domingo, 31 de maio de 2009

Shavuot

Shavuot!!!

Nesta quinta-feira tivemos a nossa festa de Shavuot aqui em Ponta Grossa.
contamos com a participação de muitas pessoas,tivemos muitos alimentos
e espero que as próximas festas continuem assim,sempre com muita fartura.

shavuah tov

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Obama critica Israel durante encontro com Abbas


SÃO PAULO - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, insistiu que Israel tem de interromper a expansão dos assentamentos na Cisjordânia e reforçou seu compromisso para a criação de um Estado palestino, durante encontro realizado ontem com o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, na Casa Branca. ?Acredito fortemente na solução de dois Estados?, afirmou Obama. Ele disse que, conforme estipulam os acordos firmados em 2003, conhecidos como Mapa da Estrada, ?Israel precisa parar a construção de assentamentos para garantir que haja um Estado palestino viável?.



O líder norte-americano também pressionou os palestinos a melhorar suas forças de segurança e reduzir incitações anti-Israel em escolas e mesquitas. Na semana passada, também em Washington, Obama já havia pedido ao primeiro ministro israelense, Binyamin "Bibi" Netanyahu, que suspendesse a construção de novas colônias. Anteontem, a secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, intensificou a pressão e disse não haver exceções nem mesmo nos casos que os israelenses denominam ?crescimento natural? - construção de novas casas nos assentamentos por causa do aumento populacional.



Em resposta, o porta-voz do governo de Israel, Mark Regev, disse que os israelenses estão dispostos a colaborar não construindo novos assentamentos e desmantelando os postos avançados (colônias construídas à revelia do governo israelense). Mas acrescentou que a ?vida normal deve continuar nessas comunidades?, indicando que os assentamentos já existentes poderão ter um crescimento natural.



Os assentamentos são considerados um dos temas mais delicados das negociações entre israelenses e palestinos. Atualmente, calcula-se em cerca de 300 mil colonos vivendo na Cisjordânia que, como a Faixa de Gaza, é um dos territórios reivindicados pela Autoridade Palestina para um futuro Estado. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Para economistas, crise nos EUA acaba este ano


Para nove entre dez economistas, a crise americana deve terminar até o fim do ano. Três quartos são ainda mais otimistas e preveem que o cenário melhore já no fim do terceiro trimestre, segundo pesquisa da NABE, uma associação que reúne economistas da área empresarial e cujas opiniões estão geralmente em sintonia com o pensamento de Ben Bernanke, o presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos).

As projeções positivas ocorrem um dia depois de ser divulgado o maior aumento no índice de confiança dos consumidores americanos em seis anos, que já se aproxima de níveis anteriores ao agravamento da crise, em setembro do ano passado.

Nenhum dos 45 economistas entrevistados diz acreditar que a recessão passa do primeiro semestre de 2010. "Apesar de o tom ainda ser ameno, estão claros os sinais de que a economia começa a se estabilizar", disse o presidente da NABE, Chris Varvares.

"Os economistas da área empresarial veem a recessão terminando em breve, mas a recuperação deve ser consideravelmente mais moderada do que usualmente ocorre depois de quedas expressivas." O motivo, de acordo com economistas, é a dificuldade para sair de recessões que envolvem crises financeiras.

Mas o índice de desemprego, de acordo com os economistas, deve atingir 9,1% neste ano, mais que os 8,9% atuais - no ano passado, era de 5,8%. Caso eles estejam corretos, será o mais elevado índice em 26 anos.

Confirmado 14º caso de doença no Brasil


O Ministério da Saúde confirmou mais quatro casos de infecção pelo vírus da influenza A (H1N1) no Brasil. Agora, já são 14 os casos.

Três dos novos casos são de São Paulo e um de Santa Catarina. Segundo o governo paulista, dois pacientes são homens de 20 e 29 anos, e a terceira pessoa é uma adolescente de 16. Os três retornaram dos Estados Unidos nos últimos dias com sintomas da doença e, até ontem, continuavam internados em uma área de isolamento no Estado com sintomas da doença.

O paciente de Santa Catarina também retornou na última semana de uma viagem aos Estados Unidos e continua internado.

