sexta-feira, 27 de abril de 2012

פרשת שמיני Parashat Shemini




פרשת שמיני
Parashat Shemini


Shalom hoje vamos abordar um tema um pouco diferente que é tentar entender o que certas ações certas mitsvot tem de significado mais profundo.
Eclesiastes 8:1-9 "1 QUEM é como o sábio? E quem sabe a interpretação das coisas? A sabedoria do homem faz brilhar o seu rosto, e a dureza do seu rosto se muda.
2 Eu digo: Observa o mandamento do rei, e isso em consideração ao juramento que fizeste a Deus.
3 Não te apresses a sair da presença dele, nem persistas em alguma coisa má, porque ele faz tudo o que quer.
4 Porque a palavra do rei tem poder; e quem lhe dirá: Que fazes?
5 Quem guardar o mandamento não experimentará nenhum mal; e o coração do sábio discernirá o tempo e o juízo.
6 Porque para todo o propósito há seu tempo e juízo; porquanto a miséria do homem pesa sobre ele.
7 Porque não sabe o que há de suceder, e quando há de ser, quem lho dará a entender?
8 Nenhum homem há que tenha domínio sobre o espírito, para o reter; nem tampouco tem ele poder sobre o dia da morte; como também não há licença nesta peleja; nem tampouco a impiedade livrará aos ímpios.
9 Tudo isto vi quando apliquei o meu coração a toda a obra que se faz debaixo do sol; tempo há em que um homem tem domínio sobre outro homem, para desgraça sua.
"Levítico 9:6 "E disse Moisés: Esta é a coisa que o SENHOR ordenou que fizésseis; e a glória do SENHOR vos aparecerá."
Certamente esse versículo já é bem claro, ele explica o porque que há tantas mitsvot, o livro de Vayicrah (levítico) é riquíssimo em mitsvot que aos nossos olhos são incompreensíveis.
E essa parashah tem duas icognitas bem peculiares, porque Nabade e Abiú e Uza morreram?
Levítico 10:2 "Então saiu fogo de diante do SENHOR e os consumiu; e morreram perante o SENHOR."
II Samuel 6:7 "Então a ira do SENHOR se acendeu contra Uzá, e Deus o feriu ali por esta imprudência; e morreu ali junto à arca de Deus."
Esse dois casos estão ligados a obediência, e essa parashah faz questão de enfatizar a necessidade de sermos "limpos", para que se faça diferença entre o "puro e o impuro" entre o obediente e o imprudente.
Levítico 10:7 "Nem saireis da porta da tenda da congregação, para que não morrais; porque está sobre vós o azeite da unção do SENHOR. E fizeram conforme à palavra de Moisés."
O que analisamos nesse verso? Mesmo Arão sendo pai daqueles que acabaram de ser fumegados pela ira do Eterno, não poderia sair para chorara a morte de seus filhos, pois ele estava muito conectado com o Kadosh BaruchHu, e não poderia se impurificar, já que HASHEM habitava dentro de seu corpo, Ruach Hakodesh estava sobre ele.
Mas que lições tiramos dessa parashah? Todos esses exemplos nos mostram que sempre deve haver submissão de nossa parte para com o Eterno.
Aqueles que realmente almejam ser um "cohen" para HASHEM, devem coloca-lo acima de tudo conforme o Rabino Yeshuah HaMashiach nos ensina.
Lucas 6:46-48 "46 E por que me chamais, SENHOR, Senhor, e não fazeis o que eu digo?
47 Qualquer que vem a mim e ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante:
48 É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pôs os alicerces sobre a rocha; e, vindo a enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa, e não a pôde abalar, porque estava fundada sobre a rocha."
é sobre isso que que Slomo fala em Eclesiastes 8:1 que devemos ter fundamentos fortes nas mitsvot, pois ai seremos fortes nosso semblante brilhará assim como o de Moshe ... "QUEM é como o sábio? E quem sabe a interpretação das coisas? A sabedoria do homem faz brilhar o seu rosto, e a dureza do seu rosto se muda.
Lucas 18:29-30"29 E ele lhes disse: Na verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou pais, ou irmãos, ou mulher, ou filhos, pelo reino de Deus,
30 Que não haja de receber muito mais neste mundo, e na idade vindoura a vida eterna."
Yeshuah HaMashiach nos mostra que isso é vigente nos dias de hoje , segundo a luz da brit Hadashah.
Aquele ato de Arão de colocar o Avodat HASHEM acima de suas preocupações, acima de seu entendimento, mostrou com isso ser um grande sábio, pois aquele como diz o Rabino Yeshuah HaMashiach , aquele que "deixar" seus familiares em prol da avodat HASHEM certamente recebera muitas vezes mais.
á como nossos sábio nos dizem no Tratado Pirke Avot do Talmud " não te glories por conhecer muito da lei divina, pois para tal foste criado". Ou seja não te glories e pense que esta Mitsvah não farei pois sou um tsadik já , devemos sempre colocar o Eterno acima, a frente de nossas preocupações, como diz o "shemah Yisrael"
Devemos ser sábios e sensatos como Arão foi naquele momento,mesmo não compreendendo o sentido da mitsvah a cumpriu, pois colocou o Eterno em primeiro lugar. E é essa função do Cohen. E nós sera que estamos preparados para sermo um Cohen?
O que mais importa para HASHEM não é qual mitsvah e o motivo daquela mitsvah existir, pois não cabe a nós saber, e sim o que importa é que devemos cumpri-las, para fazer diferença entre o Santo e o Profano.
Levítico 10:10 "E para fazer diferença entre o santo e o profano e entre o imundo e o limpo"


