terça-feira, 27 de dezembro de 2011

פרשת מקץ Parashat Mikets

פרשת מקץ
Parashat Mikets
Shalom neste ano a Parashat Mikets foi concomitante a celebração de Chanucá , e farei uma alusão entre a parashah e a festa de chanucá.
Gênesis 37:7 "Eis que estávamos atando feixes no meio do campo, e eis que o meu feixe se levantava, e também ficava em pé, e eis que os vossos feixes o rodeavam, e se inclinavam ao meu feixe. "
Gênesis 42:6 "José, pois, era o governador daquela terra; ele vendia a todo o povo da terra; e os irmãos de José chegaram e inclinaram-se a ele, com o rosto em terra. "
Temos ai respectivamente os textos que comprovam que aquele sonho em forma de profecia se cumpriu, Tendo José governado sobre seus irmãos, mas o que isso tem em comum com a festa de chanucá?
Os dois acontecimentos foram profetizados antes que acontecessem pois eram fatos mui importantes, HASHEM não esconde seus desígnios de seu povo,assim como abordado na parashah passada nós não compreendemos no exato momento em que temos o conhecimento do fato.
Daniel 8:13-14 "13 Depois ouvi um santo que falava; e disse outro santo àquele que falava: Até quando durará a visão do sacrifício contínuo, e da transgressão assoladora, para que sejam entregues o santuário e o exército, a fim de serem pisados?
14 E ele me disse: Até duas mil e trezentas tardes e manhãs; e o santuário será purificado."
A palavra Mikets מקץ pode ser traduzida tanto como "ao fim" como também "depois"
O versículo 14 de Daniel fala que depois, ao fim de duas mil e trezentas tarde e manhãs o santuário seria purificado." .Essa parashah por fazer parte de uma mesma história a história de Yosef sempre tem uma ligação com a anterior , no tempo determinado HASHEM executa seus planos, fora profetizado que yerushalaim seria profanada, e ao seu determinado tempo seria purificada novamente.
Yosef logo depois de contar o significado do sonho a faraó o instrui:
Gênesis 41:33 "Agora, pois, escolha Faraó um homem entendido e sábio, e o ponha sobre a terra do Egito."
A história nos conta que antes de morrer Matitiahu designou seu filho Iehudá para ser chefe da rebelião. seu apelido era MACABI, daí o nome de seus comandados "macabeus".
Iehudá era um inteligente e talentoso líder militar. Além disso, inspirou nos seus soldados um espírito de fé em HASHEM , como sendo a única fonte de sucesso e ajuda em suas batalhas.
Nesta outra semelhança encontrada vemos que HASHEM ao seu tempo ergue homens capazes, e não capacita os escolhidos , como é dito por ai, nos mostrando a grande importância de nos aperfeiçoarmos cada dia mais, estudando  a lei Divina incessantemente pois para todos nós há um proposito, porém se não estivermos capacitados na hora certa perdemos a oportunidade de cumprirmos com este proposito. O Talmud no tratado avot diz: Shamai dizia: seja o estudo da lei Divina a tua principal preocupação;..."
(avot I-15).
Outra semelhança encontrada é o fato de que tanto Chanucá como  a fome no Egito , trouxe uma aproximação do povo escolhido por HASHEM.Chanucá sinônimo de fortalecimento espiritual, pois trouxe uma aproximação para aquela geração e também para gerações posteriores.Yosef estava distante de seus irmãos, a fome os aproximou.