Segundo o Ministério da Saúde, todos os pacientes estão sendo submetidos a tratamentos e passam bem.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Intel anuncia versão mais poderosa de processadores Xeon

A Intel vai começar a fabricar uma versão mais poderosa do seu processador Xeon no segundo semestre de 2009, informou a empresa nesta terça-feira. O novo chip dedicado a servidores começará a ser vendido no primeiro trimestre de 2010.

O Nehalem EX, como ele é chamado por enquanto, terá oito núcleos, ao invés dos seis encontrados nos atuais Xeon. Além disso, cada desses núcleos será percebido pelo sistema como se fossem dois, graças ao processo de Hyper-threading.

Os novos chips, que segundo o site The Register provavelmente serão batizados de Xeon 7500, tem mais de 2,3 bilhões de transistores e tecnologia de 45 nanômetros.

Notebook fino da Lenovo chega para disputar mercado com netbooks


IdeaPad U350 custa US$ 649, pesa apenas 1,5kg, tem tela maior, mais capacidade gráfica e espaço em disco que mininotebooks.

Em uma tentativa de rivalizar com o crescente mercado de netbooks - versões simplificadas e compactas dos notebooks - a fabricante chinesa de computadores, Lenovo, lança nesta segunda-feira (25/05) um notebook pequeno que terá todas as funcionalidades de um PC completo, sem comprometer qualquer recurso, segundo a companhia.

Nos Estados Unidos, o IdeaPad U350 vai custar a partir de 649 dólares, e é o primeiro modelo da nova linha de ultraportáteis baratos da Lenovo. Ele pesa 1,5 quilo e tem tela de 13,3 polegadas, vem com processador Intel Pentium SU2700 de 1,3 GHz, 2 GB de memória RAM e disco rígido de até 500 GB.

Sua bateria oferece autonomia de até quatro horas, e o U350 chega com Windows Vista instalado. A Lenovo não garantiu, porém, se oferecerá upgrade para o Windows 7, que deve chegar ao mercado até o fim do ano.

“Netbooks são desenvolvidos para serem um computador secundários e o U350 foi desenvolvido para ser o primeiro computador do usuário”, disse o gerente de produtos da Lenovo, Charles Farmer.

O equipamento, afirma o gerente, tem tela maior, melhores capacidades gráficas e suporta mais memória e armazenamento que netbooks, mas não tão potente e nem dispendioso quanto os outros ultraportáteis da Lenovo, como os notebooks ThinkPad das linhas X200 ou X300.

O U350 chegará ao mercado no final de junho e deverá ser distribuído no mundo todo, afirma a fabricante.

Consultada pelo IDG Now!, a Lenovo informou que ainda não tem previsão de lançamento do IdeaPad U350 no Brasil. No início de maio, a Lenovo marcou sua entrada no varejo brasileiro com a oferta do netbook S10 e do notebook G350, da linha IdeaPad.

HP planeja PCs de baixo custo para promover vendas na China


PEQUIM (Reuters) - A Hewlett-Packard anunciou na quarta-feira que seu foco está em ampliar a fatia da empresa no mercado chinês num momento em que a maior fabricante mundial de computadores revela linha de máquinas de baixo custo, incluindo lançamento mundial de um netbook.


A HP demorou a aderir aos netbooks, laptops simplificados, otimizados para a Internet, começando a vendê-los apenas no ano passado, depois que o mercado mundial para esse tipo de máquina começou a subir, enquanto o mercado mais amplo de computadores se mantinha estagnado ou encolhia.


Mas os preços baixos também contribuíram para o declínio nas margens de lucros dos fabricantes de computadores que estão liderando o avanço na direção dos netbooks, como a Acer, de Taiwan.


"Queremos nos concentrar em nossa estratégia de ampliar nossa fatia (de mercado)", disse See Chin Teik, vice-presidente sênior da HP Ásia Pacífico e Japão, a jornalistas durante o lançamento dos produtos.


A HP apontou que não estava disposta a lutar por mercado a qualquer custo e que tinha em mente os riscos de uma estratégia associada aos produtos de baixo custo.


