domingo, 14 de agosto de 2011

פרשת ואתחנן Parashat Vaetchanan



פרשת ואתחנן
Parashat Vaetchanan
Shalom começamos falando dessa parashah e dando enfase devida de que nesta parashah foram citados os dez mandamentos, e também a oração do שמע ישראל (ouve Israel), por isso é uma porção de estudo muito especial.
Nós temos uma vida a administrar para bem ou para mal , e essa parashah fala também a respeito disso , do que HASHEM deixou-nos por herança.
Deuteronômio :4:5-6 " Vedes aqui vos tenho ensinado estatutos e juízos, como me mandou o SENHOR meu Deus; para que assim façais no meio da terra a qual ides a herdar.
Guardai-os pois, e cumpri-os, porque isso será a vossa sabedoria e o vosso entendimento perante os olhos dos povos, que ouvirão todos estes estatutos, e dirão: Este grande povo é nação sábia e entendida. "
O Eterno nos deixou por herança suas mitsvot escritas e também seus estatutos, ou seja a Mishná a lei oral, com as leis de HASHEM é que encontramos a sabedoria David HaMelech fala disso, Salmos 119:4 "Tu ordenaste os teus mandamentos, para que diligentemente os observássemos."
Salmos 119:98-99 "Tu, pelos teus mandamentos, me fazes mais sábio do que os meus inimigos; pois estão sempre comigo.
Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque os teus testemunhos são a minha meditação ."
David só foi grande Rei pelo fato de colocar as mitsvot de HASHEM como essência de seu viver.
Mashiach veio da descendência de David HaMelech, e ele também nos falou a respeito de guardarmos as mitsvot de HASHEM.
Mateus 5:17 " Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir."
João 14:21 " Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele. "
João 15:10 "Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor. "

Deuteronômio 4:14
"Também o SENHOR me ordenou ao mesmo tempo que vos ensinasse estatutos e juízos, para que os cumprísseis na terra a qual passais a possuir."
Moshe no deserto era responsável por todo o povo de Israel , ele é que deveria ensinar o povo por onde deveriam andar , mas por causa da dureza do coração do povo moshe pecou contra HASHEM pondo em duvida sua fé , nas águas de meriba , por causa da dureza do coração do povo , ficaram perambulando pelo deserto até que o ultimo morre-se durante 40 anos , porque não aviam colocado realmente em seus corações as mitsvot.
HASHEM nesta parasha pede a Moshe para relembrar aos bene Yisrael as mitsvot e também a mishná.
Deuteronômio 4:31"Porquanto o SENHOR teu Deus é Deus misericordioso, e não te desamparará, nem te destruirá, nem se esquecerá da aliança que jurou a teus pais."
HASHEM promete a seu povo preservar aqueles que verdadeiramente o querem servir.
Deuteronômio 4:40"E guardarás os seus estatutos e os seus mandamentos, que te ordeno hoje para que te vá bem a ti, e a teus filhos depois de ti, e para que prolongues os dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá para todo o sempre. "
As leis de HASHEM hoje pelo mundo é visto como algo "maléfico" à aqueles que a praticam, completamente o inverso do que a nós foi escrito . Hoje em nossos dias a nossa missão não mudou , temos que perseverar, não é fácil servir a HASHEM nos dias atuais, mas é justamente isso que nos faz maiores que os goim, enquanto todos estão indo para suas próprias covas, nós estamos nos preparando para o Olam Haba , o talmud no tratado pirke avot fala que este mundo e um vestibulo do mundo vindouro , por isso temos que estudar bastante as leis a nós deixadas por herança , por que se não as cumprirmos não seremos aprovados nessa "etapa de seleção", Yeshua HaMashiach fala que muitos serão chamados ,porém, poucos os escolhidos ,nós onde queremos estar? Jamais passara no vestibular aquele que não se esforça pra tal , e só passam os melhores.
O que nos deixa claro a importância de cumprirmos todas as mitsvot com toda nossa alma , nosso entendimento, com todas as nossas forças é o começo da parashah
Deuteronômio 3:25-26 "Rogo-te que me deixes passar, para que veja esta boa terra que está além do Jordão; esta boa montanha, e o Líbano!
26 Porém o SENHOR indignou-se muito contra mim por causa de vós, e não me ouviu; antes o SENHOR me disse: Basta; não me fales mais deste assunto; "
Por uma pequena e ao mesmo tempo GRANDE falha , Moshe não pode ver a terra por sua falta de fé, e nós sera que temos fé suficiente ? Shaul HaShaliach falou Romanos 16:26 "Mas que se manifestou agora, e se notificou pelas Escrituras dos profetas, segundo o mandamento do Deus eterno, a todas as nações para obediência da fé; " sem fé de nada vale os mandamentos , pois precisamos neles crer para poder segui-los. Guardamos os mandamentos de HASHEM como tesouro? Pois deles é que procede o conhecimento e a sabedoria! A cada dia vemos a necessidade de evoluir pois "poucos serão os escolhidos" o pirke avot fala " aquele que não aumenta seus conhecimentos os diminui, quem não quer instruir não é digno de viver".
São palavras fortes e duras de Hilel , porém retratam a realidade.
Deuteronômio 4:1 "AGORA, pois, ó Israel, ouve os estatutos e os juízos que eu vos ensino, para os cumprirdes; para que vivais, e entreis, e possuais a terra que o SENHOR Deus de vossos pais vos dá. "
A Torah é chamda de arvore da vida porque dela é que recebemos conjuntamente com Ruach HaCodesh todo o conhecimento e o folego de vida "Shamai dizia: seja o estudo da lei Divina a tua principal preocupação..."
Fica ai um versículo para nossa meditação
Deteronômio 7:11 "Guarda, pois, os mandamentos e os estatutos e os juízos que hoje te mando cumprir. "


Yachne ben Avraham כנ בן אברהם '

Nenhum comentário:

Postar um comentário

o comentário sera aprovado pelo moderador do blog.
por favor aguarde