terça-feira, 19 de abril de 2011

Por que Nadabe e Abiu morreram?



Shalom hoje estarei fazendo alguns comentários e mostrando o meu ponto de vista baseado em alguns versos bíblicos, vou dar uma explicação referente a morte dos dois filhos de Aharon.
Levítico 10
1 "E OS filhos de Arão, Nadabe e Abiú, tomaram cada um o seu incensário e puseram neles fogo, e colocaram incenso sobre ele, e ofereceram fogo estranho perante o SENHOR, o que não lhes ordenara. "

O primeiro erro deles foi cada um pegar o seu próprio incensário, o que é errado pois lá já havia um incensário o qual o Eterno mandara ungir como está escrito em Exôdo 40 verso 5 e 9
"5 E porás o altar de ouro para o incenso diante da arca do testemunho; então pendurarás a cortina da porta do tabernáculo. "
"9 Então tomarás o azeite da unção, e ungirás o tabernáculo, e tudo o que há nele; e o santificarás com todos os seus pertences, e será santo. "
esse dois versos mostram o que deveria ser feito e Moshe rabenu fez conforme o SENHOR ordenará , os incensários deveriam ser ungidos para que não estivesse transgredindo uma mitsva.
"
e ofereceram fogo estranho" esse foi o segundo erro deles já que o Eterno além de ter mandado ungir os utensílios, também haveria ordenado o acendimento da menorá(castiçal) e com o fogo da menorá deveria se acesso o fogo do incenso assim como esta escrito em Êxodo 24 á 27
"24 Pôs também na tenda da congregação o candelabro na frente da mesa, ao lado do tabernáculo, para o sul,
25 E acendeu as lâmpadas perante o SENHOR, como o SENHOR ordenara a Moisés.
26 E pôs o altar de ouro na tenda da congregação, diante do véu,
27 E acendeu sobre ele o incenso de especiarias aromáticas, como o SENHOR ordenara a Moisés. "
perceba que nestes versos da pra ver a ordem em que deveria ser feito o ritual , primeiramente o acendimento da menorá e depois deveria ser acesso o incenso, uma observação interessante é que o fogo da menorá depois de seu ascendimento não era mais apagado. Quando eles colocam o seu próprio fogo eles estão indo contra o que fora ordenado pelo CRIADOR, conforme esta escrito em Êxodo 10: 1 "... o que não lhes ordenara. ".
O ritual de acender o incensário subtende-se que erá pra invocar a presença Divina , o qual se faria presente na fumaça do incenso assim como está escrito em Levítico 16:13 ,16:2
"13 E porá o incenso sobre o fogo perante o SENHOR, e a nuvem do incenso cobrirá o propiciatório, que está sobre o testemunho, para que não morra."
"2 Disse, pois, o SENHOR a Moisés: Dize a Arão, teu irmão, que não entre no santuário em todo o tempo, para dentro do véu, diante do propiciatório que está sobre a arca, para que não morra; porque eu aparecerei na nuvem sobre o propiciatório."
A fumaça do incenso serviria pra que o Eterno se fizesse presente, ate mesmo Arão correria o risco de morrer se não fizesse conforme o ordenado, ele não poderia entrar diante do véu em todo tempo pois o Eterno se faria presente na fumaça que estava diante do propiciatório.
Quando seus filhos infligem todas estas ordens, usar o incensário ungido , usar o fogo da menorá, quando eles acendem o incenso o Eterno se faz presente e por eles terem feito , não da maneira certa conforme o Eterno lhos ordenara , fizeram conforme as suas próprias vontades , o Eterno aparecera, e neste momento morreram fumegados como exemplo aos filhos de Israel, para mostrar que devemos fazer conforme a vontade do Eterno se queremos ser aceitos por ELE .

Trazendo esta historia como exemplo , que garantia temos de que não seremos fumegados?
Que se não cumprirmos tudo conforme nos foi ordenado, que garantia temos de que não seremos fumegado no lago de fogo? Acaso temos algum mérito? Acaso somos alguma coisa além de servos inúteis? Pois aquele que faz apenas o que lhe foi ordenado não é nada alem de um servo inútil(lucas 17:10) somos alguma coisa além de pó? Apenas pela misericórdia Divina, que nos deu o seu cordeiro, o seu filho, Yeshua hamashiach, que foi sacrificado por nós, o seu sangue foi derramado por nós , um dia todos estaremos ante o tribunal de Mashiach e seremos julgados segundo as nossas obras, sera que fazemos conforme D-us nos ordenara? Ou sera que somos iguais a Nadabe e Abiu, que fizeram o que quiseram fazer, e não o que D-us lhes ordenara!
Nós temos que servir ao criador e fazer segundo a sua vontade, pois somos todos indignos e pecadores, apenas pelo sacrifício do "cordeiro" recebemos o direito de perdão , agora cabe a nós garantirmos este perdão.


