quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

פרשת בשלח Parashat BeShalach


פרשת בשלח
Parashat BeShalach

I corintios 3:19 
"Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia."
Esse sera o tema da parashat beshalach: A sabedoria dos homens é loucura diante de HASHEM e a sabedoria de HASHEM é loucura diante dos homens.

Êxodo 14:1-5 
"1 ENTÃO falou o SENHOR a Moisés, dizendo:
2 Fala aos filhos de Israel que voltem, e que se acampem diante de Pi-Hairote, entre Migdol e o mar, diante de Baal-Zefom; em frente dele assentareis o campo junto ao mar.
3 Então Faraó dirá dos filhos de Israel: Estão embaraçados na terra, o deserto os encerrou.
4 E eu endurecerei o coração de Faraó, para que os persiga, e serei glorificado em Faraó e em todo o seu exército, e saberão os egípcios que eu sou o SENHOR. E eles fizeram assim.
5 Sendo, pois, anunciado ao rei do Egito que o povo fugia, mudou-se o coração de Faraó e dos seus servos contra o povo, e disseram: Por que fizemos isso, havendo deixado ir a Israel, para que não nos sirva? ".

Podemos fazer algumas analogias que retratam a nossa realidade.
O versículo dois mostra uma ordenação do Eterno aos benê Yisrael (filhos de Israel) para que voltassem e ficassem acampados a beira mar. O versículo três já fala sobre faraó, o que ele pensara naquele momento,
" Estão embaraçados na terra, o deserto os encerrou". Ou seja faraó quando viu que os bene Yisrael voltavam, pensou consigo mesmo que estavam loucos, e perdidos, por fazerem tamanha estultícia de voltar e acampar defronte a Baal-Zefom.
Certo, mas que lições morais tiramos disso?
Nós Israelitas fazemos parte de um povo separado, que ao pé do Monte Sinai disseram " faremos e obedeceremos" ou seja, tudo que o Eterno nos ordenar faremos lestamente, rapidamente, sem questionamentos, porém quando analisamos o verso três vemos que quando fazemos isso, aos olhos do mundo, as mitsvot e os estatutos que HASHEM nos entregou parecem  loucura, parecemos estar "perdidos" nesse mundo sem um rumo certo para andarmos, assim como nosso povo na saída no Egito.
E muitos de nós as vezes crê que "fazer e obedecer" é loucura.
Êxodo 14:11 "E disseram a Moisés: Não havia sepulcros no Egito, para nos tirar de lá, para que morramos neste deserto? Por que nos fizeste isto, fazendo-nos sair do Egito? "
Quase todos nós agimos dessa maneira com pessimismo e pensamos:  "HASHEM esta nos levando ao abismo?" E é nesse momento que devemos fazer a diferença, cumprir realmente aquilo que falamos ao pé do Monte Sinai " faremos e obedeceremos" mas quantos de nós esta preparado para sair realmente do Egito e assumir perante HASHEM e perante faraó que somos também benê Yisrael? Muitos de nós se esconde atrás de uma máscara muito "fajuta", e agimos da mesma maneira que aqueles israelitas agiram quando pressionados pelas "tropas de faraó"  : " E disseram a Moisés: Não havia sepulcros no Egito, para nos tirar de lá, para que morramos neste deserto? Por que nos fizeste isto, fazendo-nos sair do Egito? "
Nós temos a oportunidade de sermos melhores que aqueles que morreram por sua falta de confiança no Eterno Deus de Yisrael.
Êxodo 15:10-14 
"10 Sopraste com o teu vento, o mar os cobriu; afundaram-se como chumbo em veementes águas.
11 Ó SENHOR, quem é como tu entre os deuses? Quem é como tu glorificado em santidade, admirável em louvores, realizando maravilhas?
12 Estendeste a tua mão direita; a terra os tragou.
13 Tu, com a tua beneficência, guiaste a este povo, que salvaste; com a tua força o levaste à habitação da tua santidade.
14 Os povos o ouviram, eles estremeceram, uma dor apoderou-se dos habitantes da Filistia. "
A nós cabe a missão de falarmos essas palavras quando pressionados por nossos opressores.
Êxodo 16:31-32 "E chamou a casa de Israel o seu nome maná; e era como semente de coentro branco, e o seu sabor como bolos de mel.
E disse Moisés: Esta é a palavra que o SENHOR tem mandado: Encherás um ômer dele e guardá-lo-ás para as vossas gerações, para que vejam o pão que vos tenho dado a comer neste deserto, quando eu vos tirei da terra do Egito. "
Que outra lição tiramos disso ?
Não importa o tamanho do pão, o tamanho do milagre que o Eterno executa, o que importa é que é ELE quem nos sustenta.
O Eterno envia o maná que pode ser comparado ao conhecimento, a nós, cabe usarmos esse conhecimento de forma boa, de forma digna, usá-lo sem jamais esquecer quem foi que nos envia maná do céu todos os dias, pois por enquanto que usarmos o maná para um bom propósito estaremos agindo sabiamente, porém quando desobedecemos as ordenações do Eterno, quando deixamos de crer em Suas palavras, esse maná criará bichos e cheirará mal, porém se usarmos desse conhecimento, do maná em horas oportunas, quando ordenado por HASHEM veremos a mão benevolente de HASHEM sobre nós e O bendiremos.
Êxodo 16:24 "E guardaram-no até o dia seguinte, como Moisés tinha ordenado; e não cheirou mal nem nele houve algum bicho."
Pois bem devemos ter mais confiança em HASHEM usar a daat (conhecimento) que ELE nos dá de forma digna, quando ELE nos ordenar, digamos " Faremos e obedeceremos" e quando nos depararmos com nossos opressores não tenhamos falta de fé e sim digamos como Moshe Rabenu:
Êxodo 14:13 " Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos, e vede o livramento do SENHOR, que hoje vos fará; porque aos egípcios, que hoje vistes, nunca mais os tornareis a ver."
Shalom lehitraot.

Yachne כנ'

Nenhum comentário:

Postar um comentário

o comentário sera aprovado pelo moderador do blog.
por favor aguarde