                                                                                                                                              Yachne כנ'

sexta-feira, 20 de abril de 2012

שמיני של פסח Shemini Shel Pessach


שמיני של פסח
Shemini Shel Pessach
Durante a festividade de Pessach tiramos muitas lições, e nesta parashah que encerra pessach não poderia ser diferente.
Logo depois de celebrarmos a nossa libertação daqueles que nos oprimiam, onde o Eterno mostrou seu grande amor e misericórdia por Am Yisrael, pois nós não tínhamos méritos para sermos livres,agora nessa parashah HASHEM requer que nós o imitemos e amemos a todos com grande amor e misericórdia.
Deuteronômio 14:26-29 "26 E aquele dinheiro darás por tudo o que deseja a tua alma, por vacas, e por ovelhas, e por vinho, e por bebida forte, e por tudo o que te pedir a tua alma; come-o ali perante o SENHOR teu Deus, e alegra-te, tu e a tua casa; 
27 Porém não desampararás o levita que está dentro das tuas portas; pois não tem parte nem herança contigo. 
28 Ao fim de três anos tirarás todos os dízimos da tua colheita no mesmo ano, e os recolherás dentro das tuas portas; 
29 Então virá o levita ( pois nem parte nem herança tem contigo ), e o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, que estão dentro das tuas portas, e comerão, e fartar-se-ão; para que o SENHOR teu Deus te abençoe em toda a obra que as tuas mãos fizerem. "
Fazendo Remiz desses versos com a vida de nosso povo vemos que eles tem muito em comum.
Vamos analisar o verso 26 " E aquele dinheiro darás por tudo o que deseja a tua alma, por vacas, e por ovelhas, e por vinho, e por bebida forte, e por tudo o que te pedir a tua alma; come-o ali perante o SENHOR teu Deus, e alegra-te, tu e a tua casa;"
Quando Yacov e sua família foram ao Egito eram todos adoradores do Kadosh BaruchHu , e naqueles dias o Eterno abençoou muito aquele povo que adorava com muitas alegria, igualmente o verso 26, que fala sobre a alegria daqueles que teem dinheiro para gastar nas festas, onde ele deve se alegrar, ou seja o Eterno abençoa aqueles que O buscam com alegria, aqueles que lembram e amam Adora-LO.
Mas com o passar dos anos o povo de Yisrael se tornou pobre e escravo no Egito , e acabaram muitas vezes esquecendo do Eterno Nosso D-us , porém assim como no versp 29 o Eterno mesmo por aqueles que não tinham muito para Lhe oferecer em troca, o órfão a viuva, o pobre, pois assim eramos perante HASHEM,  quando escravos no Egito, mesmo assim o Eterno lembrou de seu povo e nos libertou, e essa parashah fala muito sobre isso, daqueles que se colocam, e lembram de seu irmão.
Deuteronômio 15:10-11 "Livremente lhe darás, e que o teu coração não seja maligno, quando lhe deres; pois por esta causa te abençoará o SENHOR teu Deus em toda a tua obra, e em tudo o que puseres a tua mão. Pois nunca deixará de haver pobre na terra; pelo que te ordeno, dizendo: Livremente abrirás a tua mão para o teu irmão, para o teu necessitado, e para o teu pobre na tua terra."
Aqui vemos que o Eterno requer que seu povo seja um povo altruista assim como HASHEM o é, e em conformidade com a haftarah que fala sobre o mashiach vamos ver o que o mashiach fala sobre essa mitsvah.
Isaías:11:3 "E deleitar-se-á no temor do SENHOR; e não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem repreenderá segundo o ouvir dos seus ouvidos."
Marcos 10:17-27 fala sobre um de seus ensinamentos.