Yachne ben Avraham Avinu כנ בן אברהם אבינו'

domingo, 17 de abril de 2011

Parashat acharei mot פרשת אחרי מות

פרשת אחרי מות

Parashat Acharei Mot

Hoje estarei falando um pouco, um aspecto a respeito da parasha acharei mot.

Levitico 16:11 "E Arão fará chegar o novilho da expiação, que será por ele, e fará expiação por si e pela sua casa; e degolará o novilho da sua expiação. "Analisando profundamente este verso da torah, trazendo como exemplo para os nossos dias, já que hoje em dia já não é feito mais o sacrifício de animais, podemos também olharmos com outros olhos, e fazer a seguinte analogia:

Quando lemos a ordenança de que Arão deveria fazer o sacrifício primeiro por ele, podemos dizer que em nossos dias não é diferente, devemos reconhecer primeiro nossos erros, nossas falhas, nossos pecados para que depois que estivermos livres dos tais, não devemos temer ser repreendidos, pagar pelos nossos erros por que assim esta escrito Provérbios 3:12" Porque o SENHOR repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem." , e apenas depois de reconhecer que somos "humanos" devemos pensar em ajudar os nossos achim para que se façam livres também das falhas, dos erros, etc.

Os sábios nos dizem que devemos julgar nosso próximo favoravelmente por que assim esta escrito Mateus 7:2"Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós. "Lucas 6:37 " Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; soltai, e soltar-vos-ão. "

Um Relato muito conhecido do Talmud conta que um não judeu foi a Rabi Shamai ,e perguntou se ele poderia ensinar-lhe toda a Torah "em um pé so", Shamai mandou-o embora, pois não acreditava em "cursos relâmpago" sobre o judaismo.Então o não judeu foi ate Hilel, que era conhecido por sua paciência e bondade.Hilel não mandou o homem embora e respondeu sua questão do seguinte modo : "Em um pé só, a idéia mais importante do judaísmo é não fazer ao próximo o que não gostaria que fizessem a você.Dessa mesma forma que Hilel disse ao homem, da mesma forma que a torah nos ensina, levítico (19:18) ,devemos agir, devemos amar o nosso próximo, se não gostamos de ser julgados por que julgamos? Devemos ver em nós nossos erros , e reconhecer e perceber que podemos mudar , podemos evoluir, pois somos humanos e não pedras , e não animais , que da mesma forma que nascem , morrerão, mas o Eterno criador de todas as coisas, nos deu a oportunidade de compreender, de aprender , de evoluir, então vamos evoluir , vamos mudar , por que isso é o que Arão fez , "purificou-se ", e é isso que nós temos que almejar e alcançar.

Yachne ben Avraham Avinu כנ בן אברהם אבינו'

domingo, 10 de abril de 2011

parashát metsora פרשת מצורע


פרשת מצורע

Parashát Metsorá

Em uma Cidade do interior do Paraná havia um morador que tinha uma má fama , todos os outros moradores diziam que ele era uma velho avarento, "pão duro" , ranzinza , egoísta , antipático, mal- humorado ... etc.
Todos Diziam : quando este velho morrer não irão quatro pessoas para levarem seu caixão!
Havia também nesse lugar um destinto morador cujo curioso costume era de exaltar as qualidades dos falecidos em todos os enterros daquele lugar .Em um belo dia faleceu o nosso primeiro personagem, e pense que velório concorrido, toda cidade estava lá , não pelo velho rabugento, mas sim pra ouvirem o que o outro homem falaria a respeito do que jaz naquele dia.
Chegou o momento de descer o caixão houve um Grande silêncio todos esperavam ansiosos o segundo personagem se pronunciar. Então o homem se levantou , pigarreou e disse:
Coitado assobiava tão bem!

A Parashat Metsorá trata da ritualística a respeito da detecção e purificação da בנגע הצרעת (chaga de lepra) , uma doença espiritual que atacava as residencias , vestes e inclusive as próprias pessoas.
o Judaísmo entende e concorda que a lepra que acontecia entre os בני ישראל (filhos de israel) se originava por punição pelo pecado da לשון הרע (linguá má), ou seja a maledicência.
A lashon hará era um pecado tando de judeus como de gentios. é incrível como muitas pessoas perdem seu tempo cuidando da vida alheia encontrando defeitos nos seus "amigos" que muitas vezes são seus próprios defeitos, (
"Quando vires um homem bom, tenta imitá-lo; quando vires um homem mau, examina-te a ti mesmo".Confúcio.), colocam-se como juízes sobre a sua comunidade pois assim esta escrito,"Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Mashiach." Romanos 14:10 .
O livro de Salmos começa dizendo: ... "não te assente na roda dos escarnecedores" David ha mélech já se preocupava como o mal que há em pessoas se unirem para falar da vida alheia em zombar com maldade no coração.
Todos nós independente de nossas falhas (que individualmente devemos reconhecer e buscar teshuvá) possuímos virtudes que ultrapassam nossos defeitos. Que bom seria se nos reuníssemos para enaltecer as qualidades dos nossos irmãos...mesmo que seja no seu velório...



