domingo, 13 de dezembro de 2009

Chanuca 5770


Tivemos o inicio de uma grande comemoração para o nosso povo, que é a festa de Chanuca.
E nós aqui de Ponta Grossa não podíamos deixar de comemorar...
Tivemos uma breve explicação do que era Chanuca, ministrada pelo nosso querido Rosh Moshe ben Yishai, teremos neste próximo shabat a comemoração da festa de Chanuca a qual terá um lanche para a confraternização de nosso povo, a festa será junto ao Cabalat Shabat.

Para aqueles que não sabem o que é chanuca entra no blog de nosso rosh Moshe, lá ele dá uma uma breve explicação do que vem a ser chanuca, e também dá alguns conselhos pessoais para que esta festa seja maravilhosa! acesse mosheby.blogspot.com

chag sameach Chanuca!

shalom

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Lula diz que escândalo de corrupção do DF é "deplorável"


SÃO PAULO (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou nesta quarta-feira como deplorável o escândalo de corrupção envolvendo o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM).

"Eu acho que é deplorável para a classe política, porque nós já mandamos duas propostas de reforma política para o Congresso e as pessoas não votam", disse Lula em Kiev, na Ucrânia, após encontro com o presidente do país, Viktor Yushchenko.

No dia anterior, Lula havia afirmado que as imagens mostrando Arruda, assessores e deputados distritais embolsando dinheiro e veiculadas na TV "não falam por si" e que o caso ainda precisava ser investigado.

"Vi algumas imagens. Acho que é grave, mas tudo isso agora vai ter um processo", disse o presidente nesta quarta-feira.

Ele explicou que, ao afirmar que "as imagens não falam por si", buscou evitar a condenação precipitada dos acusados.

"Vamos ser francos numa coisa. Eu, na verdade, nem fui condescendente e nem incriminei. Eu apenas disse que tem um fato que está em apuração, é importante que termine a apuração", disse.

Segundo a PF, o governador José Roberto Arruda (DEM) teria recebido dinheiro não declarado de empresas privadas para sua campanha, em 2006, o que também está sendo investigado pelo Ministério Público.

O presidente Lula voltou a defender a reforma política como forma de coibir práticas deste tipo por parte de políticos e disse que o governo mandou duas propostas sobre o tema ao Congresso. Afirmou também que a demora pode ser atribuída ao fato de a reforma afetar os próprios parlamentares.

O presidente fez as declarações antes de embarcar para a Alemanha. Antes de chegar à Ucrânia, ele foi a Portugal, onde participou da Cúpula Ibero-Americana.

EUA dão apoio inédito a experiências com células-tronco embrionárias


Washington, 2 dez (EFE).- O Governo americano aprovou hoje pela primeira vez o uso de fundos federais para experiências com células-tronco de embrião humano, em um mudança de postura frente à política do Executivo anterior neste controvertido assunto.


A rede de Institutos Nacionais de Saúde (NIH, na sigla em inglês) autorizou hoje o uso de 11 linhagens de células-tronco produzidas por cientistas do Hospital Infantil de Boston e outras duas criadas por pesquisadores da Universidade Rockefeller, em Nova York.


Todas as células foram obtidas de embriões abandonados por casais em clínicas de tratamento para infertilidade.


Há aproximadamente nos EUA meio milhão de embriões congelados oriundos das clínicas de fertilização artificial. Em sua grande maioria, usados ou não para a pesquisa, serão destruídos.


"Esta é uma mudança real. Este é o início do que será uma lista muito mais longa que permitirá à comunidade científica explorar o potencial da pesquisa sobre células-tronco embrionárias", declarou o diretor do NIH, Francis Collins.


Em 9 de março, o presidente americano, Barack Obama, cancelou uma restrição imposta em 9 de agosto de 2001 por seu antecessor, George W. Bush, que limitava o financiamento federal para a pesquisa de células-tronco às 21 linhagens obtidas até aquela data.


As células-tronco têm a capacidade de se desenvolver em diferentes tipos de tecidos, e os cientistas creem que seu estudo e uso permitirão o tratamento de doenças como o mal de Alzheimer.


