terça-feira, 15 de setembro de 2009

Cinema israelense atinge seu auge com premiação em Veneza Ampliar Foto Foto: Divulgação Foto: Divulgação Cena do filme 'Lebanon', premiado com o Leão

Cena do filme 'Lebanon', premiado com o Leão de Ouro em Veneza. (Foto: Divulgação)

O desconhecido diretor Samuel Maoz, com o seu claustrofóbico filme "Lebanon", do modesto cinema israelense, conquistou o júri e a comenda máxima em um dos mais importantes festivais do circuito internacional de cinema.

A vitória no Festival Internacional de Cinema de Veneza é o maior êxito cinematográfico de Israel até agora.

Desde que a produção abocanhou o Leão de Ouro na mostra italiana no último sábado (12), os meios de comunicação israelenses não pararam de ressaltar o feito, mesmo que alguns nem sequer citem o nome do surpreendente "Lebanon".

Esta foi a estreia de Maoz na direção de um longa-metragem. Até agora, o cineasta havia direcionado sua carreira para a área da cenografia e de produções comerciais. Segundo o especialista em cinema israelense Chiquita Levov, o filme narra as experiências quase autobiográficas do diretor como soldado na guerra do Líbano de 1982.

"Trata-se de um filme antibelicista porque, além da política, a mensagem que transmite é de sofrimento, transfere ao espectador uma sensação que vai da angústia ao repúdio", explica a também crítica de cinema.

Ao receber o prêmio, Maoz disse: "quero dedicá-lo às milhares de pessoas no mundo que voltam da guerra, como eu, aparentemente bem. Se casam e têm filhos, mas em seu interior suas almas permanecem vazias".

O diretor Samuel Maoz levou o Leão de Ouro em Veneza pelo filme 'Lebanon'. (Foto: AFP)

Em entrevista à rádio pública no domingo (13), ele dedicou ainda o prêmio a todos os cineastas, diretores, atores e atrizes de filmes israelenses. "Este prêmio é na realidade para todos eles", ressaltou o diretor, de 47 anos.

As únicas produções israelenses que anteriormente tinham alcançado algum reconhecimento internacional foram "Or", "Tehilim" ou "The band's visit", mas as que curiosamente mais se destacaram nos últimos anos foram Levov, uma denominação de um gênero libanês.

"Trata-se de filmes que abordam a guerra do Líbano de 1982 e que participaram de competições internacionais maiores, como 'Beaufort', 'Valsa com Bashir' e, agora, 'Lebanon'", explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

o comentário sera aprovado pelo moderador do blog.
por favor aguarde