domingo, 28 de agosto de 2011

Parashat Ree פרשת ראה


פרשת ראה
Parashat Ree
Esta parashat esta situada no livro de Deuteronômio 11:26 a 16:17.

Deuteronômio 13:3"Não ouvirás as palavras daquele profeta ou sonhador de sonhos; porquanto o SENHOR vosso Deus vos prova, para saber se amais o SENHOR vosso Deus com todo o vosso coração, e com toda a vossa alma."
O perigo das más influências é algo significativo pra quem almeja verdadeiramente servir ao CRIADOR "Não ouvirás as palavras daquele profeta ou sonhador de sonhos..." Já no começo desse versículo vemos as instruções que HASHEM nos dá , que se nos deparamos com alguém que porventura vier a nos convidar a praticar algo que não seja licito , não podemos dar ouvidos ao mesmo. Moshe ben Maimon ou Maimônedes no seu livro" Mishné torá " (o livro da sabedoria) nos alerta também com o risco dessas mas pessoas, nos aconselha que quanto menos envolvimento com o os goim melhor é para que estejamos mais perto do Criador, pois o risco de assimilação do ser humano é muito grande , por isso que muitos judeus prezam muito o uso de kipá no dia a dia, peot, etc, para que não corramos nem se quer o risco de sermos confundidos com o povo goi. Shaul HaShaliach também fala em sua carta aos corintios.
I Corintios 5:9a 13
"9 Já por carta vos tenho escrito, que não vos associeis com os que se prostituem;
10 Isto não quer dizer absolutamente com os devassos deste mundo, ou com os avarentos, ou com os roubadores, ou com os idólatras; porque então vos seria necessário sair do mundo.
11 Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais.
12 Porque, que tenho eu em julgar também os que estão de fora? Não julgais vós os que estão dentro?
13 Mas Deus julga os que estão de fora. Tirai, pois, dentre vós a esse iníquo. "

Para não nos misturar com tais pessoas Shaul Hashaliach fala que seria necessário sair do mundo, porém em nosso meio não podemos deixar que estas pessoas prevaleçam mas sim devemos fazer o que fala o verso 9 do versículo 13 de Deuteronômio
"Mas certamente o matarás; a tua mão será a primeira contra ele, para o matar; e depois a mão de todo o povo"
certamente que não iremos matar esta pessoa , pegar uma arma ou pedra para mata-lo porém em nossos corações ele não pode mais existir, Shaul Hashaliach fala "com o tal nem ainda comais." nos mostrando que más companias são algo que nos afetam muito.
voltando em Devarim 13:3 o versículo segue dizendo "portanto o senhor vos prova" , logo que ouvimos estas palavras já vem em nossas mentes a historia de jó homem temente a HASHEM porém HASHEM o experimentou , um verdadeiro tsadik.
Jó 2:8-10 "E Jó tomou um caco para se raspar com ele; e estava assentado no meio da cinza.
Então sua mulher lhe disse: Ainda reténs a tua sinceridade? Amaldiçoa a Deus, e morre.
Porém ele lhe disse: Como fala qualquer doida, falas tu; receberemos o bem de Deus, e não receberíamos o mal? Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios. "
Jó espontaneamente já admoestou sua mulher e lhe disse :"falas como qualquer doida" nos mostrando que realmente amava a HASHEM, ele deixou bem claro a sua mulher que ela realmente estava doida em dar tal conselho a seu marido, podemos agir como Jó se assim o quisermos , temos que ter em mente que HASHEM nos da o bem e também em nossos caminhos provações, a Brit Hadasha nos fala que ninguém é provado além do que possa suportar
I Coríntios 10:13
" Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais SUPORTAR. "
Continuando o versiculo 3 cap. 13 "...para saber se amais ao SENHOR de todo o coração..."
Eis aqui o motivo para sermos pessoas melhores a cada dia, devemos constantemente pular barreiras deixando-as para traz para que possamos a cada dia estar mais perto do Olam Haba.
Deuteronômio 13:4 "Após o SENHOR vosso Deus andareis, e a ele temereis, e os seus mandamentos guardareis, e a sua voz ouvireis, e a ele servireis, e a ele vos achegareis."
Se guardarmos realmente as mitsvot , HASHEM se aproximara mais de nós , por isso da grande importância do Shema Yisrael para lembrarmos constantemente de amarmos e guardar todos os seus preceitos , e acima de tudo amar ao Criador , pois o pecado esta a porta cabe a nós dominá-lo (Gênesis 4:7).
Então vamos nos esforçar para evitar as mas influências , para que consigamos estar mais perto do Olam Haba .



Yachne ben Avraham כנ בן אברהם '

Nenhum comentário:

Postar um comentário

o comentário sera aprovado pelo moderador do blog.
por favor aguarde