"17 E, pondo-se a caminho, correu para ele um homem, o qual se ajoelhou diante dele, e lhe perguntou: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?
18 E Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é Deus.
19 Tu sabes os mandamentos: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; não defraudarás alguém; honra a teu pai e a tua mãe.
20 Ele, porém, respondendo, lhe disse: Mestre, tudo isso guardei desde a minha mocidade.
21 E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz, e segue-me.
22 Mas ele, pesaroso desta palavra, retirou-se triste; porque possuía muitas propriedades.
23 Então Jesus, olhando em redor, disse aos seus discípulos: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas!
24 E os discípulos se admiraram destas suas palavras; mas Jesus, tornando a falar, disse-lhes: Filhos, quão difícil é, para os que confiam nas riquezas, entrar no reino de Deus!
25 É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus.
26 E eles se admiravam ainda mais, dizendo entre si: Quem poderá, pois, salvar-se?
27 Jesus, porém, olhando para eles, disse: Para os homens é impossível, mas não para Deus, porque para Deus todas as coisas são possíveis. "
Como o Mashiach veio para aperfeiçoar a primeira aliança ele usa um método que Maimonedes descreve em, que é: " se és muito arrogante,e altivo, passe a andar com roupas rasgadas, humilha-te até te tornar humilde verdadeiramente, Moreno o criador do Psicodrama também usa do mesmo método que Yeshuah tentou ensinar à aquele rapaz, Moreno diz que você deve "interpretar" um papel como por exemplo: Se quero ser como Yeshuah,devo fazer,pensar, agir como ele, até o ponto daquilo passar a ser parte de sua personalidade.
Isaías: 11:6 "E morará o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito se deitará, e o bezerro, e o filho de leão e o animal cevado andarão juntos, e um menino pequeno os guiará."
Se analisarmos o aspecto moral desse verso baseado nos ensinamentos do Rabino Yeshuah pode-se dizer que no Olam Haba não haverá leões, feras, e sim todos nós para chegar lá devemos alcançar tamanha humildade, esquecer de que somos, poderosos de que somos o "rei da selva" e nos subordinar aos comandos de uma criança qualquer, quando percebermos que entre o rico e o pobre não há diferença, de que na Brit Hadashah intermediada por Yeshuah, deve ser manso, altruísta, humilde para que um pequenino os guie.
Deuteronômio 15:12-15
"12 Quando teu irmão hebreu ou irmã hebréia se vender a ti, seis anos te servirá, mas no sétimo ano o deixarás ir livre.
13 E, quando o deixares ir livre, não o despedirás vazio.
14 Liberalmente o fornecerás do teu rebanho, e da tua eira, e do teu lagar; daquilo com que o SENHOR teu Deus te tiver abençoado lhe darás.
15 E lembrar-te-ás de que foste servo na terra do Egito, e de que o SENHOR teu Deus te resgatou; portanto hoje te ordeno isso. "
Assim como Yeshuah antes de partir, nos seus últimos momentos de pessach quis ensinar aos seus talmidin através do lava pés , também nessa parashah que encerra pessach o Eterno que nos ensina a sermos humildes, lembrar do desfavorecido, lembrar que outrora eramos escravos em mitsraim, e assim como HASHEM , assim como Yeshuah, devemos ser humildes e favorecer aqueles que não nos favorecem
pelo simples fato de também ser ele um homem criado pelo Kadosh BaruchHu, o qual devemos amar assim como amamos a nós mesmos.
Shalom Lehitraot .



