sexta-feira, 24 de junho de 2011

פרשת קרח Parashat Korach

פרשת קרח
Parashat Korach

I Samuel 12:8
" Havendo entrado Jacó no Egito, vossos pais clamaram ao SENHOR, e o SENHOR enviou a Moisés e a Arão que tiraram a vossos pais do Egito, e os fizeram habitar neste lugar."

Números 16:41 "Mas no dia seguinte toda a congregação dos filhos de Israel murmurou contra Moisés e contra Arão, dizendo: Vós matastes o povo do SENHOR. "

O que percebemos nestes dois versículos ?
Por muitas e muitas vezes agimos com estultícia , imitando a este povo rebelde o qual tentou a D..s por dez vezes, agindo com incredulidade e precipitação. O povo de Israel quando cativo no Egito clamavam com voz de choro ao Eterno D..s de Abraão , Isaque e Jacó o Eterno lhes atendeu em seus pedido enviando-lhes Moshe e Aharon como libertadores de sua escravidão vivenciada por cerca de 300 anos na terra do Egito, porém quando homens com inveja desafiam seus libertadores , questionando a veracidade de seus ministério eles esquecem , quem a pouco eram cativos , igualmente nós por muitas vezes clamamos ao Eterno para que sane alguma de nossas dificuldades , no entanto não aceitamos que Ele faça-o de sua maneira , temos que nos subordinar a solução enviada a nós , quantas vezes nos deparamos com palavras de sabedoria e admoestação , porém não damos o valor devido a aquelas palavras que podem acabar com nossa servidão carnal, assim nos deixando livres de nossos opressores .

Provérbios 1:7
"O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução. "
Já dizia o Grande sábio Slomo ben David em Provérbios 1:10 "Filho meu, se os pecadores procuram te atrair com agrados, não aceites."
Devemos nos afastar dos homens perversos , devemos nos afastar de tudo que lhes pertence , pois o homem perverso acaba com as boas veredas dos justos , confiemos mais em nossos lideres dando-lhes o seu devido respeito a final eles representam a própria Torah, pois através deles e que alcançamos os ensinamentos Divinos e através de tais conhecimento nos é dada a vida no Olam Raba por intermédio de nosso mestre maior Yeshua HaMashiach.



Yachne ben Avraham כנ בן אברהם '


domingo, 19 de junho de 2011

Parashat Shelach lecha פרשת שלח לך

פרשת שלח לך

Parashat Shelach lecha
Marcos 9:23" E Yeshua disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê. "

Começamos a analisar estas palavras de Adon Yeshua HaMashiach , as quais têm muita concomitância com esta parasha, onde dois grandes homens muito antes de Yeshua , mostram que para se herdar as promessas de HASHEM é preciso ter fé , pois aquele que age sem fé é pobre de espirito.

Números 13:30 " Então Calebe fez calar o povo perante Moisés, e disse: Certamente subiremos e a possuiremos em herança; porque seguramente prevaleceremos contra ela. "

Calebe com sua fé calou a todo o povo , pois mostrou ser diferente dos demais , pois usufruía de muita fé; o povo de Yisrael , muitas vezes foram castigados por não acreditarem no poder DIVINO .
Números 14:24 "Porém o meu servo Calebe, porquanto nele houve outro espírito, e perseverou em seguir-me, eu o levarei à terra em que entrou, e a sua descendência a possuirá em herança. "

Sobre Calebe estava um espirito diferente dos demais espias que murmuravam , a fé de Josué e Calebe fez com que eles entrassem na terra prometida ."Tudo é possível ao que crê".
Igualmente nós da nova aliança , se agirmos por fé herdaremos a terra da promessa .Os espias ao Falarem aquelas palavras de pessimismo agiram contra a vontade de HASHEM .
I Corintios 10:10 "E não murmureis, como também alguns deles murmuraram, e pereceram pelo destruidor. "
Shaul HaShaliach nos fala em I Corintios 10:32-33"não vos torneis causa de tropeço nem aos judeus, nem aos gentios, nem à igreja de Deus.
Como também eu em tudo agrado a todos, não buscando o meu próprio proveito, mas o de muitos, para que assim se possam salvar. "
Shaul nos fala que não devemos ser como tropeço para ninguém , devemos ser Agradáveis a todos ou seja , usar palavras de otimismo palavras de fé.
Josué e Calebe na dificuldade de terem gigantes como seus inimigos , viram a oportunidade de possuir a terra da promessa "se a nós foi prometida ,vamos conquista-la ". Na Carta de Shaul aos Romanos capitulo 5:3-5 " E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência,
E a paciência a experiência, e a experiência a esperança.
E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. "
Nesses versos falam exatamente o que Josué e Calebe viviam naquele momento , nós devemos agir igualmente se queremos Herdar a terra da promessa que mana leite e mel ,uma terra de pessoas que perseveraram em Mashiach , uma terra de fé.
Números 14:8"Se o SENHOR se agradar de nós, então nos porá nesta terra, e no-la dará; terra que mana leite e mel. "

