terça-feira, 29 de novembro de 2011

פרשת תולדות Parashat toldot



 פרשת תולדות 

Parashat Toldot

Parashat Toldot, a palavra   תולדות pode ser traduzida como gerações , eis que lhes faço uma pergunta, o que é necessário para que existam gerações?
É necessário primeiramente um casamento , para que a mulher possa gerar filhos ,e esses filhos mais filhos , e assim sucessivamente , ou seja, é necessário uma mulher para que haja a possibilidade de perpetuidade de um certo gene masculino, para que haja continuação de sua geração, e é justamente a respeito disso que vou falar.
Gênesis 28:1-2 "Levanta-te, vai a Padã-Arã, à casa de Betuel, pai de tua mãe, e toma de lá uma mulher das filhas de Labão, irmão de tua mãe;  E Deus Todo-Poderoso te abençoe, e te faça frutificar, e te multiplique, para que sejas uma multidão de povos;"
Por que Isaque deu esse concelho a seu filho , mesmo antes de abençoá-lo ?Devido ao grande papel que as mulheres exercem dentro de uma família , principalmente de um lar judaico, umas exercem influências boas, outras mas , e Isaque por sua experiência e também pelos conselhos de seu pai Avraham , compreendia o por que de evitar relacionamento com mulheres de outros povos, neste caso como as filhas de canaã .
Muitas mulheres podem dizer que não são reconhecidas, não lhes é dado o devido valor no judaísmo, em alguns casos sim , porém na maioria dos casos é dado o devido valor. O fator principal da falta de reconhecimento das mulheres é que uma grande maioria não dá a si mesma o devido valor, elas mesmas não se veem como uma Eshet chayil. Já é um versículo bem conhecido Provérbios 31:27-29 descrevem como deve agir uma Eshet Chayil, e qual o seu papel dentro do lar ." Está atenta ao andamento da casa, e não come o pão da preguiça. Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido também, e ele a louva.  Muitas filhas têm procedido virtuosamente, mas tu és, de todas, a mais excelente! "
O bom andamento do lar é uma tarefa essencialmente da Eshet Chail, ao marido cabe trazer dinheiro e alimento para saciar a fome e o espirito , é de dever do homem ensinar a sua esposa a Torah, e seguir a Torah, e quem segue a Torah na  integra é impossível ter um casamento infeliz, pois assim está escrito "amaras ao teu próximo como a ti mesmo"; a mulher cabe cuidar do marido, para que ele execute sua missão com sucesso, trazendo a Torah para seu lar, ou seja a mulher é grande responsável pelo andamento de seu lar , pois foi criada para ser ajudadora do homem, lhe dando suporte para trilhar seu caminho, nossos Sábio também falam a respeito do valor das mulheres .
Rabi Akiva que foi considerado o maior talmidista de sua época , um verdadeiro douto na leis Divinas dizia rico é aquele "O que tem uma esposa cuja as ações são dignas."
Para entender melhor esse conceito de Rabi Akiva vou lhes contar sua história de vida .
Rabi Akiva Ben Iossef, "cujo nome ressoa através do tempo e ao redor do mundo" era uma grande e romântica figura que fazia sombra a todos os seus contemporâneos. Nascera numa  família comum .O Próprio Akiva , na época do segundo templo, fora um pastor, extremamente piedoso mas analfabeto, um dos amei haaretz(gente sem estudo). Raquel, filha de um dos homens mais ricos de Jerusalém, enamorou-se dele e decidiu desposá-lo a despeito de sua pobreza e de não ter-se educado, porque nele descobrira qualidades extraordinárias. Casaram-se contra a vontade do pai dela, e viveram terrível pobreza, e só aos 40 anos de idade Akiva começou a aprender a ler. Por ter chegado  a escolaridade em  idade relativamente avançada , ele era dotado de entendimento  profundo e original, e abordava cada problema de um novo ponto de vistas. Ausentou-se do lar por muitos anos , aconselhado pela mulher e com seu incentivo, e estudou junto aos maiores eruditos,Rabi Josué e rabi Eliezer, durante esse tempo Raquel passou por tamanha penúria que teve de cortar e vender o cabelo para comprar alimento .Quando Akiva retornou ao lar , acompanhado de muito de seus discípulos , a andrajosa e preocupada esposa  veio  timidamente  recebê-lo. Ele voltou-se para os discípulos e disse "o que eu e vocês aprendemos ,a ela devemos " disse-lhes também que a definição de um homem rico é "O que tem uma esposa suja as ações são dignas."