Gênesis 45:6 "Porque já houve dois anos de fome no meio da terra, e ainda restam cinco anos em que não haverá lavoura nem sega. " Neste verso encontramos outra similaridade o período que demorou para a libertação do povo de Yisrael; este período de dois anos que demorou para que a casa de Yisrael fosse liberta foi também o que demorou para que Iehudá Macabi libertasse a Casa de Yisrael da impureza da idolatria. Fazendo uma alusão podemos comparar a fome do Egito com a penúria que Yisrael estava passando, pois aquele que passa fome esta sujeito a morrer, o povo de Yisrael estava preste a ser exterminado por Antíoco IV  pois eram impedidos de se alimentar espiritualmente,  a disseminação da cultura grega politeísta era certamente um grande problema pois Epífanes almeja implantar o politeísmo em todo o mundo, sendo o politeísmo completamente contra os princípios da fé judaica.
No entanto uma atitude tanto de Yacov como dos macabeus foi responsável pela sobrevivência de nosso povo; a necessidade de buscar alimento , Yacov ordenou que seus 10 filhos fossem até o Egito para buscar alimento, assim também fizeram os macabeus que necessitavam de alimento espiritual, necessitavam de suas sinagogas, de professar a fé judaica, pois se não o fizessem morreriam ante os olhos de HASHEM e HASHEM não os reconheceria mais como seu povo.
Tiramos como lição moral dessa parashat e da festa de Chanucá , de que devemos nos preparar, estudar enquanto estamos livres para buscar esse alimento espiritual , para que assim como Yosef juntou alimento em seus celeiros o máximo que pode , para que no dia da fome tivesse de onde tirar suas forças e saciar sua fome, nós devemos adquirir conhecimento o máximo que formos capazes de alcançar, para que no dia da fome, da perseguição, tenhamos de onde tirar forças, para que não venhamos a morrer ante Adonai Tsevaot, para encerrar esse estudo ficamos com as palavras de Hilel que foram as responsáveis pelo meu desejo de armazenar conhecimento em meus "celeiros "
Pirke Avot I-13 " ...; aquele que não aumenta seus conhecimentos os diminui; quem não se quer instruir não é digno de viver;..."
Que Chanucá seja sinônimo de busca do conhecimento, pois se o fizermos HASHEM nos sustentara, fara multiplicar o óleo de nosso espirito e manterá acessa a chama  de nossa vida.
Shalom
 
Yachne כנ'

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

parashat Vayeshev פרשת וישב

 פרשת וישב
Parashat Vayeshev
Gênesis 39:2 "E o SENHOR estava com José, e foi homem próspero; e estava na casa de seu SENHOR egípcio."
Yosef (josé) desde sua juventude vinha sofrendo o que chamamos hoje de bulling , seus irmão jogaram-no em um poço afim de nunca mais velo, foi vendido a Potifar como escravo. Estando Yosef dentro da casa de Potifar , tornou-se mordomo de Potifar, tendo poder sobre todos os pertences de seu senhor, pois HASHEM era com ele, mas como de praxe sua vida tem outra reviravolta, sendo acusado injustamente, e falsamente pela mulher de Potifar, sendo acusado de tentativa de estupro, e consequentemente Yosef foi jogado no carcere.
Gênesis 39:21 "O SENHOR, porém, estava com José, e estendeu sobre ele a sua benignidade, e deu-lhe graça aos olhos do carcereiro mor."  Porém HASHEM não abandonou-o em hipótese nenhuma, HASHEM era com Yosef pois este era fiel a HASHEM o amava, e compreendia que todas as coisas provém do Eterno , mas nós podemos nos perguntar se Yosef era um homem tão bom e tão justo , por que tais maldições o perseguiam ?