"Estamos preocupados com a possibilidade de que o usuário final adquira o produto pela razão errada", disse See, em referência ao efeito de substituição.


A HP espera que seus novos laptops compactos, que têm preços recomendados no varejo a partir de 299 dólares, expandam o setor de computadores e atraiam pessoas que não estariam no mercado para a aquisição de um laptop a preço normal.


"Nós os vemos como máquinas secundárias, e não somo substitutos", disse See.


Os fabricantes mundiais de computadores estão em dificuldades devido ao corte nas compras de computadores por domicílios e empresas e isso os está levando a estudar novas fontes de receita, tais como netbooks e celulares inteligentes.


"Ganhar dinheiro no mercado de computadores pessoais sempre é uma preocupação", disse ele.


No começo do mês, a empresa divulgou projeção de receita anual decepcionante e informou que demitirá mais 6,4 mil trabalhadores, à medida que consumidores e empresas reduzem seus gastos em computadores, impressoras e serviços.


A nova rodada de demissões se soma a cortes anteriores promovidos para a integração da empresa de serviços de tecnologia EDS, adquirida pela HP no ano passado.

Versão final do Windows Vista SP2 já está disponível; baixe


Depois de um longo período de desenvolvimento, que incluiu uma série de testes e alguns atrasos, a Microsoft finalmente liberou ao público o novo pacote de atualizações para os Windows Vista e Server 2008. O Service Pack 2 para o Vista (versão final 6.0.6002.18005) já está disponível para download no Baixatudo.

Inicialmente, o SP2 está disponível em cinco idiomas - inglês, francês, alemão, japonês e espanhol -, para qualquer uma das versões Vista ou Server 2008. Versões em outras línguas deverão chegar em breve.

A Microsoft lembra que o SP1 é pré-requisito para baixar a versão final do SP2, assim como o usuário deve desinstalar qualquer versão beta do SP2 previamente baixada, a fim de garantir um arquivo menor e não tão pesado para o usuário.

Para fazer isso, vá em "Programs and Features" (Programas e Recursos), dentro do Painel de Controle, selecione "View installed updates" (Exibir atualizações instaladas) e, em seguida, sob o Windows procure por "KB948465".

O SP2 pode ser aplicado tanto para o Vista quanto para Server 2008 porque a Microsoft optou por adotar um modelo único, minimizando a complexidade da implantação e dos testes. Além disso, como ambos os sistemas operacionais têm os mesmos binários comuns para todos os arquivos, é possível oferecer uma liberação mais rápida dessas atualizações para os usuários finais.

Além das atualizações já lançadas desde o SP1, há 14 meses, o SP2 traz cerca de 800 correções e alguns complementos importantes: Windows Search 4.0, Bluetooth 2.1 Feature Pack, gravação de dados sobre a mídia Blu-Ray diretamente do Vista, Windows Connect Now (WCN) com configuração Wi-Fi, entre outros recursos, como informa o site "TechNet".

Já de acordo com o site "Ars Technica", as primeiras atualizações automáticas da versão final do SP2 estão marcadas para 30 de junho.

terça-feira, 26 de maio de 2009

Usina nuclear de Angra comunica vazamento

A Eletronuclear comunicou nesta terça-feira (26), sobre um vazamento de material radioativo na usina nuclear de Angra II, no Rio de Janeiro, no dia 15 de maio.

De acordo com a empresa, seis funcionários foram monitorados e nenhum apresentou níveis de contaminação, acima das normas reguladoras. Desses seis, três teriam sido contaminados sem gravidade. O comunicado da empresa divulgado às 18h42 desta terça diz: 'Os seis trabalhadores que estavam próximos à sala foram minuciosamente monitorados e verificou-se que o nível de radiação a que se submeteram foi muito abaixo dos limites estabelecidos nos procedimentos da empresa e nas normas reguladoras'.

A assessoria de imprensa da Eletronuclear reiterou que, dos seis funcionários que estavam próximo ao que chamou de 'evento não usual', três foram contaminados.

O alarme atuou devido à falha no procedimento da descontaminação de um equipamento que causou a liberação de material radioativo na sala onde o trabalho estava sendo executado.

