sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Pequeno asteróide passa raspando pelo planeta Terra, dizem astrônomos



Muitos seres humanos sempre temeram que os elementos que formam o Universo se chocassem com o planeta Terra. No filme "Armagedon", a Humanidade luta para evitar que um asteróide gigante provocasse a extinção dos seres vivos.

O que aconteceu desta vez não foi um "Armagedon" exatamente, mas um asteróide passou de raspão pelo planeta há poucos dias. O objeto espacial foi batizado como 2010 AL 30 pelos astronômos e trafegou próximo à Terra a uma distância de 125 mil quilômetros, um terço da distância entre nós e a Lua.

O asteróide é pequeno (tem 15 metros de diâmtero) e não causaria fortes danos se caísse no planeta, explicam especialistas, mas serve de alerta para a possibilidade de haver um choque com astros de maiores proporções. O 2010 AL 30 estaria navegando em torno do Sol.

De início, o objeto espacial foi confundido com lixo espacial (pedaços de satélites e foguetes desativados), mas a hipótese foi descartada pela Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) por causa do formato alongado. Outro asteroide deverá passar perto do planeta Terra, mas a uma distância de um milhão de quilômetros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

o comentário sera aprovado pelo moderador do blog.
por favor aguarde