Atualmente certamente seriamos julgados por nossos "pseudo amigos" como "grandes pecadores" pois são incapazes de perceber que HASHEM traz o mal e também o bem, costumam comentar : _ você viu o que esta acontecendo com fulano, foi preso, se fazia de santinho a nossa frente e olha ai o que aconteceu ta na cadeia, sempre desconfiei  dele..._ 
Essas pessoas pensão como goim ,que pensão que só é prejudicado em algum aspecto aquele que coage com o mal, ou então pensaríamos que era hasatan que estava nos trazendo o mal.
Um Grande e indubitavelmente fato é que os planos de HASHEM estão muito além, muito além mesmo de nossa compreensão humana, Maimônedes em seu livro Mishné Torah diz que nem os HAIOT, a classe mais elevado dos anjos, alcança pleno conhecimento de HASHEM, sobre seus planos, e desejos, nós somos seres insignificantes ante a grandiosidade da sabedoria do Todo Poderoso Adonai tsevaot.
Gênesis 45:8 " Assim não fostes vós que me enviastes para cá, senão Deus, que me tem posto por pai de Faraó, e por senhor de toda a sua casa, e como regente em toda a terra do Egito. "
Yosef como malach de HASHEM compreendeu os planos de HASHEM a ele entregue, mostrando ser realmente um grande homem, e ter uma grande conexão espiritual com o Divino.
Em nossos dias nos deparamos com situações bem menores, e mesmo assim somos incompreensíveis, com nós mesmo, e principalmente com os planos de HASHEM, com nossos achim; não damos tempo ao tempo, pensamos que ser um tsadik é garantia de que seremos bem remunerados financeiramente, entre outras brachot materiais, Shaul HaShaliach fala Tessalonicenses 5:18" Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Yeshua HaMashiach  para convosco. " devemos ser gratos em todas as ocasiões em que somos submetidos, Yosef por ter sido enviado a prisão , pode interpretar sonho de dois homens, e em consequência de ter sido consciente , ter se preocupado com aqueles homens , mesmo estando em cativeiro levou-o a salvar todo o seu povo, pois soube esperar, Shlomo ben David HaMelech já dizia "Eclesiastes 3  TUDO tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. "
em toda sua sabedoria conseguia também compreender que para tudo ha o seu tempo certo.
Não adianta querermos compreender o porque que HASHEM nos fez desta maneira, ou nos conduz deste modo, acaso pode o vaso falar ao oleiro por que assim me fizeste? Nossa mente é incapaz de compreender antes da hora os planos de HASHEM , devemos aprender a sermos iguais a Shaul "...em tudo dai graças..." devemos aprender a nos conformar com as situações nas quais vivemos, sem nos martirizar por aquilo que acontece ou aconteceu conosco , pois HASHEM é o Senhor do universo Adon Olam , e nada acontece sem sua autorização, por mais que não entendamos devemos nos contentar com aquilo que temos , um grande sábio do talmud dizia:
Avot IV:1 Ben Zoma Dizia: "... a quem se deve considerar rico ?Àquele que se alegra com o que possui ....
Devemos lutar para alcançarmos essa ligação com a centelha Divina que Yosef tinha, e assim como ele, nos conformarmos em todas as situações , e que tudo provém das mãos de HASHEM , basta o tempo para que compreendamos os verdadeiros designos de HASHEM.

