Imagem Blog Rosh Moshe Ben Yishai |
פרשת תרומ
Parashat Terumah |
Shalom hoje faremos o que nossos sábios nomeiam Rémiz , (Alusão, simbologia), entre nós e à Arca do Testemunho e o MishkanÊxodo 25:10-16 "10 Também farão uma arca de madeira de acácia; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua largura de um côvado e meio, e de um côvado e meio a sua altura.
11 E cobri-la-á de ouro puro; por dentro e por fora a cobrirás; e farás sobre ela uma coroa de ouro ao redor;
12 E fundirás para ela quatro argolas de ouro, e as porás nos quatro cantos dela, duas argolas num lado dela, e duas argolas noutro lado.
13 E farás varas de madeira de acácia, e as cobrirás com ouro.
14 E colocarás as varas nas argolas, aos lados da arca, para se levar com elas a arca.
15 As varas estarão nas argolas da arca, não se tirarão dela.
16 Depois porás na arca o testemunho, que eu te darei. "
Vemos nesses versos as especificações de como deveria ser o Haaron et Haldut, Arca do testemunho. Logo no verso 10 já tiramos algumas lições declamatórias, valiosas.O Eterno começa falando : "Também farão" ou seja , o Eterno lhes ordena que deveriam fazer conforme o ordenado, mas que lição isso nos traz? O Eterno nos ordena que façamos conforme Sua vontade, porém cabe a nós a declamatória missão de executar o que nos fora ordenado.Nossos sábios dizem que quando nós usamos nossa vontade, disposição que seja como um furo de uma pequena agulha, o Eterno abre portas, e janelas para nos ajudar a continuar, porém cabe a nós a iniciativa de fazer e obedecer o que está a nós incumbido.
Outro grande ensinamento que percebemos nesse versículo é a palavra do Eterno, que demostra quão importante somos,e fica bem claro quando Ele diz a Moshe: " farão" com semelhantes palavras em Bereshit 1:24 Hashem fala "...Produza a terra..." que quer dizer o mesmo que faça a terra... produza a terra... Construam, façam, produzam, a Arca do testemunho. No entanto percebemos o quão especiais somos quando lemos Bereshit 1:26-27 "E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou."
O próprio Eterno quis nos formar, Ele não disse: "Produza a terra o homem," e sim quis nos moldar com suas poderosas mãos, com elas criou Adam o primeiro homem e soprou folego de vida em suas narinas e naquele momento se tornou alma vivente. Sera que compreendemos o quão importantes somos para o Eterno? Quão grande somos? O Ouro e a madeira que era formada a Arca são encontradas com abundância na terra, no entanto o que nos reveste, apenas o Todo Poderoso pode criar, como seu poder incomensurável transformou pó em pelo, ossos, músculos, órgãos,etc.
Êxodo 25:16 "Depois porás na arca o testemunho, que eu te darei". A arca pode simbolizar o nosso coração onde o próprio Eterno faz alusão a isso em suas palavras em Devarim 11:18 "Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma, e atai-as por sinal na vossa mão, para que estejam por frontais entre os vossos olhos. ". Vemos que desde o inicio o intuito do Eterno era que guardássemos suas mitsvot dentro do Haaron, dentro de nossos corações.
Essa Parashah fala especificamente das coisas que ficariam dentro do tabernáculo, o lugar onde o Eterno escolheu para habitar, mas especificamente habitaria no Santo dos Santos onde ficava também o Testemunho escrito em tabuas de pedra.
O Talmid de Yeshuah HaMashiach em sua I carta aos Corintios 3:16-17 nos ensina : "Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo. "
Ele nos ensina que agora nós somos Hamishkan HaElohim , O tabernáculo do Eterno,e dentro desse tabernáculo deve haver aquilo que o Eterno nos ordena que guardemos, que façamos para que Ele possa habitar dentro dele.
II Corintios 3:3 - 6:16 "Porque já é manifesto que vós sois a carta do Mashiach, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com HaRuach HaKodesh do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração. " ..." E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo."
As palavras do Profeta Ezequiel já profetizaram sobre esse tempo que chegaria Ezequiel 37:26-28 "E farei com eles uma aliança de paz; e será uma aliança perpétua. E os estabelecerei, e os multiplicarei, e porei o meu santuário no meio deles para sempre.E o meu tabernáculo estará com eles, e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo." Da mesma maneira que o Eterno escolheu o Santo dos Santos para habitar, em nós também é da mesma maneira, porém é necessário que nossa arca esteja com o Testemunho, o qual Ele nos ordenou que guardássemos dentro de nós mesmos.
Êxodo 25:2 "Fala aos filhos de Israel, que me tragam uma oferta alçada; de todo o homem cujo coração se mover voluntariamente, dele tomareis a minha oferta alçada."
O Eterno pede ofertas para que fosse construído o Tabernáculo, e o que vemos de especial nesse verso é quando fala : " de todo homem cujo o coração se mover para isso, dele recebereis..." Da mesma forma nós, só conseguimos nos tornar o tabernáculo quando nosso coração se move para isso, se nosso coração não se move para construir um tabernáculo para Hashem, Ele não aceitara ofertas de quem não faz de todo coração, de toda alma de todo entendimento.
Tenhamos em mente que cabe a nós criar um Tabernáculo ao Eterno nosso D'us."
Yachne כנ'