Neste momento percebemos a grande sabedoria de Rabi akiva  , e também humildade por reconhecer que sua esposa lhe deu auxilio, mas antes dele a reconhecer ela teve que acreditar que  era capaz de ajudar a seu marido, ela se fez Eshet Chayil, a mulher é a grande responsável para despertar no marido o que tem de melhor , se ela for uma verdadeira Eshet chayil , assim como Raquel esposa de Rabi Akiva.
Porém a realidade atual é outra , é o inverso disso. Shlomo ben David em seus provérbios fala muito sobre mulheres que desvirtuam o homem a engrandecer-lhe
Provérbios 5:4 "1 FILHO meu, atende à minha sabedoria; à minha inteligência inclina o teu ouvido;
2 Para que guardes os meus conselhos e os teus lábios observem o conhecimento.
3 Porque os lábios da mulher estranha destilam favos de mel, e o seu paladar é mais suave do que o azeite.
4 Mas o seu fim é amargoso como o absinto, agudo como a espada de dois gumes. " 
 A má mulher traz para seu lar tsures (aborrecimentos, desgraças) as quais o homem não tem força para lutar contra ela, pois fica cego.
Provérbios 12:4 "A mulher virtuosa é a coroa do seu marido, mas a que o envergonha é como podridão nos seus ossos. " Rebeca para Akiva era sua coroa, pois agia dignamente , ao mesmo tempo que a mulher de Yóv (jó) o mandara amaldiçoar ao Criador, percebemos o grande contraste entre uma boa esposa, e uma má esposa, ambas mulheres de grandes homens.
Provérbios 14  "TODA mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos. "
Provérbios 21:19 "É melhor morar numa terra deserta do que com a mulher rixosa e irritadiça."
Slomo Ben David , homem de tamanha sabedoria , reconhecia que haviam mulheres para coroa , e outras a pernúria.
Devemos ter em mente do que almejamos ser, pessoas para o bem ou para o mal, homens(casados) devemos aprender a valorizar  mais as esposas, pois são carne de sua carne, osso de teu osso, o termo em hebraico para homem descrito no bereshit é ish , e o termo para mulher é isha, ou seja a mulher é uma extensão do homem, capaz de molda-lo a sua maneira, por isso mulheres aprendam a ser verdadeiras eshet chayil, para terem maridos doutos,eruditos a seu lado . Ha uma piadinha que retrata a realidade " estavam Obama e sua mulher em um restaurante jantando, porém o restaurante era de um ex namorado de sua esposa, Obama não podia perder a oportunidade de tirar sarro do ex namorado de sua esposa e falou: 
olha se tivesse ficado com ele você seria mulher de um cozinheiro, e ela de pronto respondeu : Não , se eu fosse a mulher dele, ele seria o presidente do EUA.
Então mulheres vocês conhecem a sua capacidade, usem-a para o bem.
Esse estudo, essa parashah tem como objetivo nos mostrar os planos de HASHEM para que mantenhamos uma boa nova geração , sabendo discernir entre a boa mulher e a má mulher que age vergonhosamente.
Hoje o que encontramos, mulheres como raquel , mulher  de Rabi Akiva, ou mulheres como a de yov que era a prodridão de seus ossos , e você o que é? reconhece seu valor como mulher, do que é capas de fazer , lembre-se de raquel .
Nós temos uma grande missão, aqueles que tem filhos uma missão maior ainda, de criar filhos como Yov, de criar filhos como Rabi Akiva, e mulheres como Rebeca. Lutemos por um futuro melhor para nós e para nossas toldot.
shalom Lehitraot