 
Yachne ben Avraham כנ בן אברהם '

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

פרשת וישלח Parashat Vayshlach



פרשת וישלח
Parashat Vayshlach
Gênesis 32:9-10 "Disse mais Jacó: Deus de meu pai Abraão, e Deus de meu pai Isaque, o SENHOR, que me disseste: Torna-te à tua terra, e a tua parentela, e far-te-ei bem;  Menor sou eu que todas as beneficências, e que toda a fidelidade que fizeste ao teu servo; porque com meu cajado passei este Jordão, e agora me tornei em dois bandos." (Obs:Ha divergência de versículos da Torah e da Biblia convencional nessas citações).Essas palavras de Yaacov (Jacó) mostram dois aspectos muito importantes , a humildade e a gratidão.
Obadias 1:3 " A soberba do teu coração te enganou, como o que habita nas fendas das rochas, na sua alta morada, que diz no seu coração: Quem me derrubará em terra?" Em contrapartida encontramos a casa de Esav (Esaú) que é Edon sendo repreendida por sua soberba.
A História desses dois homens retrata a realidade vivida naquela época, e atualmente, onde as pessoas são qualificadas ,simbolicamente, em dois grupos, as soberbas e as humildes, alguns em menor grau de aperfeiçoamento em humildade, e outras em maior grau de soberba que outras. E é sobre esses aspectos que vamos tirar ensinamentos morais hoje.
É muito comum na juventude sermos soberbos, gananciosos, pois vivemos em um meio que tende a isso, uma grande maioria quando criança fora criada pensando ser o retentor de todos os direitos, e da verdade, sendo assim  os únicos a serem aceitos .Porém o que HASHEM quer que sejamos, soberbos ou humildes?
Avot IV:4  "Rabi levitas de Iavné dizia : sê humilde, muito humilde pois a tua esperança é servir de comida aos vermes. "
Esse grande sábio nos mostra onde e o que somos realmente , sendo o ideal apresentado um grande motivo a abandonarmos a soberba.
Am Yisrael sempre sofreu consequências drásticas quando agia com soberba, nossos sábios dizem que o Bet HaMicdash  fora destruído pela existência de tal sentimento no coração do povo eleito, sentimento o qual é humano, porém não de um tsadik (justo). 
Em nossos dias não é diferente, pessoas que tem um grau elevado de soberba dificilmente alcançam a felicidade plena, pois pensa ser o maior de todos , sendo o menor deles, em consequência disso vivem estressados, um grande problema da atualidade.
A Haftarah da parashat Vayshlach fala exclusivamente da casa de Edom sendo analisado literalmente,mas se analisarmo nas "entre linhas" no verso 3  veremos que Edom se ensoberbeceu  intimamente, enganando a si mesmo , pensando ser o retentor da verdade e do direito, ou seja seu egoismo o levou a ruína, ou ainda o levara. Nosso Ietser hara nos leva a isso , a pendermos para a enganação , para o erro sendo assim nos trazendo terrível cegueira , a ponto de declararmos "quem me deitara por terra?" Nosso ietser hara apenas nos afasta de HASHEM o grandessíssimo criador do universo, apenas aumenta sua ira com aqueles que assim agem.
No entanto aqueles que querem ser chamados de "tsadikim" devem agir como Yaacov , e não como edom, devemos lutar intimamente pra que nossa ietser hatov vença nossa ietser hara , sendo o mair fortalecimento a isso a humildade.
Tiago 4:10 "Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará. "
Gênesis 32:10 "Menor sou eu que todas as beneficências, e que toda a fidelidade que fizeste ao teu servo; porque com meu cajado passei este Jordão, e agora me tornei em dois bandos. "
Logo na primeira frase vemos a capacidade de Yacoov de reconhecer quão pequeno era ante HASHEM, "sou indigno" essa frase devemos adotar em nosso cotidiano como um ideal a ser reconhecido.
Avot VI:5 "Não procures a grandeza, e não ambiciones as honras, além das que tua ciência merece; não deseje a mesa dos reis , pois que a tua mesa vale mais do que a deles e a tua coroa é mais bela que a coroa do rei..."
Na segunda parte do versículo de bereshit Yaacov reconhece que todas as coisas a qual possuía,  veio do Eterno.Nossos sábios do Talmud nos dizem que é uma grande afronta a HASHEM não agradecermos por tudo o que Ele nos concede, já que Ele é quem nos deu tudo o que possuímos , quando abençoamos a alguma coisa antes de fazer usufruto dela e como se estivéssemos pedindo permissão para usar o que está sendo abençoado.
Um Simples ato de humildade traz grandes benefícios, inimagináveis, pois HASHEM usa de misericórdia com aqueles que são misericordiosos e ríspido com aqueles que assim agem, julga cada um conforme seus atos , que é o que esta escrito em Obadias 1:15   "Porque o dia do SENHOR está perto, sobre todos os gentios; como tu fizeste, assim se fará contigo; a tua recompensa voltará sobre a tua cabeça. ". Yeshua HaMashiach nosso rabino maior   narra em uma de suas exortações, essa parashah,falando a respeito das atitudes de Yaacov em relação a Esav (Esaú) ; Lucas 6:35-38  "35 Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus.
36 Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso.
37 Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; soltai, e soltar-vos-ão.
38 Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo. "
Fica a nós o questionamento o que desejamos e queremos para nós? Devemos nos policiar para que nosso ietser hatov (boa inclinação,inclinação para o bem) compense nosso ietser hara (inclinação para o mal), pois seremos julgados conforme agimos, com soberba ou com humildade, assim nos sera feito.
Shalom

 Yachne ben Avraham כנ בן אברהם '