Os seis trabalhadores que estavam próximos à sala foram minuciosamente monitorados. Além disso, foi constatado que o nível de radiação a que se submeteram foi muito abaixo dos limites estabelecidos nos procedimentos da empresa e nas normas reguladoras.

Microsoft divulga configuração máxima para netbooks com Windows 7


A Microsoft divulgou os limites máximos de configuração para netbooks com sistema operacional Windows 7 em versões mais básicas. Conforme o site TechARP.com, a empresa informou que as versões Starter, Starter for Small Notebook PC e Basic for Small Notebook PC estarão disponíveis apenas para máquinas portáteis com telas inferiores a 10,2 polegadas, com no máximo 1GB de memória, 250GB de disco ou menos e chip com velocidade limite de 2GHz.

De acordo com a ComputerWorld, as exigências são similares às impostas pela Microsoft a fabricantes no ano passado, quando decidiu estender o período em que licenças do Windows XP Home poderiam ser vendidas para netbooks. Na ocasião, a Microsoft permitiu telas maiores (de até 12,1 polegadas).

Executivos da Microsoft têm falado em uma versão do Windows 7 específica para os mininotebooks. O lançamento do sistema operacional ainda não tem data definida.

Susan Boyle ensaia até a madrugada e irrita hóspedes de hotel


- Depois de passar para a final do programa "Britain's got talent" no domingo, a cantora escocesa Susan Boyle está deixando irritados os hóspedes do hotel em que está hospedada em Londres, pois fica ensaiando até depois das 2h da madrugada.

De acordo com o jornal "The Sun", a favorita a vencer a grande final do concurso de talentos britânicos passa quase o tempo todo treinando suas cordas vocais. Um dos hóspedes do hotel Wembley Plaza, que disse não ter conseguido dormir por causa da cantoria, afirmou à publicação:

- Obviamente, ela está desesperada para vencer. Ela só faz cantar, dia e noite. Isso está me deixando sem dormir.


Susan - cujo talento cativou o mundo inteiro há pouco mais de um mês em sua primeira apresentação no concurso - fez uma grande performance mais uma vez no domingo, quando disputou a semifinal do "Britain's got talent", sendo vista por 13,6 milhões de espectadores da rede ITV1, maior audiência da história do programa.

A cantora foi aprovada para a final da série ao superar uma gripe e apresentar a canção "Memory", do musical "Cats", de Andrew Lloyd Webber. Modesta, Susan falou sobre sua vitória:

- Foi completamente inesperado, mas estou me sentindo muito bem com o resultado. O começo foi difícil e as primeiras notas não saíram bem. É porque eu estava gripada. Mas eu disse para mim mesma, "Levante-se e continue". A reação da platéia foi impressionante. Eu ainda não estou acreditando. Havia muita pressão sobre mim. Mas a tendência é ignorar o fato de que existem outras pessoas assistindo. Você tem que se concentrar no que está acontecendo ali.

Favorita ao prêmio de 100 mil libras e um lugar no evento de gala Royal Variety Show, Susan falou ao jornal que está mesmo praticando bastante para a final:

- Realmente quero fazer de tudo para me aperfeiçoar. Tudo pode acontecer, mas farei mesmo o melhor que puder. Queria agradecer ao povo britânico por me apoiar. Vocês fizeram meu sonho se realizar.

Brasil tem um PC para cada três habitantes

A "20ª Pesquisa Anual do Uso de Informática", elaborada pelo Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Fundação Getúlio Vargas e divulgada nesta terça-feira, mostrou um aumento de 16% na venda de computadores no País entre 2007 e 2008 (quando foram comercializados 12,2 milhões de máquinas). O Brasil tem hoje em torno de 60 milhões de computadores domésticos e corporativos - o que equivale a um PC para cada três habitantes. A previsão é de que em 2012 o País tenha 100 milhões de computadores em uso.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Uma Noite no Museu 2 vence Exterminador do Futuro: A Salvação nos Estados Unidos

Este fim de semana a batalha foi dos grandes nos Estados Unidos. De um lado Uma Noite no Museu 2 e de outroExterminador do Futuro: A Salvação. E o grande vencedor foi o novo filme de Ben Stiller (Trovão Tropical), que arrecadou US$ 53,5 milhões. 