Yachne ben Avraham כנ בן אברהם '

domingo, 20 de novembro de 2011

פרשת חי שרה Parashat Chaye Sara

פרשת חי שרה
Parashat Chaye Sara
Shalom essa parashah é rica em lições morais a se aprender , dentre elas temos um aspecto responsável pela emuna judaica  viva até os dias de hoje.
Gênesis 23:4-7 "4 Estrangeiro e peregrino sou entre vós; dai-me possessão de sepultura convosco, para que eu sepulte a minha morta de diante da minha face.
5 E responderam os filhos de Hete a Abraão, dizendo-lhe:
6 Ouve-nos, meu senhor; príncipe de Deus  és no meio de nós; enterra a tua morta na mais escolhida de nossas sepulturas; nenhum de nós te vedará a sua sepultura, para enterrar a tua morta.
7 Então se levantou Abraão, inclinou-se diante do povo da terra, diante dos filhos de Hete, "
Começamos com uma característica muito forte de Avraham que foi responsável pela sobrevivência de nosso povo, a humildade. Avraham mesmo sendo um homem de muitas posses , demostrou uma humildade incomensurável naquele momento, "...sou estrangeiro e peregrino entre vós...", ele poderia ter falado , "..sou homem de muitos bens, e tenho muitos homens de guerra a meu favor, dei-me uma sepultura para que sepulte minha morta..." porém proferiu agir com humildade. Nosso povo também leva essa característica,conforme a promessa que HASHEM fez a Avraham ( Gênesis 18:19 "Porque eu o tenho conhecido, e sei que ele há de ordenar a seus filhos e à sua casa depois dele, para que guardem o caminho do SENHOR, para agir com justiça e juízo; para que o SENHOR faça vir sobre Abraão o que acerca dele tem falado".), ou pelo menos deveríamos leva-la adiante, em certas situações  só permanecemos vivos por sermos humildes e reconhecermos nosso lugar.
Na Haftarah temos uma citação que nos mostra a humildade da mãe do grande rei Salomão.
I reis 1:15-16 "E foi Bate-Seba ao rei na sua câmara; e o rei era muito velho; e Abisague, a sunamita, servia ao rei.  E Bate-Seba inclinou a cabeça, e se prostrou perante o rei; e disse o rei: Que desejas? ".
Bet-sheba ao chegar ante David hamelech ,inclinou-se, perante ele, mesmo sendo ele pai de seu filho, ela reconheceu , se colocou em seu lugar e demostrou humildade a David hamelech com aquele ato.O versículo 16 nos ensina uma grande lição, aquele que doa-se recebe do outro, Rabam Gamliel no pirke avot II-4 "Executa a Sua vontade ( de Hashem) como a tua própria para que considere a tua vontade como Sua.Sacrifica o teu desejo ao Seu, para que sacrifique os desejos dos outros aos teus."Rabam explica o que Bet-sheba fez na presença de David hamelech, vou simplificar, todo rei almeja ser honrado, foi o que Bet-sheba o fez, mesmo não havendo necessidade, pois David era pai de seu filho, dispensando assim um cerimonial maior, mas ela não se sentia menos por inclinar-se, por humilhar-se perante o rei , pois era uma mulher valorosa e humilde , essa atitude condiz com as palavras de Rabam "sacrifica o teu desejo ao Seus", se queremos ser honrados primeiramente devemos honrar tratar a pessoa como desejaríamos ser tratados, o