quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

פרשה וארא Parashat Vaera

פרשה וארא
Parashah Vaera
Moshe o incircunciso de lábios
Shalom! Hoje vamos abordar um aspecto bem interessante da parashah vaera, que basicamente fala sobre o comodismo , o medo de mudar a rotina.
Shemot(êxodo) 6:30 
ל  וַיֹּאמֶר מֹשֶׁה, לִפְנֵי יְהוָה:  הֵן אֲנִי, עֲרַל שְׂפָתַיִם, וְאֵיךְ, יִשְׁמַע אֵלַי פַּרְעֹה.  {פ}30Então disse Moisés perante o SENHOR: Eis que eu sou incircunciso de lábios; como, pois, Faraó me ouvirá?
Aparentemente o versículo termina ai , com um significado de nível peshat, porém o midrash vem a nos abrir novos horizontes sobre esse versículo.
O midrash nos conta como lhe ocorreu este defeito . Quando Moshe tinha três anos de idade, sentou-se em um dia nos joelhos do Faraó, tirou-lhe a coroa e colocou-a sobre sua cabeça. O Faraó tinha então três grandes concelheiros: Job, Bilam e Jetro. Tomando conhecimento desde gesto do menino Bilam aconselhou ao rei que o matasse, porém Jetro disse que isto não pronunciava um mau angúrio e não passava de uma travessura infantil. Trouxeram então um prato contendo uma moeda de ouro e outro com um carvão em brasa; isto para verificar se o menino fazia os gestos com raciocínio. O pequeno Moshe quis colocar a mão no ouro , mas o anjo Gavriel empurrou-lhe a  mão e o menino pegou a Brasa e a pôs na boca .Por isso é que Moises "ficou" "pesado de linguá".(Shemot raba 1,31)
Esse é um midrash bem interessante que aparentemente traz uma explicação ilógica  e fora do contexto, porém isso não é verdadeiro , esse midrash tem muito a nos ensinar.
Em seu nível peshat tanto o passuk quanto o midrash tentam explicar o motivo de uma falha, de uma debilidade , de uma incapacidade de Moshe Rabenu , o que nos arremete a um aspecto, porque Moshe pois a culpa em sua boca , em seus lábios?
Isso é uma coisa que sempre fazemos, procuramos sempre um 3º para atribuirmos culpa, por mais que saibamos que é nossa própria falha, e que cabe a nós enfrentar, crescer e sanar aquela debilidade, assim como Moshe, que se tornou o grande Moshe Rabenu .Porém o midrash diz que Moshe queria pegar o ouro, mas hamalach Gavriel (o anjo gabriel) empurrou-lhe, porque? Além do obvio que era salvar a vida de Moshe , nos mostra que tendemos sempre a que nos agrada independente dos riscos , no caso de Moshe a morte , porem para que fosse salva sua vida o hamalach gavriel levou sua mão a brasa , o que nos arremete a outro significado. A brasa no midrash vem simbolizar o desconforto , a dor , a quebra da rotina , já que o normal seria pegar o ouro. Tanto no midrash como no passuk isso é expressado no passuk como incircunciso e no midrash como a brasa.
Mas por que o termo incircunciso de labios? A incircuncisão nada mais é que o órgão genital masculino com proteção natural , a qual o seu próprio corpo pode lhe proporcionar , quando já se esta circuncidado aquela proteção que antes existia passa a não mais existir , Moshe Rabenu era incircunciso de lábios , ele estava acostumado com a proteção de seu lar , já que a 40 anos habitava no deserto , e agora se depara com uma situação de enfrentar a grande potência mundial da época , isso traria desconforto , certamente a Moshe , porém era a unica maneira de Am Yisrael continuar a viver , a moeda e a brasa estavam a frente de Moshe , e a decisão foi tomada.Ser incircunciso de lábios não  quer dizer unicamente , no português bem claro " não saber falar direito" e sim abandonar a zona de conforto, Moshe foi incumbido de livrar o povo, passou a assumir , que não mais o "prepúcio"  de seu lar o protegeria , mas agora HASHEM estava com ele , passou a assumir os riscos do desconforto , pressão por parte do povo, dor. Assim como ilustra o midrash , Moshe queria o ouro, que ao seu ver seria bom para ele , mas HASHEM para protege-lo o tirou de sua zona de conforto.
E nós não diferimos de Moshe , tendemos a recusar responsabilidades, tendemos a por a culpa em alguém ou alguma coisa por nossas debilidades, até onde isso é tolerável por HASHEM?