Yachne כנ'

sexta-feira, 13 de abril de 2012

פרשת פסח Parashat Pessach

פרשת פסח
Parashat Pessach


Hoje estaremos falando sobre Pessach que porventura veio a ser um Shabat HaGadol que une o shabat,o sétimo dia, e também o shabat de Pessach Yom tov. Pessach deve ter para nós um sentido muito mais peculiar, muito mais importante para nós, Israli le Brit HaDashah.
Vamos estudar primeiramente o capítulo 12 de Êxodo versículo 21 a seguir:
"Chamou pois Moisés a todos os anciãos de Israel, e disse-lhes: Escolhei e tomai vós cordeiros para vossas famílias, e sacrificai a páscoa. "
Êxodo 12:5 "O cordeiro, ou cabrito, será sem mácula, um macho de um ano, o qual tomareis das ovelhas ou das cabras."
Hebreus 9:12-14 "12 Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção.
13 Porque, se o sangue dos touros e bodes, e a cinza de uma novilha esparzida sobre os imundos, os santifica, quanto à purificação da carne,
14 Quanto mais o sangue do Mashiach, que pelo Ruach HaKodesh se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo? "
Com Base nesses versículos vemos porque para nós Pessach é uma festividade peculiar , pois fomos povo escolhido para participarmos da Brit Hadashah, conforme o profeta Jeremias profetizará.
Jeremias 31:31-34 "31 Eis que dias vêm, diz o SENHOR, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá.
32 Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porque eles invalidaram a minha aliança apesar de eu os haver desposado, diz o SENHOR.
33 Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o SENHOR: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
34 E não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao SENHOR; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o SENHOR; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados. "
Também temos escritos da Brit Hadashah que falam sobre a nova aliança .(Hebreus 8:8-13 )
Mas qual foi, e como foi a celebração de Pessach seguido por nossos pais?
Êxodo 12:7-9 "7 E tomarão do sangue, e pô-lo-ão em ambas as ombreiras, e na verga da porta, nas casas em que o comerem.
8 E naquela noite comerão a carne assada no fogo, com pães ázimos; com ervas amargosas a comerão.
9 Não comereis dele cru, nem cozido em água, senão assado no fogo, a sua cabeça com os seus pés e com a sua fressura. "
Êxodo 12:13-14 "13 E aquele sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga de mortandade, quando eu ferir a terra do Egito. 
14 E este dia vos será por memória, e celebrá-lo-eis por festa ao SENHOR; nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo. "
João 5:46-47 "46 Porque, se vós crêsseis em Moisés, creríeis em mim; porque de mim escreveu ele. 
47 Mas, se não credes nos seus escritos, como crereis nas minhas palavras? "
Lucas 22:7-8 "7 Chegou, porém, o dia dos ázimos, em que importava sacrificar a páscoa. 
8 E mandou a Pedro e a João, dizendo: Ide, preparai-nos a páscoa, para que a comamos. "
Lucas 22:19-23 "19 E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim. 
20 Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós. 
21 Mas eis que a mão do que me trai está comigo à mesa. 
22 E, na verdade, o Filho do homem vai segundo o que está determinado; mas ai daquele homem por quem é traído! 
23 E começaram a perguntar entre si qual deles seria o que havia de fazer isto. "
Vemos aqui nosso mestre Yeshuah celebrando Pessach com seus Talmidim e explicando a eles a grande importância e o sentido agregado a cerimonia de Pessach, onde ambas deveriam ser lembradas por todos aqueles que participaram do pacto, celebrando a primeira libertação do Egito, e agora, conforme hebreus e jeremias, nossos pecados seriam esquecidos pelo Criador, ou seja, ficamos também livres do pecado.
Vamos analisar mais profundamente as palavras da Torah e compreender o que Pessach nos ensina.