problema é que muitos de nós se sente menor por servir ao próximo, o que não é realidade; "para que sacrifique o desejo dos outros aos teus". A partir do momento que Bet-sheba se inclinou perante David hamelech ela "sacrificou"o próprio desejo de honraria, sendo assim ,o Eterno passa a reconhecer essas atitudes de humildade e "sacrificou" o desejo de David hamelech aos dela; retomemos o versículo I Reis 1:16 "E Bate-Seba inclinou a cabeça, e se prostrou perante o rei; e disse o rei: Que desejas?" quando David hamelech pergunta que desejas ele esta devolvendo a honra que ela apresentou a ele , sedendo a ele um pedido.Com HASHEM não é diferente quando demostramos honra por suas mitsvot certamente ele nos dará a oportunidade de pedirmos algo a ELE , pois sacrificamos os nossos desejos aos dele , e Ele aos nossos, mas é importante lembrar que antes devemos fazer a nossa parte, inclinando nossa cabeça por humildade, e não em busca de recompensa , nossos sábios dizem que não devemos ser como escravos que trabalham em prol de uma recompensa, e sim servos que amam servir.
Avraham quando demostrou humildade abriu uma brecha para que seus desejos fossem atendidos, mostrando claramente que servir, ser humilde é honra e não vergonha.
Agora falaremos de um segundo aspecto importantíssimo de Am Yisrael, que proporcionou meios para que ainda existamos.
Gênesis 23-6 "Ouve-nos, meu senhor; príncipe de Deus és no meio de nós; enterra a tua morta na mais escolhida de nossas sepulturas; nenhum de nós te vedará a sua sepultura, para enterrar a tua morta"
Como os filhos de Hete descendentes de Canaã reconheciam que Avraham era um Principe de HASHEM? Avraham se trajava como tal, falava como tal, agia como tal, como um homem escolhido por HASHEM! Por isso da necessidade de nós judeus mostrarmos a nossa identidade de povo eleito,para que os povos nos vejam e digam assim como foi dito a Avraham, Maimonedes em seu livro mishnê Torah , da uma clara ênfase no assunto,além dele nossos sábios do talmud dizem de devemos nos esforçar para sermos reconhecidos como Judeus ,como por exemplo em uma manchete de jornal "Yachne ,judeu, que atua como profissional na área de medicina deu uma grande contribuição no avanço cientifico nessa área ." Os talmudistas dizem que nossa qualidade de guardadores da lei , das mitsvot , deve ser a primeira coisas em nós a ser notada , pois ela deve ser a nossa maior preocupação, as outras coisas veem em segundo plano, primeiramente a lei Divina, denotamos esse atributo em Avraham, que era conhecido como נשיא o termo נשיא pode ser traduzido como Príncipe, presidente,  ou seja Avraham era conhecido como um representante eleito por HASHEM ,mostrando o seu valor ante a sociedade . Esses atributos são responsáveis por ainda haver a emuna judaica, cabe a nossa geração fazermos igual a Avraham , e passarmos ao mundo que somos נשיא de HASHEM na terra , que somos representantes do Divino na terra, e que nosso maior atributo seja esse, de homens que servem A  אלוהי האמת ao Deus da verdade . Shalom!