Não sejamos como os dez espias que falharam na sua missão , vamos agir como vencedores , como Josué e Calebe que habitaram na terra da promessa , porque creram , que tudo é possível naquele que crê no DEUS Criador do universo , gigantes são como pão, prestes a serem devorados por aqueles que possuem fé em HASHEM o DEUS Vivo , que da mesma forma que aqueles que criam que iriam entrar na terra, por intermédio de Yehoshua (Josué ) à possuíram , e nós por intermedio de Bene HASHEM,Yeshua HaMashiach também possuiremos a nova Yerushalaim.




Yachne ben Avraham כנ בן אברהם '

domingo, 12 de junho de 2011

פרשת בהעלותך Parashat Behaalotecha


פרשת בהעלותך

Parashat Behaalotecha

Shalom hoje estaremos abordando um aspecto interessante da parashat Behaalotecha , que compreende o texto de Números 8:1 a 12:16 .Esta parashah traz a nós um ensinamento interessantíssimo cujo e de que devemos obedecer incondicionalmente .
Começamos a analisar o texto de Nm:9:21
" Porém, outras vezes a nuvem ficava desde a tarde até à manhã, e quando ela se alçava pela manhã, então partiam; quer de dia quer de noite alçando-se a nuvem, partiam."
Percebemos que o povo de Yisrael avia de obedecer o mandado do Eterno não importando a hora, ou a circunstancia , quer de dia quer a noite , todos deveriam seguir os mandados de Hashem. Hoje estamos de forma alusiva sob a nuvem do Eterno , ela que nos protege das doenças , da morte, da fome, etc , e da mesma forma devemos fazer a nossa parte , o Eterno lhes dava proteção porém em troca eles deveriam seguir a nuvem , sobre qualquer circunstancia , nós igualmente devemos obedecer, não importando se é dia ou se é noite .
A Brit Hadashah também nos traz alguns ensinamentos nesse aspecto abordado, vejamos o livro de Filipenses 2:14
" Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas;"
Devemos fazer as coisas a Hashem de bom grado sem murmurar , sem contendas.Em nossos dias muitos que seguem uma mistvah , mas acusam o próximo de não a seguir , ou mesmo de segui-la da forma errada ou mesmo se vangloria por estar cumprindo a uma mitsvah , ai vem outra qualidade que devemos obter que é a humildade.
Shaul Hashaliach em sua carta aos felipenses capitulo 2 versos 3 e 4 nos dizem assim :
" Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo.
Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros. "
Na atualidade a humildade é algo raro a se encontrar nas pessoas , pois uma grande parte das pessoas almeja ser melhor que as outras para ter o gosto de vangloriar-se , muito ao contrario do que nos ensinam as escrituras. Nossos sábios também falam a respeito desses aspectos no Pirke Avot:
V-14 :
Há quatro espécies de homens . Uns dizem:"o que é meu é meu , e o que é teu é teu ", estes são os mais vulgares, e foi este , segundo dizem, o uso dos habitantes de Sodoma.Outros dizem :"o que é meu é teu e o que é teu é meu", estes são os ignorantes. Os que dizem :"o que é meu é teu, e o que é teu é teu ", são os justos. Os que dizem :"o que é teu é meu , e o que é meu é meu ", são os ímpios.

verso esse parecido com o que Shaul Hashaliach instruía em sua carta aos Filipenses lida anteriormente.
II-9 Raban Iohanan ben Zacái foi discípulo de Hilel e Shamai , e dizia: se aprendeste muito da Lei Divina não julgues esse fato como mérito teu, pois para tal foste criado .