עבר בן ישראל Ever ben Yisrael

domingo, 3 de abril de 2011

פרשת תזריע parashat tazria


פרשת תזריע

Parashat Tazria


Levítico 13
1 FALOU mais o SENHOR a Moisés e a Arão, dizendo:
2 Quando um homem tiver na pele da sua carne, inchação, ou pústula, ou mancha lustrosa, na pele de sua carne como praga da lepra, então será levado a Arão, o sacerdote, ou a um de seus filhos, os sacerdotes.
3 E o sacerdote examinará a praga na pele da carne; se o pêlo na praga se tornou branco, e a praga parecer mais profunda do que a pele da sua carne, é praga de lepra; o sacerdote o examinará, e o declarará por imundo.
4 Mas, se a mancha na pele de sua carne for branca, e não parecer mais profunda do que a pele, e o pêlo não se tornou branco, então o sacerdote encerrará o que tem a praga por sete dias;
5 E ao sétimo dia o sacerdote o examinará; e eis que, se a praga, ao seu parecer parou, e na pele não se estendeu, então o sacerdote o encerrará por outros sete dias;

Nesta parasha podemos fazer a comparação lepra=maledicência, onde toda vez que falamos mal de alguém , é como se estivéssemos com lepra.
Existem certos "níveis de maledicência " que são como feridas para nosso espirito, nosso coração,nos fazendo mal, porém ainda não é lepra , se durante um certo tempo ficamos com essa ferida espiritual , e ela não se alastrar para o resto do corpo , ela é uma ferida que faz mal apenas a nós mesmos , ou seja quando pensamos mal de alguém ,pensamos em fazer mal a alguém ,porém este sentimento apenas esta conosco,em nossas mentes sem se alastrar as outras pessoas, então "não é lepra" e sim " pústula, Ferida". Se assim o fizermos refletirmos no mal em que estamos planejando ou pensando e tomarmos o cuidado necessário para que não se espalhe a maledicência, julgando nosso próximo com o beneficio da duvida, com favorecimento ,então seremos limpos , e temos chance de continuarmos com a nossa caminhada em paz.
Mas se aquele maldito sentimento continuar em nossos corações voltar a tona, então é lepra,somos vistos como leprosos espirituais perante o Eterno ( levitico13:14 Mas no dia em que aparecer nela carne viva será imundo.
15 Vendo, pois, o sacerdote a carne viva, declará-lo-á por imundo; a carne é imunda; é lepra.), e se esse sentimento ruim, que é o ódio, a raiva, o rancor, então não somos nada além de malditos leprosos.
(45 Também as vestes do leproso, em quem está a praga, serão rasgadas, e a sua cabeça será descoberta, e cobrirá o lábio superior, e clamará: Imundo, imundo.
46 Todos os dias em que a praga houver nele, será imundo; imundo está, habitará só; a sua habitação será fora do arraial.
47 Quando também em alguma roupa houver praga de lepra, em roupa de lã, ou em roupa de linho,
48 Ou no fio urdido, ou no fio tecido, seja de linho, ou seja de lã, ou em pele, ou em qualquer obra de peles), todo aquele que for considerado leproso de coração a pobreza , a miséria, a vergonha , a "nudez" , teremos de nos afastar dos demais , pois estamos imundos moraremos isolados dos demais , pois somos imundos de coração ,ou seja perdemos o direito de fazermos parte do povo que o Eterno escolheu para ser como seus filhos, por mais que alguém interceda por nós e os céus que foi o que aconteceu com Miriam e Moshe rabenu, ainda temos de sofrer as consequências dos maus atos , da má língua , ficaremos isolados por sete dias.
Se quisermos a redenção o perdão , a chance de voltarmos a fazer parte do povo de D-us , seguir viajem , devemos abandonar , queimar, rasgar, lavar nossos maus costumes ,nossos maus atos , e nos vestir de novas vestes limpas e sem manchas, para que sejamos novas pessoas , e limpos de coração , pois como está escrito" Salmos 139:23,24 Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos.
E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno."
Hilel grande sábio do povo judeu também nos disse : Amai a paz ,procurai a paz, amai as pessoas e aproximai-as da lei divina.
Sigamos o que esta escrito "Amaras o teu próximo como a ti mesmo".




Yachne ben Avraham Avinu כנ בן אברהם אבינו'