses 3:23-25
"23 E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens,
24 Sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis.
25 Mas quem fizer agravo receberá o agravo que fizer; pois não há acepção de pessoas. "
se fazemos boas obras delas colheremos bons frutos , se fazemos obras más delas também colheremos ,não frutos , mas abrolhos.
Números 33:55 "Mas se não lançardes fora os moradores da terra de diante de vós, então os que deixardes ficar vos serão por espinhos nos vossos olhos, e por aguilhões nas vossas virilhas, e apertar-vos-ão na terra em que habitardes".
Devemos ser cabeça e não cauda , não podemos deixar que os goim nos influenciem ,pois se assim não acontecer , o que era belo se trona horrendo, o que era luz torna-se trevas, pois se deixarmos que os goim escrevam nosso livro , não teremos paz, pois serão como espinhos em nossos olhos que é justamente o que a Haftarah também nos fala.
Jeremias 2:7-8"E eu vos introduzi numa terra fértil, para comerdes o seu fruto e o seu bem; mas quando nela entrastes contaminastes a minha terra, e da minha herança fizestes uma abominação.
8 Os sacerdotes não disseram: Onde está o SENHOR? E os que tratavam da lei não me conheciam, e os pastores prevaricavam contra mim, e os profetas profetizavam por Baal, e andaram após o que é de nenhum proveito. "
os Bene Yisrael não seguiram os conselhos e ordenanças de HASHEM e acabaram por escrever um livro cheio de paginas negras , quase sem letras brancas para possibilitar a leitura , sujas com soberba e loucura por pedaços de pau, uma triste história de um povo que mesmo sendo avisando , se fez de surdo, e de nada lhes valeu o aviso.

chazak chazak v'nitchazek





Yachne ben Avraham כנ בן אברהם '

Nenhum comentário:

Postar um comentário

o comentário sera aprovado pelo moderador do blog.
por favor aguarde