O povo de Yisrael haveria prometido ao Criador do Universo que tudo quando lhes fosse ordenado fariam e obedeceriam conforme Devarim 5:24 (Deuteronômio 5:27 na bíblia).
Devemos copiar os bons exemplos do nosso povo Yisrael como João nos aconselhou em
III João 1:11 " Amado, não sigas o mal, mas o bem. Quem faz o bem é de Deus; mas quem faz o mal não tem visto a Deus. "
Devemos também orar por nossos irmãos para que também alcancem a compreensão da Lei Divina , o amor a sabedoria e também a humildade.
Filipenses 14:9
" E também faço essa oração: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento, "
Devemos orar e fazer a mesma petição que David fez a Hashem
Salmos 119:34 "Dá-me entendimento, e guardarei a tua lei, e observá-la-ei de todo o meu coração. "
Números 9:23 " Ou, quando a nuvem sobre o tabernáculo se detinha dois dias, ou um mês, ou um ano, ficando sobre ele, então os filhos de Israel se alojavam, e não partiam; e alçando-se ela, partiam. "

Aquele que se esforça em cumprir as mitsvot incondicionalmente alcança, sabedoria , paz, alegria, humildade e a Vida Eterna , vamos evoluir, vamos morrer na carne e viver no Espirito , pois a nós , por Yeshua HaMashiach foi nos dado o direito e o dever de obedecermos , tanto de dia quanto a noite, um dia ou um ano, Sejamos todos verdadeiros Tsadikim .



Yachne ben Avraham כנ בן אברהם '

domingo, 5 de junho de 2011

Parashat Nasso פרשת נשא


פרשת נשא
Parashat Nasso

Pois bem hoje vamos analisar a Parashat Nasso a qual logo no seus versículos iniciais encontramos algumas lições de grande valor.
Está Parasha da continuidade a parashat bamidbar onde foram contados os filhos de Israel os quais foram separados em tribos, e é justamente neste fato que devemos prestar Atenção.
Todos segundo suas familia foram contados e aqueles que estavam aptos (como mencionado na parashat bamidbar ) da familia de Levi tiveram suas tarefas a serem seguidas conforme o Eterno lhes ordenara ;
Números 4:31
"Esta, pois, será obrigação do seu cargo, segundo todo o seu ministério, na tenda da congregação: As tábuas do tabernáculo, e os seus varais, e as suas colunas, e as suas bases; "

Tanto os Guershonitas como os da familia de kehat(Coate) e os da familia de Merari tinham suas tarefas, igualmente nós um povo escolhido por Hashem , todos também devemos ser colaboradores com a "manutenção do Mishkan" alguns foram designados a carregarem cortinas , tábuas, a Arca da aliança , ou até mesmo oficiarem os sacrifícios ou seja todos tinham que subsidiar com benevolência na obra do Eterno .
Hoje em nossos dias são poucos os que almejam colaborar com o serviço da congregação , muitos quando designados fogem do que lhes fora designado , se somos o mesmo povo de Israel porque fazemos obras diferentes as deles? É claro que é importante lembrar das palavras descritas na Brit hadasha
Tessalonicenses 5:21
" EXAMINAI tudo. Retende o bem"
Porque então copiamos o que é mal ? Devemos agir em favor do "corpo" como diria Shaul hashaliach em suas cartas, se cada um dos membros fizer o que lhes fora incumbido o corpo funcionara , mas caso o menos dos membros não funcione , todo corpo sofrera , todos devemos ser colaboradores por menos "importância ou celebridade " que tenha a sua incumbência devemos pois colaborar. Cada um recebera conforme suas obras como está escrito em Números 7:5
"Recebe-os deles, e serão para servir no ministério da tenda da congregação; e os darás aos levitas, a cada qual segundo o seu trabalho".

Hoje com Mashiach temos a possibilidade de fazermos mais do que nos fora solicitado, no livro de 1ª Keifa 2:5 (Pedro) aprendemos que devemos fazer sacrifícios espirituais a Hashem por intermédio de Yeshua hamashiach.
" Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Hashem por Yeshua haMashiach. "

Devemos fazer este sacrifício espiritual de bom coração pra que sejam agradáveis "as narinas de HASHEM" , pois aquele que faz apenas aquilo que lhe fora incumbido deve considerar-se servo inútil isso Mashiach falou em uma de suas exortações descritas no livro de Lucas 17:10 "Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer. "

Vamos fazer parte dos contados de Israel ; vamos fazer o que fora a nós designado, vamos fazer a diferença e fazer mais do que nos fora ordenado pois hoje temos Yeshua como nosso Mashiach.
Sejamos pois todos colaboradores e imitadores de Yeshua HaMashiach.


Yachne ben Avraham Avinu כנ בן אברהם אבינו'