As restrições impostas pelo Governo Bush responderam aos argumentos de grupos religiosos e conservadores que são contrários ao uso de embriões para a "colheita" de células-tronco.


À época da imposição das restrições, os cientistas favoráveis às pesquisas diziam que as células obtidas de embriões são as mais aptas para se desenvolver em diferentes tipos de tecidos.


A restrição vigente durante o Governo Bush foi mais um incômodo do que um obstáculo para a pesquisa com células-tronco nos EUA, já que ela continuou no setor privado, embora sem o apoio de fundos federais.


Um dos efeitos práticos da restrição foi o de levar instituições que recebiam financiamento federal a separar seus laboratórios, pessoal e protocolos, a fim de que as áreas dedicadas a pesquisas com células-tronco não trabalhassem com recursos do Governo.


No entanto, alguns estados americanos aprovaram leis que permitem o financiamento estatal de outras linhas de pesquisa com células-tronco. EFE

* Enviar para amigos * Comentar Notícias » Brasil » Brasil Casos de dengue aumentam 300% e MT é colocado em alerta


A Secretaria de Saúde de Mato Grosso decretou estado de alerta por conta dos casos de dengue em 141 municípios. De acordo com dados divulgados nesta quarta-feira, até agora, 47 pessoas morreram vítimas da doença no Estado.

O Mato Grosso apresentou um crescimento de 303.51% de notificações de dengue, se comparado com os períodos de janeiro a 2 de dezembro de 2008 ao de janeiro a 2 de dezembro de 2009. Até esta quarta-feira, foram notificados 44.075 casos de dengue, sendo que 1.314 foram registrados como casos graves da doença.

Na capital Cuiabá, foram registrados 12 casos por óbitos por dengue, dos quais 10 casos foram confirmados e dois estão sob investigação.

Em Várzea Grande, a notificação é de 4.133 casos de dengue. Desse número, 451 foram notificados como graves. Foram registrados no município nove óbitos, sendo que oito foram confirmados e um está sob investigação.

Internet ultrapassa a TV na preferência entre as mídias


A internet reformulou a comunicação e a troca de conteúdo e informação no mundo. Esse canal, que permite uma verdadeira interação sem fronteiras, caiu no gosto popular e se tornou um veículo indispensável para a maioria da população. Essa é a conclusão de uma recente pesquisa realizada em 11 países, incluindo o Brasil, que aponta que a internet tornou-se a mídia preferida para 70% dos entrevistados, superando por ligeira margem a televisão, considerada indispensável por 69% das pessoas.

A pesquisa foi realizada pela empresa mundial de marketing Synovate, com o intuito de verificar o comportamento da população sobre os meios de comunicação e publicidade. Ao todo, foram entrevistados 8,6 mil pessoas da Austrália, Brasil, Canadá, China, Espanha, Estados Unidos, Holanda, Hong Kong, Índia, Reino Unido e Taiwan.

O estudo apontou, também, que 87% dos participantes tentam de forma ativa evitar publicidade no rádio e TV, desligando os aparelhos ou mudando de canal, enquanto 66% evitam sites que apresentam "publicidade intrusiva".

Mas, a pesquisa destaca que embora a maioria das pessoas acredite que há publicidade demais na televisão, na internet e em outras mídias, mais de 40% dos entrevistados estariam dispostos a aceitar mais anúncios em troca de descontos e promoções. A ideia se mostrou especialmente popular na Espanha, Austrália, Estados Unidos, Reino Unido e China.

De acordo com Steve Garton, diretor executivo de mídia da Synovate, em comunicado da empresa, “o modelo é uma ideia interessante para o setor. Se pudesse ser vinculado a publicidade mais dirigida, talvez resultasse em maiores receitas em uma audiência cada vez mais fragmentada", acrescentou Garton.

O estudo apontou também que através do telefone (fixo ou celular), apenas 31% dos entrevistados estariam dispostos a aceitar mais anúncios em troca de uma conta mais barata. Os espanhóis foram os mais favoráveis à proposta (58%), seguidos por chineses e brasileiros (ambos 42%).