A trama, continuação de Uma Noite no Museu (2006), é ambientada na Instituição Smithsonian, maior complexo de museus do mundo, localizado em Washington (EUA), cuja coleção de itens ultrapassa os 136 milhões. O atrapalhado vigia Larry (Stiller) se encontra novamente com figuras históricas, como a aviadora Amelia Earhart (Amy Adams, de Encantada); o Faraó Kahmurah (Hank Azaria, de Maratona do Amor); Ivan, o Terrível (Christoper Guest, de Isto é Spinal Tap); George Armstrong (Bill Hader, do seriado Saturday Night Live); Al Capone (Jon Bernthal, de As Torres Gêmeas); e Napoleão (Alain Chabat, de A Noiva Perfeita).

Microsoft corta MSN em países do "Eixo do Mal"

Coreia do Norte, Cuba, Irã, Síria e Sudão não possuem mais acesso ao Windows Live Messenger. Os cinco países são considerados opositores à política norte-americana e formadores do chamado "Eixo do Mal".

Um comunicado publicado nesta sexta-feira (22) na página oficial do Windows Live diz que "a Microsoft irá interromper os serviços de Instant Messenger em certos países sujeitos a sanções dos Estados Unidos. Os detalhes destas sanções estão disponíveis a partir do Escritórios de controle de ativos no exterior dos Estados Unidos".

A companhia afirmou, por meio de um e-mail, que os usuários não poderão se autenticar para utilizar o comunicador instantâneo. Sanções econômicas foram aplicadas pelo Governo dos EUA. Mais informações estão disponíveis no site do U.S Office of Foreign Assets Control.

A Microsoft não informou o porquê do bloqueio e nem durante quanto tempo ele vai continuar. A única informação oferecida é que a companhia não vai negociar diretamente com essas nações.

Nasa será chefiada por um negro pela primeira vez na história

A agência espacial americana, Nasa, vai ter como chefe o ex-comandante de ônibus espacial Charles Bolden, conforme informou neste sábado (23) a Casa Branca.

Bolden, 62 anos, é general da Marinha reformado e viajou em quatro missões espaciais antes de deixar a Nasa em 1994, quando retornou às atividades militares. Ele será o 12º administrador em 51 anos de história da agência, sendo o negro.

O presidente dos EUA, Barack Obama, deve nomeá-lo na próxima semana. Como vice, será nomeado Lori Garver, um consultor espacial que supervisionou assuntos relacionados ao espaço para a equipe de transição do presidente.

Atlantis encerra missão após 13 dias

O ônibus espacial Atlantis aterrissou ontem na Base Edwards da Força Aérea, no oeste da Califórnia, ao término de 13 dias na órbita terrestre com a missão de reparar o telescópio espacial Hubble.

As condições do tempo ajudaram e o pouso ocorreu sem contratempos. Os sete tripulantes da Atlantis receberam as boas-vindas via rádio e foram elogiados por completar “uma missão que contribuirá para a expansão do conhecimento”.

Centro de controle da missão havia solicitado outra volta

A Nasa ordenou à tripulação do ônibus espacial Atlantis que aterrissasse na Base Edwards da Força Aérea, após dois dias de postergamento. A agência espacial havia rechaçado a opção de aterrissagem no Cabo Canaveral devido ao mau tempo.

O centro de controle da missão em Houston, no sul do Texas, havia solicitado aos sete astronautas que viajam a bordo do Atlantis que dessem mais uma volta volta ao redor da Terra com a esperança de que em breve melhorassem as condições meteorológicas no Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral.

A agência espacial indicou que utilizaria a Base Edwards da Força Aérea, na Califórnia, caso o tempo não melhorasse na Flórida.

A agência espacial preferiria não recorrer a essa alternativa devido ao custo para se transportar o Atlantis para a Flórida sobre um Boeing 747, que ficaria em torno US$ 2 milhões.

domingo, 24 de maio de 2009

Programa Bastidores em Ponta Grossa


Neste shabat (23) tivemos a honra de receber o Programa Bastidores em Ponta Grossa, no qual fizera algumas matérias super interessantes.
Estamos aguardando as tais na tv Israelita.
Mazal tov.

