segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

פרשת משפטים Parashat Mishpatim

פרשת משפטים
Parashat Mishpatim
Shalom , hoje iremos abordar um tema de suma importância descrito nessa parashah que é na sua essência o amor ao próximo, e este é o intuído do estudo estudo , compreender a essência daquilo que se está estudando.
Êxodo 23:9 "Também não oprimirás o estrangeiro; pois vós conheceis o coração do estrangeiro, pois fostes estrangeiros na terra do Egito."
Por que HASHEM nos admoesta a respeito? O próprio versículo o responde, no entanto vamos analisar mais profundamente, com algumas indagações podemos descobrir tal essência.
O que HASHEM quis dizer quando diz: "visto que fostes..",HASHEM quis que fizéssemos oque? Que lembrássemos que outrora eramos escravos, forasteiros, em terras que não eram nossas, e nessa palavra "lembrar" que devemos dar grande ênfase nesta parashah. O versículo também fala "...pois vós conheceis o coração do estrangeiro...", só podemos fazer um julgamento certo, quando vemos, quando sentimos o coração de nosso chaver, assim como HASHEM , que pode ver nossos corações. Ele nos admoesta para que façamos igual a Ele, pois isso é justo, pois isso é justiça. O grande sábio Hilel em seu comentário no pirke avot II:5 nos diz "...Não julgues o teu próximo até que te encontres na sua situação..." . Só podemos emitir qualquer tipo de julgamento se já tivermos passado por situações semelhantes, ou seja, só podemos emitir juízo, afligir, oprimir alguém se conhecermos o seu coração. Essa é a essência dos mandamentos do Eterno, o amor ao próximo.
Quando conhecemos alguém profundamente por já termos passados por tal circunstância, podemos cumprir o que nossos sábios nos disseram de julgar toda causa favoravelmente.
Mas a realidade vivida por nós é completamente oposta.
Agimos revés ao concelho, a ordenança de HASHEM, concernente ao "lembrar", muitos de nós esquece pelo que passou quando defrontado por alguém que está passando pela mesma infelicidade, dificuldade, preferindo nutrir sentimentos de vingança .."porque assim fizeram comigo, assim vou fazer com ele ", esse é o pensamento mais comum, a nutrir bons sentimentos, tendo oportunidade de praticar o bem a alguém naquele momento. Temos que ter em mente que o mal é condicionado ao bem, quando passamos por más experiencias é para que futuramente possamos elevar a má ação, transformando-a em boa ação ao nosso semelhante .
Yeshuah HaMashiach nosso mestre nos ensinou isso.
Mateus 22:39-40 "E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas. "
Certamente podemos ver e compreender que Yeshuah estava certo, e em:
Êxodo 22:21 "O estrangeiro não afligirás, nem o oprimirás; pois estrangeiros fostes na terra do Egito." Vemos que a essência de todos os mandamentos´se resumem em amor a HASHEM e ao próximo, pois com amor devem ser tratadas as criaturas feitas pelas mãos do Criador do universo, Aquele que escupiu a cada um de nós segundo a Sua vontade.
Devemos sempre ter em mente, sempre nos lembrar por aquilo que já passamos, e vermos se estamos sendo justos, se estamos vendo o coração daquele ou daquela pessoa, nos colocarmos em seu lugar, assim como Yeshua o fez, pois Yeshua compreendia a verdadeira essência das mitsvot, o que nos impede de compreendermos também ?


 Yachne כנ'

Nenhum comentário:

Postar um comentário

o comentário sera aprovado pelo moderador do blog.
por favor aguarde