פרשת יתרו
Parashat Yitro
Qual o simbolismo desse verso? "não subirás ao meu altar por degraus," se analisarmos em seu sentido moral dizemos e compreendemos que se fala a respeito da soberba, da arrogância.O altar do Eterno nosso D'us é lugar santo onde são oferecidos sacrifícios em forma de oferenda a ELE. O degrau pode significar aqueles que gostam de estar acima dos outros para serem vistos, para ficarem em evidência com mal proposito em seus corações, porém não é isso que o Eterno requer de nós, pois aqueles que assim o fazem HASHEM expõe " a nudez, as falhas, os pecados, as vergonhas " que estão ocultas de baixo de sua roupagem má. E de que vale a arrogância, ou a pseudo sabedoria diante de HASHEM?
Jó 22:2 "Porventura será o homem de algum proveito a Deus? Antes a si mesmo o prudente será proveitoso. "
O homem que é sábio aos próprios olhos, é insensato. Quando nos elevamos, pensando estar usando de nossa sabedoria lembremos que nossa sabedoria só é proveitosa a nós mesmo.
Lucas 14:7-11 descreve um midrash de nosso mestre maior Yeshua HaMashiach que fala sobre o tema abordado.
"7 E disse aos convidados uma parábola, reparando como escolhiam os primeiros assentos, dizendo-lhes:
8 Quando por alguém fores convidado às bodas, não te assentes no primeiro lugar; não aconteça que esteja convidado outro mais digno do que tu;
9 E, vindo o que te convidou a ti e a ele, te diga: Dá o lugar a este; e então, com vergonha, tenhas de tomar o derradeiro lugar.
10 Mas, quando fores convidado, vai, e assenta-te no derradeiro lugar, para que, quando vier o que te convidou, te diga: Amigo, sobe mais para cima. Então terás honra diante dos que estiverem contigo à mesa.
11 Porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado. "
Lucas 14:9 vamos ler atenciosamente esse versículo " E, vindo o que te convidou a ti e a ele, te diga: Dá o lugar a este; e então, com vergonha, tenhas de tomar o derradeiro lugar. "
Quando respondermos ao convite de HASHEM para o casamento não sejamos precipitados, para que não sejamos envergonhados.
Verso 10 "Mas, quando fores convidado, vai, e assenta-te no derradeiro lugar, para que, quando vier o que te convidou, te diga: Amigo, sobe mais para cima. Então terás honra diante dos que estiverem contigo à mesa." Mas cheguemos com calma e sentemos nos últimos lugares, para que Aquele que nos convidou, quando for de Sua vontade, nos chamará para assentarmos mais a frente.
Obadias1: 3-4 "A soberba do teu coração te enganou, como o que habita nas fendas das rochas, na sua alta morada, que diz no seu coração: Quem me derrubará em terra? Se te elevares como águia, e puseres o teu ninho entre as estrelas, dali te derrubarei, diz o SENHOR. "
Aqueles que sobem por "degraus" ao altar do Eterno enganam a si mesmos, pensando que sentando nos primeiros lugares da cerimonia são honrados, porém está claro que não é assim na realidade.
Mateus 23:11-12 "O maior dentre vós será vosso servo. E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado."
Aqueles que se exaltam, que criam degraus para si , serão humilhados , não por homens e sim por ELE, HASHEM no D'us.
Shlomo em sua sabedoria nos admoesta a respeito disso.
Provérbios 25:6-7 "Não te glories na presença do rei, nem te ponhas no lugar dos grandes; Porque melhor é que te digam: Sobe aqui; do que seres humilhado diante do príncipe que os teus olhos já viram. "
Melhor é esperarmos, e vejam que somos dignos, e nos chamem diante do Rei, e dos grande, é melhor que testifiquem sobre nós, do que nós mesmos criarmos um "degrau" e subirmos nele e nossa nudez seja exposta.
Hoje em dia a soberba é comumente encontrada em todos os círculos sociais e nós benê Yisrael devemos cuidar e sentarmos nos últimos lugares, para que não sejamos envergonhados, devemos nos apegar a Torah, amá-la, vivenciá-la e clamarmos ao Eterno Para que ela entre no mais profundo de nosso coração, para que nosso "sacrifício" seja como cheiro suave ante suas narinas. Que a sabedoria da Torah permeie em nossos corações e sejamos sábio, verdadeiros sábios, humildes, e não altivos e arrogantes. Para encerrar ficamos com o versículo de David HaMelech Salmos 119:31" Apego-me aos teus testemunhos; ó SENHOR, não me confundas"
Que o Eterno nos guie pelas veredas da justiça e nos faça verdadeiramente homens humildes e devotos, pois que proveito tem HASHEM do homem?
Yachne כנ'
Nenhum comentário:
Postar um comentário
o comentário sera aprovado pelo moderador do blog.
por favor aguarde