Shalom Lehitraot


Yachne כנ'

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

פרשת שמות Parashat Shemot

פרשת שמות

Parashat Shemot 

O nome de D-us e seu pacto

Shalom, hoje vamos abordar um pouco a respeito de Shem ADONAI (Nome de Deus ) e seu pacto com seu povo Am Yisrael. Vamos analisar Shemot (Êxodo) 3:13-15 

יג  וַיֹּאמֶר מֹשֶׁה אֶל-הָאֱלֹהִים, הִנֵּה אָנֹכִי בָא אֶל-בְּנֵי יִשְׂרָאֵל, וְאָמַרְתִּי לָהֶם, אֱלֹהֵי אֲבוֹתֵיכֶם שְׁלָחַנִי אֲלֵיכֶם; וְאָמְרוּ-לִי מַה-שְּׁמוֹ, מָה אֹמַר אֲלֵהֶם.13 Então disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi?
יד  וַיֹּאמֶר אֱלֹהִים אֶל-מֹשֶׁה, אֶהְיֶה אֲשֶׁר אֶהְיֶה; וַיֹּאמֶר, כֹּה תֹאמַר לִבְנֵי יִשְׂרָאֵל, אֶהְיֶה, שְׁלָחַנִי אֲלֵיכֶם.14 E disse Deus a Moisés: Serei o que Serei. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: Serei  enviou-me a vós.
טו  וַיֹּאמֶר עוֹד אֱלֹהִים אֶל-מֹשֶׁה, כֹּה-תֹאמַר אֶל-בְּנֵי יִשְׂרָאֵל, יְהוָה אֱלֹהֵי אֲבֹתֵיכֶם אֱלֹהֵי אַבְרָהָם אֱלֹהֵי יִצְחָק וֵאלֹהֵי יַעֲקֹב, שְׁלָחַנִי אֲלֵיכֶם; זֶה-שְּׁמִי לְעֹלָם, וְזֶה זִכְרִי לְדֹר דֹּר.15 E Deus disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: ADONAI( יְהוָה) Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este é meu nome eternamente, e este é meu memorial de geração em geração.