Yachne ben Avraham כנ בן אברהם '

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

פרשת וירא Parashat Vayera

פרשת וירא
Parashat Vayera

Shalom nesta parashat Vayera abordaremos vários assuntos enfatizando o tópico "nossos Pais"
Gênesis 18:23-33 " 23 E chegou-se Abraão, dizendo: Destruirás também o justo com o ímpio?
24 Se porventura houver cinqüenta justos na cidade, destruirás também, e não pouparás o lugar por causa dos cinqüenta justos que estão dentro dela?
25 Longe de ti que faças tal coisa, que mates o justo com o ímpio; que o justo seja como o ímpio, longe de ti. Não faria justiça o Juiz de toda a terra?
26 Então disse o SENHOR: Se eu em Sodoma achar cinqüenta justos dentro da cidade, pouparei a todo o lugar por amor deles.
27 E respondeu Abraão dizendo: Eis que agora me atrevi a falar ao Senhor, ainda que sou pó e cinza.
28 Se porventura de cinqüenta justos faltarem cinco, destruirás por aqueles cinco toda a cidade? E disse: Não a destruirei, se eu achar ali quarenta e cinco.
29 E continuou ainda a falar-lhe, e disse: Se porventura se acharem ali quarenta? E disse: Não o farei por amor dos quarenta.
30 Disse mais: Ora, não se ire o Senhor, se eu ainda falar: Se porventura se acharem ali trinta? E disse: Não o farei se achar ali trinta.
31 E disse: Eis que agora me atrevi a falar ao Senhor: Se porventura se acharem ali vinte? E disse: Não a destruirei por amor dos vinte.
32 Disse mais: Ora, não se ire o Senhor, que ainda só mais esta vez falo: Se porventura se acharem ali dez? E disse: Não a destruirei por amor dos dez.
33 E retirou-se o SENHOR, quando acabou de falar a Abraão; e Abraão tornou-se ao seu lugar."
Oque aprendemos com esses  10 versículos?A insistência de Avraham? A teimosia de Avraham? Ou para outros a tolice de Avraham? Alguns alegam ser tolice de Avraham por interceder por um povo, idolatra , que o Eterno em sua justiça achou por bem destruir aquela nação. Para mim vejo Avraham como um grande pai, que condoer-se-ia pelo próximo sem ao menos conhece-lo , Avraham foi insistente sim , foi teimoso sim, porém tolo certamente que não , pois Avraham tinha a centelha Divina em seu caráter , ele amava a todos como se fossem todos seus irmãos e filhos, e isso explica por que de o chamarmos de Avraham Avinu (Abraão nosso pai), Avraham lutou por aquela causa ao extremo, a ponto de não ter mais o que se fazer a favor daquelas pessoas, por isso que HASHEM sempre enfatiza ao longo da história de Avraham que por ele seriam benditas todas as famílias da terra , pois era um homem justo , um verdadeiro tsadik, que em prol de sua fé estava disposto a sacrificar o que ele tinha como esperança , o seu filho Isaque , o filho da promessa de sua perpetuidade. Gênesis 18:18 "Visto que Abraão certamente virá a ser uma grande e poderosa nação, e nele serão benditas todas as nações da terra"
Outro Gadol Av que podemos citar ,é Moshe rabenu, que também nos deu exemplo de amor incondicional por um povo rebelde aos olhos de HASHEM. 
Êxodo 32:30-33 " 30 E aconteceu que no dia seguinte Moisés disse ao povo: Vós cometestes grande pecado. Agora, porém, subirei ao SENHOR; porventura farei propiciação por vosso pecado.
31 Assim tornou-se Moisés ao SENHOR, e disse: Ora, este povo cometeu grande pecado fazendo para si deuses de ouro.
32 Agora, pois, perdoa o seu pecado, se não, risca-me, peço-te, do teu livro, que tens escrito.
33 Então disse o SENHOR a Moisés: Aquele que pecar contra mim, a este riscarei do meu livro."
Aqui também vemos a mesma característica de Avraham em Moshe,mesmo Moshe não aprovando a atitude do povo como é dito no verso 31 " ....Ora, este povo cometeu grande pecado fazendo para si deuses de ouro." mostrando que tanto Moshe como Avraham reconheciam o pecado do povo , Avraham em sua por assim dizer "Intercessão"falava "destruirás o justo junto com o impio?..." "se houverem 10 justos preservara a cidade?" este exemplo nos mostra  que Avraham sabia que naquela cidade não haviam nem 50 , nem 40, nem 20 , nem 10 justos, pois eram todos cruéis e pecadores, mas mesmo assim praticou o que chamamos de chessed, bondade para com aquelas pessoas, pois sendo ele justo um verdadeiro TSADIK , sentiu-se na obrigação de fazer tudo que lhe era possível intercedendo entre o povo e HASHEM; Moshe Rabenu também como tsadik intercedeu pelo povo, até o extremo a ponto de pedir que HASHEM o risca-se do livro da vida , do OLAM HABA ; dois grandes homens , dignos de ser lembrados como nossos pais .
Temos outro , o rabino maior Yeshua HaMashiach , que sacrificou sua vida literalmente, não por um unico povo , mais por todas as nações da terra. 
Mateus 27:54 "E o centurião e os que com ele guardavam a Jesus, vendo o terremoto, e as coisas que haviam sucedido, tiveram grande temor, e disseram: Verdadeiramente este era Filho de Deus"
Romanos 9:24-29 "24 Os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios?
25 Como também diz em Oséias: Chamarei meu povo ao que não era meu povo; E amada à que não era amada.
26 E sucederá que no lugar em que lhes foi dito: Vós não sois meu povo; Aí serão chamados filhos do Deus vivo.
27 Também Isaías clama acerca de Israel: Ainda que o número dos filhos de Israel seja como a areia do mar, o remanescente é que será salvo.
28 Porque ele completará a obra e abreviá-la-á em justiça; porque o Senhor fará breve a obra sobre a terra.
29 E como antes disse Isaías: Se o Senhor dos Exércitos nos não deixara descendência, Teríamos nos tornado como Sodoma, e teríamos sido feitos como Gomorra."

