segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

פרשת יתרו Parashat Yitro



 פרשת יתרו
Parashat Yitro
Shalom, hoje parashat Yitro, parashah tal que como sua principal enfase é a entrega do decálogo, os dez mandamentos, entregue a Moshe Rabenu , um dia no qual nossos pais ouviram a voz de HASHEM nosso D'us. Nossos sábios dizem que ha mais de 600 mil lições extraídas de cada parashah, uma para cada homem que estava junto ao monte naquele dia. Hoje estudaremos Êxodo 20:26 "Também não subirás ao meu altar por degraus, para que a tua nudez não seja descoberta diante deles."
Qual o simbolismo desse verso? "não subirás ao meu altar por degraus," se analisarmos em seu sentido moral dizemos e compreendemos que se fala a respeito da soberba, da arrogância.O altar do Eterno nosso D'us é lugar santo onde são oferecidos sacrifícios em forma de oferenda a ELE. O degrau pode significar aqueles que gostam de estar acima dos outros para serem vistos, para ficarem em evidência com mal proposito em seus corações, porém não é isso que o Eterno requer de nós, pois aqueles que assim o fazem HASHEM expõe " a nudez, as falhas, os pecados, as vergonhas " que estão ocultas de baixo de sua roupagem má. E de que vale a arrogância, ou a pseudo sabedoria diante de HASHEM?
Jó 22:2 "Porventura será o homem de algum proveito a Deus? Antes a si mesmo o prudente será proveitoso. "
O homem que é sábio aos próprios olhos, é insensato. Quando nos elevamos, pensando estar usando de nossa sabedoria lembremos que nossa sabedoria só é proveitosa a nós mesmo.
Lucas 14:7-11 descreve um midrash de nosso mestre maior Yeshua HaMashiach que fala sobre o tema abordado.
"7 E disse aos convidados uma parábola, reparando como escolhiam os primeiros assentos, dizendo-lhes:
8 Quando por alguém fores convidado às bodas, não te assentes no primeiro lugar; não aconteça que esteja convidado outro mais digno do que tu;
9 E, vindo o que te convidou a ti e a ele, te diga: Dá o lugar a este; e então, com vergonha, tenhas de tomar o derradeiro lugar.
10 Mas, quando fores convidado, vai, e assenta-te no derradeiro lugar, para que, quando vier o que te convidou, te diga: Amigo, sobe mais para cima. Então terás honra diante dos que estiverem contigo à mesa.
11 Porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado. "
Lucas 14:9 vamos ler atenciosamente esse versículo " E, vindo o que te convidou a ti e a ele, te diga: Dá o lugar a este; e então, com vergonha, tenhas de tomar o derradeiro lugar. "
Quando respondermos ao convite de HASHEM para o casamento não sejamos precipitados, para que não sejamos envergonhados.
Verso 10 "Mas, quando fores convidado, vai, e assenta-te no derradeiro lugar, para que, quando vier o que te convidou, te diga: Amigo, sobe mais para cima. Então terás honra diante dos que estiverem contigo à mesa." Mas cheguemos com calma e sentemos nos últimos lugares, para que Aquele que nos convidou, quando for de Sua vontade, nos chamará para assentarmos mais a frente.
Obadias1: 3-4 "A soberba do teu coração te enganou, como o que habita nas fendas das rochas, na sua alta morada, que diz no seu coração: Quem me derrubará em terra?  Se te elevares como águia, e puseres o teu ninho entre as estrelas, dali te derrubarei, diz o SENHOR. "
Aqueles que sobem por "degraus" ao altar do Eterno enganam a si mesmos, pensando que sentando nos primeiros lugares da cerimonia são honrados, porém está claro que não é assim na realidade.
Mateus 23:11-12 "O maior dentre vós será vosso servo.  E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado."
Aqueles que se exaltam, que criam degraus para si , serão humilhados , não por homens e sim por ELE, HASHEM no D'us.
Shlomo em sua sabedoria nos admoesta a respeito disso.
Provérbios 25:6-7 "Não te glories na presença do rei, nem te ponhas no lugar dos grandes; Porque melhor é que te digam: Sobe aqui; do que seres humilhado diante do príncipe que os teus olhos já viram. "
Melhor é esperarmos, e vejam que somos dignos, e nos chamem diante do Rei, e dos grande, é melhor que testifiquem sobre nós, do que nós mesmos criarmos um "degrau"  e subirmos nele e nossa nudez seja exposta.
Hoje em dia a soberba é comumente  encontrada em todos os círculos sociais e nós benê Yisrael devemos cuidar e sentarmos nos últimos lugares, para que não sejamos envergonhados, devemos nos apegar a Torah, amá-la, vivenciá-la e clamarmos ao Eterno Para que ela entre no mais profundo de nosso coração, para que nosso "sacrifício" seja como cheiro suave ante suas narinas. Que a sabedoria da Torah permeie em nossos corações e sejamos sábio, verdadeiros sábios, humildes, e não altivos e arrogantes. Para encerrar ficamos com o versículo de David HaMelech Salmos 119:31" Apego-me aos teus testemunhos; ó SENHOR, não me confundas"
Que o Eterno nos guie pelas veredas da justiça e nos faça verdadeiramente homens humildes e devotos, pois que proveito tem HASHEM do homem?




Yachne כנ'



Nenhum comentário:

Postar um comentário

o comentário sera aprovado pelo moderador do blog.
por favor aguarde