Êxodo 12:1-3 "1 E FALOU o SENHOR a Moisés e a Arão na terra do Egito, dizendo: 
2 Este mesmo mês vos será o princípio dos meses; este vos será o primeiro dos meses do ano. 
3 Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês tome cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada família... " o os próximos versículos continuam a falar sobre pessach, mas o que vemos nesses versos iniciais? Vemos que o Eterno cria uma nova Mitsva onde os Bene Yisrael deveriam seguir aquela mitsva.
Êxodo 12:13 "E aquele sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga de mortandade, quando eu ferir a terra do Egito. "
Mais uma vez vemos que o sangue do cordeiro salvaria aqueles que o colocassem sobre as vergas das portas, mas hoje temos o sangue do cordeiro? O  que é o sangue?O que é a porta?
Agora começam a fazer sentido as palavras de Jeremias que falou que o Eterno escreveria as leis em tabuas de carne, ou seja, em nossos corações.
O Eterno está ao redor, porém só aquele que coloca o sangue sobre a porta sera poupado, sera salvo.
Também vemos nesses versículos outra interpretação semelhante.
Qual o sentido do Eterno mandar colocar sangue nas vergas das portas? Porque o anjo tem medo de sangue de animais?Certamente que não, o sentido é bem mais profundo e tem a ver com fé e obediência. Se lermos como deveria ser feito o rito vemos que cada família deveria cuidar individualmente de sua salvação, e ajudar aqueles que não tinham acesso, aos dez do mês deveriam separar o cordeiro até o dia 14, quando seria imolado, mais porque?
Se analisarmos simbolicamente por que aquela família deveria estar já com antecedência com o carneiro, antes da grande noite , onde uns seriam salvos e outros não , pois eles deveriam já a partir do dia dez estar preparados, pois o cordeira já estava em seu poder, igualmente nós devemos estar preparados para o Grande dia onde poucos serão salvos e muitos não terão o mesmo destino. O cordeiro e seu sangue não são apenas aquilo que nossos sentidos percebem, mas sim representam o preparo, o esforço, a fé, que devemos ter naquilo que o Eterno tem nos ordenado.E essa era a condição para aqueles que Nele depositavam sua fé.
Pessach não é apenas uma data onde ficamos sem comer chamets, Pessach para nós deve simbolizar aquele ato de fé dos bene Yisrael, que creram que aquele sangue os libertaria, o salvaria da opressão do Egito.
Para nós na Brit Hadasha devemos da mesma forma , com o mesmo preparo, com a mesma fé, crer que o sangue do cordeiro, do Mashiach nos libertará do destruidor que paira sobre nossas casas, também para nós deve simbolizar não só a abstinência de chamets e dos sereais, conforme diz a tradição, mas também todos os preceitos que o Eterno nos incumbiu em sua santa Torah, que deve ser além do preparo a obediência ao Kadosh BaruchHu 
Êxodo 12:23-24 "23 Porque o SENHOR passará para ferir aos egípcios, porém quando vir o sangue na verga da porta, e em ambas as ombreiras, o SENHOR passará aquela porta, e não deixará o destruidor entrar em vossas casas, para vos ferir. 
24 Portanto guardai isto por estatuto para vós, e para vossos filhos para sempre. "
Mateus 5:17 "Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir. "(palavras de Yeshuah)

João 6:47-51 "47 Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna. 
48 Eu sou o pão da vida. 
49 Vossos pais comeram o maná no deserto, e morreram. 
50 Este é o pão que desce do céu, para que o que dele comer não morra. 
51 Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo. "
Êxodo 12:28 " E foram os filhos de Israel, e fizeram isso como o SENHOR ordenara a Moisés e a Arão, assim fizeram."
Espero que quando o Grande dia chegar, estejamos preparados, e fassamos tudo que nos foi ordenado, e naquele dia o destruidor passará pela nossa casa e conosco nada acontecerá.
Shalom Chag sameach Pessach! 