Romanos 10:4-13 "4 Porque o objetivo da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê.
5 Ora Moisés descreve a justiça que é pela lei, dizendo: O homem que fizer estas coisas viverá por elas.
6 Mas a justiça que é pela fé diz assim: Não digas em teu coração: Quem subirá ao céu? ( isto é, a trazer do alto a Cristo. )
7 Ou: Quem descerá ao abismo? ( isto é, a tornar a trazer dentre os mortos a Cristo. )
8 Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos,
9 A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.
10 Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.
11 Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido.
12 Porquanto não há diferença entre judeu e grego; porque um mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam.
13 Porque todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo"
[nota ao leitor romanos 10:4 esta traduzido na maioria da biblias a palavra grega traduzida aqui como fim é teloes, que também pode ser traduzida como objetivo ou propósito.Mudanças feitas por jerônimo a mando do papa]
Avraham avinu intercedeu por aquelas cidades, Moshe rabenu por Am Yisrael e Yeshua HaMashiach por kol haaretz .O Mashiach , bendito seja ele , deu a maior prova de chessed por aqueles que não o "conheciam" como diz o velho jargão "fazei o bem sem olhar a quem"
Todos esses tsadikim marcaram a nossa história, por coisas simples, que apenas grandes homens conseguem fazer, amar, praticar chessed para com todos. E nós sera que queremos mudar a história?Sera que sermos lembrados por nossos atos de chessed?
Ou sera que nem seremos lembrados? Assim como milhões e milhões, esquecidos pelo tempo.Devemos começar com coisas simples amando mais aqueles que estão próximo a nós para nos acostumarmos a amar, praticar pequenos atos de chessed, até que se tornem grandes, será que poderemos um dia ser chamados de Pais? ou sera que seremos simplesmente reprodutores da raça humana? 
Que o exemplo de Avraham, de Moshe, Do Mashiach Yeshua fiquem circunscrito em nossos corações, e lembremos deles ao nos deitar e ao nos levantar assim como diz o Shemah Yisrael . Shalom alechem

Yachne ben Avraham כנ בן אברהם '