Irã rejeita como ilegal resolução de agência nuclear da ONU


TEERÃ (Reuters) - O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, rejeitou nesta quarta-feira uma resolução "ilegal" da agência nuclear das Nações Unidas contra as atividades nucleares iranianas, informou a televisão estatal do país islâmico.

Ahmadinejad também disse que Israel não poderá fazer "droga nenhuma" para impedir a república islâmica de levar adiante seu programa nuclear, que o Ocidente desconfia ser uma fachada para a produção de bombas. O Irã nega a acusação.

"Sob a pressão de alguns poucos países superficialmente poderosos... a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) aprovou uma resolução ilegal contra a nação iraniana", disse Ahmadinejad da cidade de Isfahan, na região central do país, em discurso transmitido pela televisão iraniana.

Na sexta-feira passada a AIEA aprovou uma resolução censurando o Irã por ter construído sigilosamente uma segunda usina de enriquecimento de urânio nas proximidades da cidade de Qom, além da usina monitorada pela AIEA em Natanz, e exigiu que a construção fosse suspensa.

Teerã rejeitou a exigência e disse no domingo que vai construir outras dez usinas de enriquecimento de urânio. A resolução da AIEA foi aprovada por todos os países-membros do Conselho de Segurança da ONU, inclusive Rússia e China, parceiros comerciais do Irã.

Israel, que o Irã se nega a reconhecer como Estado, já declarou que um Irã dotado de armas nucleares seria uma ameaça a sua existência. Isso levanta receios de que o governo israelense possa lançar um ataque militar contra usinas nucleares iranianas.

O presidente norte-americano, Barack Obama, disse preferir que a disputa nuclear com o Irã seja resolvida pela diplomacia, mas não excluiu a possibilidade de outras opções.

Ahmadinejad disse que Israel não poderá prejudicar o Irã e excluiu a possibilidade de mais negociações em torno do seu programa nuclear.

"O regime sionista (Israel) e seus defensores (ocidentais) não poderão fazer droga nenhuma para sustar os trabalhos nucleares do Irã", disse Ahmadinejad a uma multidão, entre gritos de "Morte a Israel" e "Morte à América".

Jornal israelense diz que UE quer Jerusalém Oriental como capital palestina


O jornal israelense Haaretz afirmou nesta terça-feira que conseguiu um rascunho de um documento da União Europeia que sugere que os ministros do Exterior do bloco devem pedir na próxima semana que Jerusalém Oriental seja reconhecida como a capital do futuro Estado palestino.

De acordo com o jornal, o texto teria sido elaborado pela Suécia, que ocupa a Presidência rotativa do bloco.

O Haaretz também afirma que o documento expressa a preocupação do bloco com o impasse no processo de paz no Oriente Médio. De acordo com o jornal, Israel está iniciando uma campanha diplomática para impedir que os europeus façam o pedido oficialmente.

Dominic Hughes, correspondente da BBC em Bruxelas, afirmou, no entanto, que esta proposta foi colocada para discussão pelos ministros da União Europeia, mas ainda há um longo caminho antes que ela seja transformada em política oficial do bloco.

Ponto principal

A divisão de Jerusalém, onde vivem 450 mil judeus e 230 mil palestinos, é um dos pontos cruciais do conflito entre Israel e palestinos.

Israel afirma que Jerusalém é sua capital "eterna e indivisível". Os palestinos, por outro lado, afirmam que a região oriental da cidade - onde vive a maioria árabe - deve ser a capital de seu futuro Estado independente.

Os analistas afirmam que, se de fato a proposta for confirmada, a declaração seria o primeiro apoio tácito da União Europeia à solução que prevê a divisão de Jerusalém em duas capitais.

Na semana passada, o primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, solicitou a seu gabinete de segurança a aprovação de uma resolução que determina o congelamento por dez meses de novas construções em assentamentos judaicos na Cisjordânia. A decisão, no entanto, exclui Jerusalém Oriental.

De acordo com a correspondente da BBC em Jerusalém Katya Adler, muitos interpretaram esta proposta de Netanyahu como uma medida que visa apenas tentar "acalmar" os Estados Unidos. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.