Yachne כנ'
  

quinta-feira, 12 de abril de 2012

פרשת צו Parashat Tsav


פרשת צו
Parashat Tsav

O fogo na literatura judaica ou até mesmo na Torah sempre teve um grande simbolismo, inicialmente com Avraham, onde o Eterno se manifestou a ele através da sarça que ardia em fogo.
O fogo tem um significado todo especial pois se assemelha ao Eterno, ele é incorpóreo, ora é fogo ora não é mais, ora é apenas gás, assim como o Eterno que ora não podemos velo porém no momento em que ELE achar necessário se materializa, para que possamos velo, assim como Moshe Rabenu que viu o Eterno pelas costas, o fogo também serve para nos aquecer, assim como aconteceu no deserto durante 40 anos, ou até mesmo para preparar nosso alimento, alguns filósofos ainda dizem que fogo é vida, e se analisar desse ponto de vista vemos que eles tinham razão ao dizer isso.

Levítico 6:12 "O fogo que está sobre o altar arderá nele, não se apagará; mas o sacerdote acenderá lenha nele cada manhã, e sobre ele porá em ordem o holocausto e sobre ele queimará a gordura das ofertas pacíficas"
O que isso quer dizer se analisarmos se nível Remiz ? (alusão, simbologia). Como já dito antes o fogo é de suma importância na vida do homem, e nesse versículo não é diferente. O versículo fala que o fogo não deve ser apagado, certo, mais por que? A Brit Hadashah fala que aqueles que passam pela tevilah passam pelo fogo , e aquele fogo ainda deve arder em nossos corações , pois fogo é "vida" , quando temos fogo em nossos acampamento mantemos as feras selvagens longe, e além disso aquele fogo em dias "frios" nos aquece, ou seja, o fogo afasta as más pessoas, os maus amigos, os maus hábitos, os maus instintos. A Torah  nos diz que o Eterno é como o fogo consumidor, esse  fogo deve arder dentro de nós, pois este fogo jamais deve ser apagado.Mas como manter um fogo acesso por tanto tempo? Levítico 6:12  "... mas o Kohen acenderá lenha nele cada manhã,..." esta é a resposta , só mantem o fogo acesso aquele que toda manha poe lenha para queimar sobre o fogo, assim ele permanecera sempre acesso, e cabe a nós irmos buscar a lenha, madeira na mara para colocar sobre o fogo, ou seja o Eterno é o fogo, ELE disponibilizou o fogo, porém cabe a nós buscarmos o alimento intelectual e espiritual que nos mantem mais perto do Kadosh BaruchHu, e consequentemente esse fogo arderá, o que nos lembra as palavras do grande sábio Hilel no Pirke Avot cap I: 13 "....; aquele que não aumenta seus conhecimentos os diminui; quem não se quer instruir não é digno de viver; e quem se serve da coroa da Lei Divina como um instrumento, perecerá." Com essas palavras de Hilel podemos compreender um pouco melhor o porque da necessidade de cuidar de nossa fogueira ... a primeira parte diz: aquele que não aumenta seus conhecimentos os diminui;  ... aquele que não põe mais lenha para o fogo queimar logo ficara apenas com cinzas e fogo se apagará, a segunda parte diz: quem não se quer instruir não é digno de viver;... quem não procura saber como coletar madeira para alimentar o fogo não é digno de ser aquecido por ele.
Cabe a nós somente a nós pela manha fazermos nossas preces, logo antes de sair de casa para o trabalho, onde estaremos expostos aos perigos da "mata", se perdermos o foco e nos entretermos com os belos animais que ali habitam , podemos acabar esquecendo a nossa missão, de colher madeira e voltar.Quando lembramos de lenha lembramos de árvore, da árvore o papel, do papel o livro do livro o conhecimento do conhecimento o "fogo". A Torah é como se fosse um mapa que quanto mais o estudamos, mais o conhecemos , e o conhecimento da Torah é a mesma coisa , quanto mais estudarmos e andarmos pelo mapa mais perto do tesouro do Eterno estamos para proteger aquele fogo que arde dentro de nós. Todos sabemos que a melhor maneira de manter um fogo acesso e forte é colando sobre ele bastante madeira boa , pois dai não sera um vento que o ira apagar.
Mas todo esse esforço perde seu sentido se não colocarmos sobre ele um sacrifício, já que está é a finalidade, devemos por sobre esse fogo nosso esforço, nosso sacrifício de paz, para que o Eterno nos aceite como cheiro suave, e não deixe que o fogo se apague de dentro de nós , pois fogo é "vida".

