sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Banda larga popular da Telefônica é mais veloz que a da Net




SÃO PAULO (Reuters) - A Telefônica, por meio de sua subsidiária aJato, assinou nesta sexta-feira a adesão ao Programa Banda Larga Popular do governo de São Paulo, três meses e meio depois do lançamento do projeto. O plano da Telefônica dentro do programa tem velocidade de 256 kilobits por segundo (kbps), acima dos 200 kbps do oferecido desde o final de dezembro pela Net. Ambos têm mensalidade de 29,80 reais e incluem modem, instalação e provedor de Internet.

Israel relembra o Holocausto e critica Irã


OSWIECIM, POLÔNIA
Líderes israelenses prometeram ontem - durante cerimônia que lembrou os 65 anos do fim do campo de concentração nazista de Auschwitz e o Dia Internacional para a Recordação do Holocausto - que farão de tudo para proteger o Estado de Israel e o povo judeu contra novas agressões.

"Neste lugar, prometo, como líder do Estado judeu, que nunca mais permitiremos que a mão do mal destrua a vida de nosso povo e a vida de nosso Estado", disse o premiê israelense, Binyamin "Bibi" Netanyahu, em cerimônia que reuniu 150 sobreviventes do Holocausto e líderes europeus em Auschwitz.

Em Berlim, na sede do Parlamento alemão, o presidente israelense, Shimon Peres, declarou que o Irã representa uma ameaça para todo o mundo e atacou o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, que nega o Holocausto e prega o fim do Estado de Israel. "As ameaças para aniquilar um povo e uma nação são expressas à sombra das armas de destruição em massa que estão em mãos irresponsáveis", disse Peres.

No mesmo dia, o líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, fez um dos mais duros ataques contra Israel dos últimos anos. "Chegará o dia em que as nações da região testemunharão a destruição do regime sionista." Segundo ele, isso depende apenas da ação "dos países islâmicos".

Em mensagem, o presidente americano, Barack Obama, prestou solidariedade às vítimas do que ele qualificou como "uma das maiores barbaridades da história".

Também ontem, no cemitério judeu de Estrasburgo, na França, pelo menos 30 tumbas foram depredadas - 18 delas com pichações nazistas -, enquanto o mundo lembrava o fim de Auschwitz.

Hamas acusa Israel por morte de importante comandante em Dubai


DAMASCO (Reuters) - O grupo islâmico palestino Hamas acusou Israel nesta sexta-feira de assassinar um de seus mais importantes comandantes militares em um hotel de Dubai, mas a polícia do emirado disse que a morte foi causada por um grupo criminoso.

Mahmoud al-Mabhouh, que planejou o sequestro de soldados israelenses nos anos 1980 durante o levante palestino contra a ocupação, foi morto em 20 de janeiro, disse à Reuters uma autoridade do Hamas na capital síria, Damasco.

A polícia de Dubai disse que um "grupo criminoso... seguia os movimentos da vítima antes de sua chegada aos Emirados Árabes Unidos". Um comunicado oficial disse que a maioria dos suspeitos tinha passaporte europeu e deixou o país após o assassinato.

Os Emirados Árabes Unidos não assinaram um acordo de paz com Israel, mas recebem diplomatas israelenses e mantêm comércio com empresas do Estado judaico.

O governo israelense não comentou o episódio.

O líder do Hamas, Khaled Meshaal, fez um discurso fervoroso a milhares de simpatizantes no funeral de Mabhouh nesta sexta-feira no campo de refugiados palestinos de Yarmouk, em Damasco. Meshaal descreveu Mabhouh como um "ótimo homem" que lutou com israelenses por 30 anos.

"Eu digo a vocês, sionistas, não se alegrem. Vocês o mataram, mas os filhos dele vão lutar contra vocês", disse. "Deus já tomou o líder de vocês e seus entes queridos, mas a resistência continua. A Palestina é uma terra abençoada. Não seguirá paciente".

A morte de Mabhouh aumenta a lista do que o Hamas chama de "mártires", e constitui outro revés para o grupo em sua luta contra o Estado judeu.

Israel já matou dezenas de líderes e figuras militares do Hamas, fundado há duas décadas como um movimento de resistência religioso contra a ocupação israelense de territórios palestinos.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Pequeno asteróide passa raspando pelo planeta Terra, dizem astrônomos



Muitos seres humanos sempre temeram que os elementos que formam o Universo se chocassem com o planeta Terra. No filme "Armagedon", a Humanidade luta para evitar que um asteróide gigante provocasse a extinção dos seres vivos.

O que aconteceu desta vez não foi um "Armagedon" exatamente, mas um asteróide passou de raspão pelo planeta há poucos dias. O objeto espacial foi batizado como 2010 AL 30 pelos astronômos e trafegou próximo à Terra a uma distância de 125 mil quilômetros, um terço da distância entre nós e a Lua.

O asteróide é pequeno (tem 15 metros de diâmtero) e não causaria fortes danos se caísse no planeta, explicam especialistas, mas serve de alerta para a possibilidade de haver um choque com astros de maiores proporções. O 2010 AL 30 estaria navegando em torno do Sol.