Havdalá

a Havdalá este shabat foi ministrado pelo nosso haver Cleverson.
shalom
shavuah tov

Shabat

Neste shabat(23) contamos com a presença do Rosh Moshe que nos trouxe a mensagem do serviço de adoração.
Ele abordou um assunto muito comum nos nossos dias de hoje.
"Devemos ter controle de nossas vidas, de nossas ações para que não percamos a razão."

São palavras de Sabedoria de nosso Rosh Moshe.
Todah.

Visitas

Neste shabat tivemos a visita de alguns chaverim de Curitiba e após 2 semanas o
Rosh Moshe Ben Yishai resolveu aparecer rs.
Gostaria de agradece-los pela visita.

Shabat em Ponta Grossa 23/05/2006

Neste Shabat tivemos um serviço de adoração muito bom.
a beit estava cheia,e como vocês podem ver na imagem contamos com a presença de câmeras
da tv israelita.

Mazal tov

sexta-feira, 22 de maio de 2009

STF aprova extradição a Israel de clérigo acusado de tortura


SÃO PAULO (Reuters) - O clérigo israelense Elior Noam Hen, acusado pelo Estado de Israel de torturar crianças na cidade de Beitar Illit, na Cisjordânia, no ano passado em rituais de purificação, será extraditado do Brasil, segundo decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) anunciada na quinta-feira.


A decisão precisa agora ser referendada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que pode ou não conceder a extradição.


Também conhecido como Eliyahu Abu Hazera, o religioso é acusado de ter submetido oito crianças israelenses "a intenso sofrimento físico e mental" ao alegar que elas estariam possuídas pelo demônio. Ele foi preso em junho do ano passado em São Paulo, alvo de uma busca da Interpol em todo o mundo.


"A Corte aceitou a extradição para que Hen responda pelos crimes de violência a menor ou pessoa incapaz, abuso a menor ou pessoa incapaz e conspiração para cometer crime -- três delitos tipificados na lei pena brasileira", informou o STF em um comunicado.


Segundo o STF, dentre os métodos empregados por Hen, estão agressões físicas, espancamentos na cabeça e queimaduras nas mãos, além de diversos outros castigos aplicados nas crianças.


"Um dos menores submetidos ao tratamento perdeu permanentemente a consciência e se encontra em estado vegetativo", informou o comunicado.


De acordo com o STF, no entanto, Hen não poderá cumprir pena em Israel por incitamento à violência a menor ou pessoa incapaz nem por incitamento a abuso de pessoa menor ou incapaz. Essas condutas, consideradas crime em Israel, não estão tipificadas pela lei brasileira.


Segundo o STF, o principal tema discutido no julgamento foi a jurisdição de Israel em um território administrado atualmente pela Autoridade Nacional Palestina, com quem o Brasil não tem acordo de extradição.


"O relator do caso, ministro Carlos Ayres Britto, entendeu que Hen pode ser entregue a Israel porque alguns dos crimes teriam sido cometidos na parte ocidental de Jerusalém e em Tiberíades, áreas sob domínio israelense", informou o STF.


"Além disso, ele acredita que Israel tem domínio exclusivo de Beitar Illit."


Um parecer do Ministério das Relações Exteriores, feito a pedido de Britto, concluiu que "o Poder Judiciário de Israel possui competência para julgar fatos delituosos ocorridos em territórios alegadamente ocupados pela Autoridade Nacional Palestina".


"Além disso, os crimes teriam sido cometidos por um cidadão israelense contra crianças da mesma cidadania -- razão pela qual o Estado israelense sustenta que deve ser aplicado a ele o código penal vigente na nação, que dá direito de defesa aos réus, como a lei brasileira", concluiu o STF.

Acusados de complô contra sinagogas de NY permanecem presos


WHITE PLAINS, Estados Unidos (Reuters) - Quatro muçulmanos suspeitos de tramar a explosão de duas sinagogas de Nova York e a derrubada de aviões militares devem permanecer presos, segundo ordem judicial expedida na quinta-feira contra os homens que a polícia considera serem terroristas domésticos.