Shalom Lehitraot

Yachne כנ'

Vayikrah e o primeiro sacrifício

Vayikrah e o primeiro sacrifício 



O começo do livro de Levítico pode até parecer um tanto desagradável, falando dos tipos de sacrifícios, mas especialmente os que representavam a expiação dos pecados dos homens. Ninguém gosta de falar sobre seus erros, sobre pecados, mas a verdade é que todos precisamos nos sentir perdoados. Não por acaso já vimos muitas cenas de filmes, novelas e da vida real de pessoas que, nos últimos momentos da vida, no leito de morte, pedem perdão a parentes, se arrependem de erros cometidos, etc...
Mas quais foram os primeiros sacrifícios?
Lá, com Adão e Eva a Torah declara que eles estavam nus e não se envergonhavam (Gn 2:25) Não se envergonhavam porque não tinham feito nada de errado, e por isso andavam nus, sem pecado, sem necessidade de se esconderem. Tão logo pecaram, sentiram necessidade de se cobrirem (Gn 3:7) e fizeram uma "roupa" com filhas de figueira. Esqueçamos por um momento a nudez física e os trajes de folhas, mas pensando um pouco mais adiante... toda vez que erramos, nos cobrimos de vergonha, nos escondemos. E isso foi o que eles fizeram, mas uma roupa de figueira não era a cobertura ideal. Mas o que isso tem a ver com sacrifícios de pecados?
A atitude do Eterno, ao protegê-los, cobrindo suas vergonhas. Em Gn 3:21 lemos: “E fez o Senhor D-us a Adão e a sua mulher túnicas de peles e os vestiu.” Com a túnica de peles, que veio de um sacrifício de animal, HaShem cobre a vergonha deles.
O Eterno não deseja que estejamos envergonhados para sempre, e Ele providenciou o meio pelo qual podemos ter nossa vergonha pelo pecado coberta. Depende somente de nós aceitarmos essa cobertura e proteção que Ele nos proporciona, assim como depende só de nós querermos ficar encobrindo nossos pecados com folhas de figueira. O sacrifício já foi feito, basta a coragem de buscarmos nos cobrir com ele e assim nos livrarmos do peso da culpa e de ficarmos muitas vezes, como Adão e Eva, nos escondendo do Eterno.
Estamos chegando no Seder, no Pessach, é hora de sairmos da escravidão e da prisão do pecado para a liberdade, passando pelo sangue do Cordeiro de D-us, e colocando-o sobre as vergas das portas. É como eu digo muitas vezes: Errar, todo mundo erra, a diferença entre as pessoas está no que ela faz depois do erro cometido. Buscar o perdão divino ou ficar se escondendo. Entenda o que significa o sacrifício pela expiação de pecados e sinta-se abrigado pelo Perdão que só HaShem é capaz de nos proporcionar. 
Parashah extraida do blog: http://www.5livros.blogspot.com.br/

Moshe Ben Yishai