De início, o objeto espacial foi confundido com lixo espacial (pedaços de satélites e foguetes desativados), mas a hipótese foi descartada pela Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) por causa do formato alongado. Outro asteroide deverá passar perto do planeta Terra, mas a uma distância de um milhão de quilômetros.

Imprensa israelense culpa Netanyahu pela crise Israel-Turquia


JERUSALÉM — Os jornais israelenses criticaram nesta quinta-feira com dureza o governo de Benjamin Netanyahu, considerado responsável pela crise diplomática desatada pela humilhação sofrida pelo embaixador da Turquia em Tel-Aviv, o que obrigou Israel a apresentar desculpas oficiais.

O jornal Maariv fala de "capitulação" depois do envio na quarta-feira de uma carta de desculpas do vice-ministro da Relações Exteriores, Danny Ayalon, que na segunda-feira dispensou um tratamento humilhante ao embaixador Oguz Celikkol.

O Amnon Abramovitch, de um canal de TV privado, chegou a falar de "conduta infantil" do governo.

Na terça-feira, a Turquia exigiu desculpas de Israel pelo tratamento dispensado na véspera a seu embaixador neste país e negou com veemência as acusações de antissemitismo por parte do Estado hebreu motivadas pela tranmissão de um filme considerado discriminatório.

Antes, o embaixador de Israel na Turquia foi convocado ao ministério, onde foi informado do descontentamento pela forma com que Danny Ayalon tratou seu colega embaixador.

Ayalon teria se negado a apertar a mão do embaixador turco diante dos fotógrafos e cinegrafistas, além de obrigá-lo a esperar muito tempo para recebê-lo. E ainda o obrigou a sentar-se num nível mais baixo que seus interlocutores.

Depois do pedido de desculpas, exigido por Ancara, um diplomata turco informou que Celikkol não seria chamado para consultas.

O presidente turco Abdullah Gul havia ameaçado convocar seu embaixador caso Israel não apresentasse desculpas oficiais.

Este episódio acontece depois da exibição, na Turquia, da série televisiva "O vale dos lobos", considerada altamente anti-israelense, e das novas críticas do premier turco, Recep Tayyip Erdogan, ao ataque aéreo israelense à Faixa de Gaza.

A Turquia, um país muçulmano, era um aliado regional de Israel, mas as relações se deterioraram há um ano devido à ofensiva militar israelense contra a Faixa de Gaza, muito criticada pelos dirigentes turcos.

Israel confirma atentado a bomba contra seus diplomatas na Jordânia


O Ministério das Relações Exteriores de Israel informou que diplomatas do país foram alvo de um atentado a bomba na Jordânia nesta quinta-feira (14).


A bomba explodiu a cerca de 20 quilômetros da fronteira entre os dois países no Vale do Jordão, e quase atingiu um grupo de veículos onde estavam os diplomatas, que seguiam em direção a Israel. Ninguém se feriu.

No comboio, que havia partido de Amã, viajavam quatro funcionários israelenses e dois seguranças, mas não estava o embaixador de Israel na Jordânia, Danny Devo.


Egito e Jordânia são os únicos países árabes que mantêm relações diplomáticas com Israel.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Shabat 09/01/2010



Shalom!
È com muita alegria que eu venho dar noticias de Ponta Grossa outra vez! Neste shabat contamos mais uma vez com visitantes de outras kehilot,tivemos um shabat muito animado com muitas danças e louvores, logo depois da havdalá tivemos um lanche na cantina(pena eu não ter fotos do ocorrido) que estava muito bom. Eu também fico feliz em lhes dizer que aqui em Ponta Grossa a alegria contágia todos que aqui vem, e quem vem quer voltar outras vezes!E aqui fica o meu convite e de toda a kehila de Ponta Grossa para vocês virem nos visitar!

Shalom Shavuah tov!

domingo, 3 de janeiro de 2010

Visitas

Shalom
É neste shabat tivemos o privilegio de recebermos varias visitas aqui na Kehilah de Ponta Grossa, contamos aqui com varias presenças ilustres, como o nosso Rosh Moshe ben Yishai e familia, a familia do jair com a "Leninha" , jocélia minha tia de curitiba, também contamos com a presença do Gerson correia e familia sendo que o Gerson é um dos apresentadores do programa lechaim, aqui em Ponta grossa foi a maior alegria !
o serviço de adoração como sempre foi muito animado, contamos com a ajuda de nossos queridos visitantes no louvor ao Eterno, a Ellen filha da "Leninha" apresentou um especial junto a sua mãe, que ficou nota 10!
Gostaria de lhes agradecer por vir nos visitar , nos dando a honra de sua visita! Obrigado a todos vocês.
shalom
shavuah tov

beit pg shabat 02/01/2010

shalom!
Neste Shabat em Ponta Grossa tivemos vários aniversáriantes, os quais o Rosh Moshe Ben Yishai os abençoou.

shalom
shavuah tov