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

פרשת לך לך Parashat Lech Lecha

פרשת לך לך
Parashat Lech Lecha
Shalom , uma das maiores provas de autenticidade da Torah é que nada que está nela escrita é por acaso, tudo tem seu significado, nen sequer um alef nela esta escrito por acaso, e é interessantíssimo como tudo está interligado, uma parashah complementa a outra. Logo depois da história de Noach " a regeneração" da terra vem a parashah de lech lecha que nos conta um pouco da história de vida de Avraham Avinu.
Um aspecto semelhante que encontrei nesta parashah foi o mesmo ato de Noach ,assim que saiu da arca (Gên 8:20" , e esse aspecto é a gratidão.
Hoje raramente vemos pessoas falando bem das coisas que lhes acontecem, tendemos para o mal, nossa ietser hara , e vemos apenas o lado negativo das coisas, e nos esquecemos de HASHEM em consequência disso.
Em Duties of the heart (vol2,pág-99) lemos sobre um homem muito piedoso, que estava caminhando com seus alunos.Quando passaram por um cachorro morto que exalava mal cheiro, os discípulo comentaram: "que horrível o cheiro, dessa  carcaça".Mas o piedoso professor disse "Como são brancos os dentes dela".
Os Alunos lamentaram terem deito aquela observação.Rav Bachya comenta " se é repreensível fazer uma observação pejorativa sobre um cão, imagine-se então fazer isso a respeito de um ser humano. E assim como é apropriado elogiar a carcaça de um cão pela brancura de seus dentes,é um dever muito mais imperioso elogiar um ser humano dotado de inteligência e compreensão. Na verdade,o objetivo do piedoso professor era instruir seus alunos a não acostumarem a linguá a falar o mal, para que a a autoconcentração se tornasse natural para eles, e acostumarem a língua a falar bem dos outro, para que também isso se tornasse para eles um habito fixo"natural".(Livro Ninguém é perfeito - o manual de Mirian Adaham -pg 264).
Certamente aprendemos lições valiosas com esse relato, Avraham Avinu foi um dos primeiros a nos dar o bom exemplo de como devemos agir. 
Gênesis 13:18 "E Abrão mudou as suas tendas, e foi, e habitou nos carvalhais de Manre, que estão junto a Hebrom; e edificou ali um altar ao SENHOR. "
A Torah nos da varios relatos da vida do AMIGO de HASHEM dentre um deles é o caso como seu sobrinho ló onde ocorreu um mal entendido, e nos mostro por que temos orgulho de chamá-lo de Avraham AVINU (nosso pai) agiu de forma sábia com muita humildade, a agir como agiríamos, não cedendo o terreno que HASHEM lhe deu ,  cedeu a oportunidade a seu sobrinho para escolher aonde queria ficar, mesmo sendo ele o dono daquelas terras , e falou a seu sobrinho escolhe onde tu queres ficar que irei na direção oposta, e mesmo tendo que ceder as melhores terras a seu sobrinho qual foi a primeira coisa que Avraham o fez? Edificou um altar de agradecimento ao Eterno ,bendito seja ele, aquele professor a pouco citado teve uma atitude semelhante , enquanto a maioria de nós é pessimista , ele viu algo de bom naquela situação, assim como Avraham chegou em Manré e fez sacrifícios ao Eterno em sinal de Gratidão pelo local aonde ele morava , não importando aonde fosse o que realmente importava a Avraham era agradecer ao Criador por lhe haver dado algo, enquanto uma grande maioria de nós fariamos o oposto de Avraham Avinu , primeiramente não cederíamos a terra - "não esta terra HASHEM me deu e é minha, e se caso pela misericórdia Divina cedêssemos  no minimo falariamos mal de ló, Chegariamos em manré e a edificarmos altares de agradecimento ,encheriamos ares de "lashon Hará  " amaldiçoando a Ló por nos haver tomado algo que a nós foi prometido, temos de educar nossas mentes e nossos corações para sermos mais gratos a HASHEM pelas coisas que nos dá, que nos tira , pois assim como Avraham foi humilde ao aceitar mudarse-se também tenhamos essa humildade ,de aceitar as coisas, como HASHEM as quer.
A  Brit Hadasha em tiago 4:10 nos da uma dimensão por que Avraham foi tão prospero  "Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará." 
 Felipenses 2:3-4 " Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros."
Os Goim não entendem porque o povo judeus é tão prospero, pois estes versos nos mostram o porque! Sejamos um pouco de Avraham Avinu, humildes e gratos pelo simples fato de respirarmos, pois é apenas pela misericórdia Divina que temos o folego de vida em nossos corpos ,
Shalom lehitra'ot

Yachne ben Avraham כנ בן אברהם '

