terça-feira, 13 de março de 2012

Parashat Tetsavê פרשת תצוה

פרשת תצוה 
Parashat Tetsavê
Shalom! Hoje abordaremos um assunto que tentará mostrar o quão importante e difícil é ser um líder, ser o cabeça, o Rosh de um povo.
 Vamos nos "teleportar" para os tempos de Moshe Rabenu, e caminhar entre o acampamento. Porém vamos para lá com o objetivo de falarmos com o Aharon e seus filhos.
Certo, vamos nos imaginar na dada situação : 
Bem, preciso  falar com Aharon, mas como irei encontrá-lo no meio de tantas pessoas?
Êxodo 28:28-30 "28 E ligarão o peitoral, com os seus anéis, aos anéis do éfode por cima, com um cordão de azul, para que esteja sobre o cinto de obra esmerada do éfode; e nunca se separará o peitoral do éfode.
29 Assim Arão levará os nomes dos filhos de Israel no peitoral do juízo sobre o seu coração, quando entrar no santuário, para memória diante do SENHOR continuamente.
30 Também porás no peitoral do juízo Urim e Tumim, para que estejam sobre o coração de Arão, quando entrar diante do SENHOR: assim Arão levará o juízo dos filhos de Israel sobre o seu coração diante do SENHOR continuamente. "
Pois bem, agora já sabemos como encontrá-lo , ele estará usando roupas diferentes. 
Mas o mais importante disso, ou seja, das roupas,é que elas não são apenas belas vestimentas, mas elas tem um significado muito maior , elas representavam a glória do povo.
Para o Cohen (sacerdote) havia um sentido muito mais especial,  "... e nunca se separará o peitoral do éfode", o que era o peitoral ? Era o local onde estavam as 12 pedras Preciosas, que é importante destacar, pois cada tribo tinha seu valor, cada tribo era preciosa, o ETERNO poderia muito bem escolher qualquer tipo de pedra, mas proferiu escolher pedras com valor, pedras preciosas  para nós , também esse peitoral jamais deveria se afastar da éfode, ou seja a estola sacerdotal, a roupa com quem o o cohen se vestia que contem um simbolismo muito forte.
Êxodo 28:29  " Assim Arão levará os nomes dos filhos de Israel no peitoral do juízo sobre o seu coração, quando entrar no santuário, para memória diante do SENHOR continuamente. " O versículo nos deixa bem claro o que e onde deveria estar o peitoral, sobre o coração.
É interessante  analisarmos isso, pois o texto se refere ao לב (coração) e não ao חזה (tórax)
e isso que mostra o quão importante somos perante nosso líder, é uma mistvah para ele, ele deve sempre nos ter dentro de seu coração, sobre o coração, e não sobre o tórax, pois o tórax é algo externo, porém o coração é algo interno e profundo, responsável pelo bombeamento do sangue que flui pelos nosso corpo, que nos mantém vivo, e de igual forma nosso líder, rosh, rabino, deve sempre lembrar de seu povo, que o peitoral deve estar sobre seu coração." ....quando entrar no santuário, para memória diante do SENHOR continuamente."E o verso ainda diz que quando ele estivesse dentro do santuário,usaria a estola, e o peitoral  para memoria de quem? Do Eterno, ou seja, o povo deveria estar protegido dentro do coração de seu líder, e na parashah que vem falarei um pouco disso.
O verso 30 também fala que o urim e tumim deveriam estar diante do coração do cohen, que representavam o juízo, diante de HASHEM.
Sera que conseguimos compreender quão grande é a causa de um líder? A sua responsabilidade é muito grande, pois deveria sempre diante de HASHEM lembrar de seu povo, com amor, com responsabilidade.


Yachne כנ'

Nenhum comentário:

Postar um comentário

o comentário sera aprovado pelo moderador do blog.
por favor aguarde