domingo, 7 de agosto de 2011

Parashat Devarim פרשת דברים



פרשת דברים
Parashat Devarim
Deuteronômio 1:8 " Eis que tenho posto esta terra diante de vós; entrai e possuí a terra que o SENHOR jurou a vossos pais, Abraão, Isaque e Jacó, que a daria a eles e à sua descendência depois deles. "

Aqui vemos mais uma confirmação da promessa de HASHEM a nossos patriarcas mas não podemos nos esquecer que o Eterno não deu a terra a aquela geração perversa Deuteronômio 1:35 " Nenhum dos homens desta maligna geração verá esta boa terra que jurei dar a vossos pais.", uma geração perversa que saiu do egito mas quem a herdou foram seus filhos , pessoas livres, de grilhões e acima disso de mentalidade , uma geração que creu na grandeza do Criador do Universo .
Em Deuteronômio vemos que é uma recapitulação de toda a jornada no deserto durante os 40 anos de caminhada, e em mais uma vez nos deparamos com um exemplo grandioso a ser seguido , o exemplo de Moshe Rabenu , o homem mais manso da face da terra (Números 12:3 "E era o homem Moisés mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra.") um homem onde sua humildade foi "grandiosa", porém isso não foi o suficiente.
Deuteronômio 1 :12 "Como suportaria eu sozinho os vossos fardos, e as vossas cargas, e as vossas contendas?"
Moshe reconhecia suas limitações , enxergava que era humano. Hoje muitas pessoas quando alcançam um cargo elevado de liderança tendem a julgar-se forte e insubstituível e deixam a arrogância a ganância do poder e a soberba predominarem em seus corações , Moshe não era assim, reconhecia suas limitações, e para ele não era vergonhoso pedir ajuda. O Talmud no tratado do Pirke Avot fala muito sobre humildade , e em uma de suas citações fala "sede humilde, muito humilde , pois a tua esperança é servir de comida aos vermes " capitulo 4 verso 4 .
Se todos serviremos de comida a vermes por que a maioria deixam-se levar pela ganância e arrogância? A Brit Hadasha também aborda este assunto em vários versículos.
II Coríntios 10:17-18 " Aquele, porém, que se gloria, glorie-se no SENHOR.
Porque não é aprovado quem a si mesmo se louva, mas, sim, aquele a quem o SENHOR louva. "
Moshe assim o fazia era humilde e se orgulhava de servir ao Criador de todas as coisas, mas e nós o que nos impede de sermos iguais a Moshe? A dureza de nossos corações é que nos impede de sermos seres humanos melhores ,capazes de reconhecer nossas falhas, hoje muitos de nossos jovens tem vergonha de dizer que são judeus, tem medo de dizer que seus pais seguem ao Deus de Israel, nós temos que ter orgulho de sermos os escolhidos, a nação eleita por HASHEM como herdeiros de suas promessas.
A geração que pode herdar a terra da promessa foi por que creram nestas palavras Deuteronômio 1:29-30 "Então eu vos disse: Não vos espanteis, nem os temais.
O SENHOR vosso Deus que vai adiante de vós, ele pelejará por vós, conforme a tudo o que fez convosco, diante de vossos olhos, no Egito;".
se queremos herdar a terra da promessa temos que considerar que HASHEM é por nós, e não nos assustar, não temer mal algum, não considerar-mos maiores que ninguém, pois ao pó todos tornaremos, Korach assim o fez e foi tragado pela fenda da terra, pensou ser quem não era.
Quando Moshe cita características de homens capacitados a liderar o povo ele fala como primeira característica a Sabedoria, em segundo a Inteligência e por ultimo a experiência , Josué era mancebo comparado a Moshe , mas era um homem de muita sabedoria, e foi capaz de guiar o povo , pois sua sabedoria era algo primordial , sejamos nós sábios, que ouvem e aprendem , homens perseverantes pois a terra é cheia de gigantes, mas sejamos como Calebe e Yehoshua que não viram gigantes, mas viram sim bons frutos, boa recompensa pois acreditavam que HASHEM lutaria por eles , pois aquele que confia em HASHEM o Eterno pelejara por ele , outro aspecto interessante de Moshe é que ele não tinha inveja , ou insegurança alguma de seu sucessor.
Deuteronômio 1:38 "Josué, filho de Num, que está diante de ti, ele ali entrará; fortalece-o, porque ele a fará herdar a Israel."
Moshe teria de animar a Josué pois atraves dele é que o povo receberia a sua herança mostrando que Moshe acima de tudo se preocupava com o povo de Israel , arriscando perder sua parte no mundo vindouro quando HASHEM propôs destruir todo povo , Moshe inter-vil pois preocupava-se com o próximo mais do que com ele mesmo , Moshe sempre foi um exemplo , Moshe tinha amor , e não arrogância , Moshe era humilde e não soberbo , Moshe era Moshe.

Para encerrar este estudo vamos analisar este texto
Deuteronômio 3:22 "Não os temais, porque o SENHOR vosso Deus é o que peleja por vós. "
Yeshua fala que tudo é possível naquele que crer , também fala que o homem que tiver a fé do tamanho de um grão de mostarda moveria montanhas, sejamos Sábios , inteligentes e acima de tudo obedientes a HASHEM pois obedecer o mandado Divino é a maior sabedoria que o homem pode alcançar, se O obedecermos ELE pelejará por nós.




Yachne ben Avraham כנ בן אברהם '

Nenhum comentário:

Postar um comentário

o comentário sera aprovado pelo moderador do blog.
por favor aguarde