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

פרשת נח Parashat Noach

פרשת נח
Parashat Noach
Shabat Passado estudamos a parashat Bereshit, onde abordamos a necessidade de termos iniciativa, hoje também faremos uma Remiz (analogia,simbolismo)   voltada a alguns aspectos semelhantes.
Por que HASHEM queria exterminar sua criação?
Gênesis 6:13 o fala "Então disse Deus a Noé: O fim de toda a carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a terra. ". E o que este versículo quer dizer? Fazendo Remiz pode-se dizer que HASHEM queria exterminar sua criação pois havia a necessidade de inovar, fazer novas criaturas pois aquela criação não lhe agradava mais. Nossa vida particular não se distância muito disso, vivemos uma vida de erros "inconsequentes", porém dado momento chega a hora de decidir se inovamos, ou se seremos destruídos junto aos outros. Mas e como fugir da destruição? Assim como Noach fugiu da destruição porque tinha uma arca para se refugiar , que o Eterno haveria ordenado-lhe que a construí-se para que pudesse sobreviver. Nós também possuímos uma arca para nos refugiar dos perigos , para nos livrar da morte, algo muita além de um barco, muito mais complexo, porém mais simples ,concomitantemente , a Torah , pois para guardarmos as ordenações de HASHEM não dependemos de conhecimento Náutico, e sim de nossa própria força de vontade, da nossa vontade de inovar, de mudar o nosso caminho, e o que nos foi ordenado?
Deuteronômio 32:47 "Porque esta palavra não vos é vã, antes é a vossa vida; e por esta mesma palavra prolongareis os dias na terra a qual, passando o Jordão, ides a possuir. "
Salmos 19:7-10 "A lei do SENHOR é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do SENHOR é fiel, e dá sabedoria aos símplices.  Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração; o mandamento do SENHOR é puro, e ilumina os olhos.  O temor do SENHOR é limpo, e permanece eternamente; os juízos do SENHOR são verdadeiros e justos juntamente.  Mais desejáveis são do que o ouro, sim, do que muito ouro fino; e mais doces do que o mel e o licor dos favos."
Sempre que desejamos mudar algo que já estamos acostumados sofremos, justamente pela lei da Inercia"todos os corpos são "preguiçosos" e não desejam modificar seu estado de movimento: se estão em movimento, querem continuar em movimento; se estão parados, não desejam mover-se. Essa "preguiça" é chamada pelos físicos de Inércia".Se somos preguiçosos não fazendo questão de nos esforçar perante o Divino (bendito seja ELE) certamente sofreremos demasiadamente quando tentarmos mudar, pois tendemos a ficar parados, porém quando conseguimos nos superar nosso ietser hará  é chegada a hora do "diluvio" onde nossa antiga vida aos poucos passa a ser mudada.
Gênesis 7:17 " E durou o dilúvio quarenta dias sobre a terra, e cresceram as águas e levantaram a arca, e ela se elevou sobre a terra.  E prevaleceram as águas e cresceram grandemente sobre a terra; e a arca andava sobre as águas.
E as águas prevaleceram excessivamente sobre a terra; e todos os altos montes que havia debaixo de todo o céu, foram cobertos.
Quinze côvados acima prevaleceram as águas; e os montes foram cobertos.
E expirou toda a carne que se movia sobre a terra, tanto de ave como de gado e de feras, e de todo o réptil que se arrasta sobre a terra, e todo o homem.
Tudo o que tinha fôlego de espírito de vida em suas narinas, tudo o que havia em terra seca, morreu. 
Noach passou pelo processo de purificação da terra , ou seja nós também passamos por uma época de adaptações, então depois de passado o tempo de nossa purificação onde vemos que HASHEM é unanime, apenas trilhando seus caminhos é que encontramos a redenção, HASHEM lembra-se-a de nós e fara cessar a tempestade.
Gênesis 8:1-2"E LEMBROU-SE Deus de Noé, e de todos os seres viventes, e de todo o gado que estavam com ele na arca; e Deus fez passar um vento sobre a terra, e aquietaram-se as águas.  Cerraram-se também as fontes do abismo e as janelas dos céus, e a chuva dos céus deteve-se. "
Chegamos ao 3º estagio de quando resolvemos fazer a mudança em nossas vidas.
Gênesis 8:9 "A pomba, porém, não achou repouso para a planta do seu pé, e voltou a ele para a arca; porque as águas estavam sobre a face de toda a terra; e ele estendeu a sua mão, e tomou-a, e recolheu-a consigo na arca. "
Nós somos a pomba saímos pensando estar prontos para viver uma nova vida, porém logo vemos que ainda não estamos preparados para enfrentar a nossa nova vida, então voltamos para a "arca" e HASHEM estendera sua mão mais uma vez, e se realmente quisermos evoluir, aprimoraremos a nossa fé.
Gênesis 8:10-11 "E esperou ainda outros sete dias, e tornou a enviar a pomba fora da arca. E a pomba voltou a ele à tarde; e eis, arrancada, uma folha de oliveira no seu bico; e conheceu Noé que as águas tinham minguado de sobre a terra".
Desta vez estamos mais forte , já aprimoramos nossa nova identidade, já estamos quase "independentes" já podemos sair e voar, percebemos que as águas já minguaram de sobre a face da terra ;
Gênesis 8:12 "Então esperou ainda outros sete dias, e enviou fora a pomba; mas não tornou mais a ele."
Chega a hora de realmente assumirmos a nossa identidade de judeus,e sermos livres , não de grilhões , mas de espirito, pois encontramos em HASHEM em suas mitsvot em Seu Mashiach, a nossa proteção , no momento em que estávamos frágeis fugindo de nossa velha natureza HASHEM nos colocou sobre sua arca. se passarmos por estas fases estaremos prontos para "voarmos" livremente .

   Yachne ben Avraham כנ בן אברהם '