O caso abalou um bairro rico do Bronx (Nova York), onde a polícia passou um ano observando os suspeitos, que deixaram bombas em carros estacionados em frente às sinagogas.

Em seguida, eles teriam a intenção de abater aviões militares com mísseis terra-ar, mas os explosivos e os mísseis, que haviam sido vendidos por um informante do FBI, foram desativados, segundo a polícia.

A juíza Lisa Smith determinou que James Cromitie, 55, David Williams, 28, Onta Williams, 32, e o haitiano Laguerre Payen, 27, permaneçam presos.

"Esses são homens extremamente violentos. Eles representam um risco para a comunidade", disse o promotor Eric Snyder ao tribunal. "Essas pessoas estão ávidas por levar a morte aos judeus."

A advogada Marilyn Reader disse ao tribunal que seu cliente, Payen, que compareceu à audiência separado dos demais e com uma atadura na cabeça, sofre de esquizofrenia e transtorno bipolar, e é incapaz de ler ou escrever em inglês.

A polícia diz que todos os suspeitos têm antecedentes criminais e podem ter se convertido na prisão a uma versão radical do Islã, sem ligação conhecida com a Al Qaeda.

"Estou preocupada com a potencial reação contra a comunidade muçulmana", disse Aliya Latif, diretora de direitos civis do Conselho das Relações Americano-Muçulmanas, em Nova York.

"Questionar a lealdade de americanos-muçulmanos seguidores da lei é um alimento para as forças antiamericanas que erroneamente associam religião e terror", disse ela após uma entrevista coletiva.

As autoridades dizem que Cromitie era o líder do grupo e escolheu as sinagogas após dizer que "o melhor alvo (o World Trade Center) já foi atingido", nos atentados de 11 de setembro de 2001.

"Isso fala da nossa preocupação com o terrorismo nativo (...), que de muitas formas é mais difícil de cuidar", disse o policial nova-iorquino Raymond Kelly.

Médicos dos EUA revelam segundo americano a receber transplante facial

Homem de 59 anos fora desfigurado por acidente de metrô em Boston.
Viúva do doador do rosto compareceu a entrevista coletiva.


Médicos do Brigham and Women’s Hospital, em Boston, apresentaram nesta quinta (21) o resultado do segundo transplante de face a ser realizados nos EUA. James Maki, de 59 anos, foi desfigurado por um acidente de metrô em Boston, em 2005, e recebeu o rosto no último dia 9 de abril.

Na entrevista coletiva em que o transplantado apareceu em público, também estava presente Susan Whitman-Helfgot, viúva do doador, Joseph Helfgot.

Teste2 - Fusão Sadia-Perdigão


Concretizada na última terça-feira, 19, a fusão da Sadia com a Perdigão promete criar a maior empresa exportadora de carne de frango do mundo, com vendas anuais de R$ 22 bilhões, 42 fábricas e 119 mil funcionários. Para se tornar realidade, porém, a união das empresas ainda precisa ser aprovada pelo CADE - Conselho Administrativo de Defesa Econômica.

O CADE é um órgão vinculado ao Ministério da Justiça, com o objetivo de "orientar, fiscalizar, prevenir e apurar abusos de poder econômico, exercendo papel tutelador da prevenção e da repressão a tais abusos", segundo descrição encontrada no próprio site da autarquia.

Google lança versão final do navegador Chrome 2.0


Browser está mais rápido e com novas funções

A Google lançou a versão definitiva do navegador Chrome 2.0. Para quem já possui o navegador, a atualização para a nova versão ocorrerá automaticamente "em breve", conforme a empresa. Para quem não quiser esperar, é possível fazer o download no site.

Apresentado em janeiro, seis meses após a versão 1.0 final, o Chrome 2.0 teve mais de 300 bugs corrigidos pelos desenvolvedores do Google, segundo a empresa. De acordo com a PC World, o browser ganhou funções como o modo de tela cheia (full-screen) – basta acionar a tecla F11 ou selecionar a opção em "Tools" (Ferramentas) - uma página de abas aprimorada – que permite a remoção de ícones ou thumbnails de uma nova aba - e o suporte ao recurso autocompletar para textos digitados na barra de endereços – função presente nos browsers Firefox e Internet Explorer.

