quinta-feira, 20 de setembro de 2012

פרשת כי תבוא Parashat Ki tavo

פרשת כי תבוא
Parashat Ki Tavo
Shalom, hoje vamos falar um pouco a respeito de méritos, vivemos nesse mundo por mérito próprio ou de nossos antepassados, e porque? Quem planta hoje colhe amanhã?
Devarim (Deuteronômio) 26:13-15 fala o seguinte "13 E dirás perante o SENHOR teu Deus: Tirei da minha casa as coisas consagradas e as dei também ao levita, e ao estrangeiro, e ao órfão e à viúva, conforme a todos os teus mandamentos que me tens ordenado; não transgredi os teus mandamentos, nem deles me esqueci; 
14 Delas não comi no meu luto, nem delas nada tirei quando imundo, nem delas dei para os mortos; obedeci à voz do SENHOR meu Deus; conforme a tudo o que me ordenaste, tenho feito.
15 Olha desde a tua santa habitação, desde o céu, e abençoa o teu povo, a Israel, e a terra que nos deste, como juraste a nossos pais, terra que mana leite e mel."
Vemos aqui o verso falando a respeito do terceiro dízimo, descriminando como era o seu ritual e etc, mas estamos cientes de que a Torah não possui apenas seu nível peshat, então, o que aprendemos com esses versos se analisarmos seu nível remiz seu nível derash?
Percebemos que  um simples ato tem grandes consequências. Quando lemos o verso 13 e 14 de Devarim vemos que ele fala no singular , tirei , dei, não transgredi, não comi,  me esqueci, etc, ou seja vem falando de atos que uma pessoa por si só as executou, vemos que são mandamentos que dependem unicamente daquele que o cumpre, é algo individual , porém quando chegamos no verso 15 vemos algo muito interessante , ele muda a maneira de falar, começa a falar no plural , " e abençoa o teu povo, a Israel, e a terra que nos deste, como juraste a nossos pais, terra que mana leite e mel." agora eu lhe pergunto, por que? Pela lógica o mesmo deveria falar o seguinte:
 _ Abençoa a minha casa, o meu trabalho, a terra na qual eu vivo, a terra que me deste por herança , como juraste a meus pais.... Quando vemos esses versos percebemos que apenas aquele homem que cumpri-se com as mitsvot teria o direito de falar dessa maneira, de pedir brachot ao Eterno, pois ele o fez por merecer sendo que cumpriu com suas obrigações , nada mais justo de que ele mesmo desfrutar do fruto de seu "trabalho" , mas é nesse momento que vemos como a Torah não é apenas um livro, nesta hora percebemos quão espetacular é a Torah e a chochma Divina.
Se analisarmos desde o Bereshit(Gênesis) as boas ações não refletem somente em nós, mas também naqueles que nos rodeiam , como foi o caso de Avraham avinu , era ele um verdadeiro chassid , um tsadic  chamado amigo de HASHEM, porém quem também se beneficiou disso foi Lot. Uma prova maior disso foi o dialogo entre Avraham e HASHEM descrito em Bereshit 18: 22 a seguir, conta como foi essa historia , para não nos alongarmos demasiadamente vou apenas colocar aqui o verso 32 do cap. 18 "Disse mais: Ora, não se ire o Senhor, que ainda só mais esta vez falo: Se porventura se acharem ali dez? E disse: Não a destruirei por amor dos dez." Os habitantes daquelas cidades seriam poupados por seus próprios méritos ou por méritos dos dez homens que habitassem naquele lugar ? Ai vemos quando bom e misericordioso HASHEM é , pois sera que aqueles homens teriam méritos o suficiente para salvar a sí próprios? O livro Hovot halevevot nos mostra que mesmo o mais pio dos homens não seria capaz de pagar o que Deve a HASHEM ,não possuindo assim méritos para sí, mas , HASHEM é tão bondoso que mesmo nós não possuindo méritos Ele  permite-nos  sermos abençoados. Porém não é apenas o que praticamos de bom que reflete no meio em que vivemos, também o que fazemos de ruim reflete  no meio em que vivemos, como foi o casa de Ionah (jonas) que por pouco não matou toda a tripulação daquele barco no qual estava.O talmud no Tratado Avot V:13 nos diz o seguinte " Há quatro épocas em que a mortalidade aumenta: no quarto ano e no sétimo; no fim do sétimo ano e no final de pessach. No quarto ano, por causa da supressão do dízimo devido aos pobres no terceiro; no sétimo por causa da supressão do dízimo devido aos pobres no sexto ano; no fim do sétimo, por causa do aproveitamento ilegal dos frutos do ano sabático; no fim de pessach por causa da aplicação dada ás diferentes coisas que constituem o direito dos pobres."
O que nos mostra que tanto nossas boas ações pesam ,como também nossas más ações.
Mas mesmo assim ainda fica difícil de entender por que HASHEM nos abençoa por simplesmente cumprirmos o que nos foi ordenado , assim como os escravos o fazem, e encontrei a resposta, pois não se trata do ato em si , mas principalmente da atitude, ou seja, o texto nos deixa claro que aquele que cumpre com aquelas mitsvot não estará ajudando apenas a si, mas também a seus achim , é isso que nos traz méritos, o ato de imitar a HASHEM, ajudar os outros com prazer , pois aquele que cumpre com essa ou aquela mitsvah está ciente de que não esta fazendo para si, mas sim para seu ach ,para seu chaver (irmão , amigo respectivamente) diferente de um escravo que o faz simplesmente para não ser castigado.
E agora devemos nos perguntar sera que estamos contribuindo para ajudar a preservar o mundo em que vivemos?
Chachamim  nos ensinão que , ludicamente, HASHEM possui uma grande balança onde os atos bons e maus são pesados , e nos dizem que HASHEM apenas preservara o mundo enquanto os atos bons pesarem mais do que os maus. Avot II:12 nos dá um exemplo a respeito de méritos.
Oque concluímos disso? Vamos responder aquelas perguntas iniciais. Graça à aqueles tsadikim que viveram antes de nós que pudemos nascer, e graças ao Mashiach que podemos ainda viver, por que um bom ato que praticamos fica inscrito no livro da vida, e quem planta hoje certamente colhera amanhã, então fica o concelho , pratiquemos mais atos de chessed (bondade, caridade) para que o mundo possa continuar a ser abençoado, para que o mundo possa continuar a existir.

Shalom , lehitraot


Yachne כנ'