Começo essa parashah com uma indagação inicial , porque HASHEM se apresenta como Deus de Avraham, Deus de Yitschak, Deus de Yacoov?
Segundo nossos sábios quando HASHEM se apresentou como (י) Yud, ( ה) he,(ו) vav,( ה) he  יְהוָה (Deus) Como o tetragrama , Ele quis mostrar que era o Deus misericordioso e eterno, de acordo com significado  do Seu nome, porém não responde o por que que ele quis se identificar como:
אֱלֹהֵי אֲבֹתֵיכֶם אֱלֹהֵי אַבְרָהָם אֱלֹהֵי יִצְחָק וֵאלֹהֵי יַעֲקֹב
Deus de vossos pais, Deus de Avraham, Deus de Yitschak, Deus de Yacoov?
Para entendermos melhor vamos la em Bereshit (Gênesis) 17:12 , la onde Ele se apresentou  a Avraham 
יב  וּבֶן-שְׁמֹנַת יָמִים, יִמּוֹל לָכֶם כָּל-זָכָר--לְדֹרֹתֵיכֶם:  יְלִיד בָּיִת--וּמִקְנַת-כֶּסֶף מִכֹּל בֶּן-נֵכָר, אֲשֶׁר לֹא מִזַּרְעֲךָ הוּא.12O filho de oito dias, pois, será circuncidado,todo o homem nas vossas gerações; o nascido na casa, e o comprado por dinheiro a qualquer estrangeiro, que não for da tua descendência. 
Por que HASHEM fez questão de mostrar ao povo que Ele é o Deus de Avraham? A resposta esta contida no Seu próprio nome, quando lemos o tetragrama a primeira letra a ser dita é a letra (י) Yud, da mesma maneira que a primeira letra da palavra יִמּוֹל  Imol, que quer dizer circuncidado,ou seja , foi apartir dali que começou o pacto de HASHEM com seu povo , e de Seu povo com HASHEM , a letra Yud marca o inicio do pacto , e o inicio do Nome Divino, e isso tudo foi feito  para lembrar a Moshe de Seu pacto com Avraham, porém Moshe Rabenu não  percebeu este aspecto e sim sua mulher, conforme narra Shemot  4:24-25
כד  וַיְהִי בַדֶּרֶךְ, בַּמָּלוֹן; וַיִּפְגְּשֵׁהוּ יְהוָה, וַיְבַקֵּשׁ הֲמִיתוֹ.24 E aconteceu no caminho, numa estalagem, que o SENHOR o encontrou, e o quis matar.
כה  וַתִּקַּח צִפֹּרָה צֹר, וַתִּכְרֹת אֶת-עָרְלַת בְּנָהּ, וַתַּגַּע, לְרַגְלָיו; וַתֹּאמֶר, כִּי חֲתַן-דָּמִים אַתָּה לִי.25  Então Zípora tomou uma pedra aguda, e circuncidou o prepúcio de seu filho, e lançou-o a seus pés, e disse: Certamente me és um esposo sanguinário.

Vamos descobrir agora o porque dos outros patriarcas. Bereshit (gênesis) 25:21
כא  וַיֶּעְתַּר יִצְחָק לַיהוָה לְנֹכַח אִשְׁתּוֹ, כִּי עֲקָרָה הִוא; וַיֵּעָתֶר לוֹ יְהוָה, וַתַּהַר רִבְקָה אִשְׁתּוֹ.21 E Isaque orou insistentemente ao SENHOR por sua mulher, porquanto era estéril; e o SENHOR ouviu as suas orações, e Rebeca sua mulher concebeu.
Shemot 3:9
ט  וְעַתָּה, הִנֵּה צַעֲקַת בְּנֵי-יִשְׂרָאֵל בָּאָה אֵלָי; וְגַם-רָאִיתִי, אֶת-הַלַּחַץ, אֲשֶׁר מִצְרַיִם, לֹחֲצִים אֹתָם.9E agora, eis que o clamor dos filhos de Israel é vindo a mim, e também tenho visto a opressão com que os egípcios os oprimem. 
HASHEM  se apresenta como Deus de Isaque para lembrar que Ele ouve as orações daqueles que o buscam.
Bereshit 28:15 :
טו  וְהִנֵּה אָנֹכִי עִמָּךְ, וּשְׁמַרְתִּיךָ בְּכֹל אֲשֶׁר-תֵּלֵךְ, וַהֲשִׁבֹתִיךָ, אֶל-הָאֲדָמָה הַזֹּאת:  כִּי, לֹא אֶעֱזָבְךָ, עַד אֲשֶׁר אִם-עָשִׂיתִי, אֵת אֲשֶׁר-דִּבַּרְתִּי לָךְ.15 E eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra; porque não te deixarei, até que haja cumprido o que te tenho falado.
HASHEM se apresentou como Deus de Yacoov para lembrar que Ele cumpriria a promessa feita a ele.
Agora fica faltando algo. Entendemos o por que Ele se apresentou dessa maneira , mas que sentido a mais isso tem para o povo? 
HASHEM se apresentou de tal maneira para que o povo pudesse crer , que o mesmo Deus de seus pais , era aquele que estava ali, os esperando para libertar.E para nós também devemos tirar uma lição moral disso tudo , devemos aprender que as vezes são os pequenos detalhes, as poucas palavras , que se as observarmos certamente estaremos mais convictos de que HASHEM é também o Deus de nossa libertação.


Yachne כנ'