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

פרשת ויצא Parashat Vayetse

פרשת ויצא
Parashat Vayetse (Gn 28:10 a 32:2)
ויקץ "Vayicats Yaacov mishato" ,E acordou Jaco do sono. Hoje iremos enfatizar nessa Parashat Yavetse , a ligação concomitante entre duas palavras chave dessa parashah ויצא ,ויקץ , Vayicats, Vayetse, se analisarmos essas duas palavras tem uma grande similaridade onde apenas uma letra as diferem, porém estão diretamente ligadas, e acordou,e partiu, já entenderemos o porque.
        Hoje vivemos em um mundo que somos considerados aliens, ou então loucos por seguirmos uma lei "tão velha", atualmente sofremos bastante, na tentativa de sermos verdadeiros Judeus, verdadeiros tsadikim, não raras vezes já fui chamado de louco, por abrir mão de certos "prazeres" da juventude em prol de algo muito maior, certamente não sou o único a passar por dadas situações ; o o maior fator prejudicial que essas críticas nos trazem é o endurecimento de nossos corações, certos fatos, certos conceitos , pela repetição de que somos loucos , entre outras, acabam nos influenciando por concelhos infrutuosos , e acabamos inconscientemente tomando por verdade os mesmos, ocasionando em um afastamento da centelha Divina, mas o cotidiano, as más influências do meio em que vivemos vão nos deixando inaptos ante a centelhas Divina se não tomarmos devidas providencias, se não o fizermos estaremos muito longe de HASHEM, quando nos dermos conta , ou pior , podemos ficar endurecidos e não percebermos tamanho mal que trouxemos a nossas vidas.
Porém dado momento temos que retomar a consciência, e acordarmos , Vayicats HASHEM, despertar para HASHEM; todas vez que partirmos de algum lugar, que mudamos o estado espiritual em que estávamos, devemos ficar atentos para não dormirmos , e se dormirmos, devemos acordar.Mas a que se aplica acordar ,despertar?
Quando deitamos para dormir ficamos despreocupados com nossas obrigações, então deitamos, e dormimos. Enquanto estamos dormindo não vemos o tempo passar, não percebemos o que esta a nossa volta . 
Nossa vida espiritual é igual, estamos indo bem em uma caminhada rumo ao Olam haba, porém com tantas críticas , com tantos conflitos culturais, nos deixamos vencer pelo cansaço, e ficamos inaptos a perceber o que esta acontecendo a nossa frente, o que estamos fazendo ou o que estamos deixando de fazer, caímos no erro, no pecado, e o pecado pode ser comparado ao sono , quanto mais dormimos mais queremos dormir , por mais que nossa mente pense que devemos ficar acordados, o corpo é mais forte e acabamos nos deixando vencer pelo sono; e o erro passa a ser comum, menos ofensivo a você, não podemos permitir que isso aconteça , mas se já estamos "dormindo" esta na hora de Vayicats, "despertar" para o mundo real, e temer a HASHEM como se deve fazer , jaco quando acordou de seu sono temeu a HASHEM 
Gênesis 28:16-17 "16 Acordando, pois, Jacó do seu sono, disse: Na verdade o SENHOR está neste lugar; e eu não o sabia.
17 E temeu, e disse: Quão terrível é este lugar! Este não é outro lugar senão a casa de Deus; e esta é a porta dos céus."
Se fizermos remis do versículo nos serve como alerta, para vermos, se estamos como "sono", "dormindo", ou querendo "dormir mais".
O que a Brit HaDasha nos fala a respeito? Fazendo um paralelo desses versículos Gênesis 28:16-17 e I pedro 2:5,9,10 . I pedro 2:5,9,10 "5 Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo. 
9 Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
10 Vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia.  "
            HASHEM Elohenu , O Eterno nosso Deus hoje habita em nós , pois somos a casa espiritual de sua morada. Quando acordamos de nosso sono(desatentamento, endurecimento) e descobrimos que somos morada de Ruach HaCodesh , devemos temer, Gênesis 28:17" E temeu, e disse: Quão terrível é este lugar! Este não é outro lugar senão a casa de Deus; e esta é a porta dos céus." O mundo no qual vivemos é terrível com todos os tipos de males, por isso de quando partimos, saímos do ventre  de nossa mãe temos a necessidade de estarmos sempre acordados, consciente de que agora nós somos o "Bet Hamikdash "
I pedro 2:9-10 ."9 Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
10 Vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia.  ".
Quando estávamos dormindo não sabíamos que  eramos trevas, porém agora que acordamos de nosso sono, veremos que estamos sendo guiados pela maravilhosa luz da Torah, agora somos povo de HASHEM Partimos das trevas, e acordamos, e vimos que eramos luz .
מתוך החושך, ומסכים, וראינו שאנחנו אור
Shalom !
 Yachne ben Avraham כנ בן אברהם '