A versão definitiva do Chrome 2.0 também está "mais rápida do que nunca", conforme a Google, sendo capaz de carregar páginas web pesadas, em linguagem JavaScript, 30 segundos mais rápido do que a versão anterior do browser.

Nasa cancela por mau tempo retorno do Atlantis

CABO CANAVERAL, EUA, 22 Mai 2009 (AFP) - A Nasa desistiu de realizar nesta sexta-feira o retorno do ônibus espacial Atlantis em consequência do tempo ruim em Cabo Canaveral (Flórida), adiando o pouso no mínimo até sábado às 9H16 locais (10H16 de Brasília).

O Atlantis, que partiu no dia 11 de maio com uma tripulação de sete astronautas para reparar o telescópio espacial Hubble, deveria pousar originalmente nesta sexta-feira às 10H00 locais (11H00 de Brasília).

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Wayne Allwine, a voz de Mickey Mouse, morre na última quarta

Na quarta feira, dia 20, a Walt Disney sofreu grande perda. O especialista em efeitos sonoros e dublador do personagem símbolo da Disney, Mickey Mouse, morreu aos 62 anos.

Wayne Allwine foi, pelos últimos 32 anos a voz do rato mais querido do cinema. O curioso é que a viúva de Wayne, Russi Taylor, também é dubladora e intérprete da namorada de Mickey, Minnie desde 1986.

Allwine, foi o terceiro a dublar o ratinho. O próprio Walt Disney chegou a fazer a voz do Mickey Mouse, em 1928. Allwine, que ganhou um Emmy pelos efeitos sonoros no filme "Amazing stories", assumiu a voz do personagem em 1977.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Mau tempo na Flórida pode adiar pouso do Atlantis

HOUSTON, EUA - Os astronautas estão poupando energia a bordo do ônibus espacial Atlantis, porque o mau tempo na Flórida poderá forçá-los a ficar em órbita por mais tempo que o esperado.

Tempestades podem adiar o pouso da nave, previsto para sexta-feira, 22, no Centro Espacial Kennedy. A Nasa pode fazer uma segunda tentativa no Kennedy no sábado e, se isso não funcionar, há várias opções para um pouso no domingo.

Os astronautas desfrutam de um dia de folga nesta quarta. Em entrevista coletiva, disseram a jornalistas que estão ansiosos para voltar para casa, após 11 dias no espaço.

Eles disseram que as atualizações no Telescópio Espacial Hubble, que está em órbita há 11 anos, mostraram como é importante ter seres humanos atuando ao lado das máquinas no espaço.

Brasil ganha 3 posições em ranking de competitividade


SÃO PAULO (Reuters) - O Brasil ganhou três posições em um ranking de competitividade mundial, ocupando o 40o lugar na lista de 57 países pesquisados pela escola suíça de negócios IMD.

O Relatório Anual de Competitividade da IMD de 2009 mostra os Estados Unidos mantendo a liderança, seguidos por Hong Kong, Cingapura, Suíça e Dinamarca.

Logo adiante do Brasil estão Espanha, Bulgária, Peru e Cazaquistão. Atrás do país estão Jordânia, Indonésia, Filipinas e Polônia.

O componente de performance econômica brasileira aumentou 10 posições, para o 31o lugar, enquanto o de setor empresarial subiu 2 posições para o 27o lugar.

Segundo o estudo, além do Brasil ter subido na colocação geral de competividade, a distância entre o país e as economias mais competitivas diminuiu.

"Essa mudança... foi influenciada tanto pela redução das diferenças entre as economias analisadas, principalmente em relação aos EUA, quanto pelos ganhos competitivos reais vivenciados pelo Brasil", afirmou o relatório.

Mas o Brasil ainda tem trabalho a fazer, inclusive investindo em reformas, para "manter essa capacidade de resistência a instabilidades", segundo Carlos Arruda, professor da Fundação Dom Cabral e responsável pela análise do Brasil na pesquisa.

"O Brasil necessitaria manter políticas cambial, de juros e de inflação adequadas ao perfil do país, estimular o consumo através da redução da carga tributária, incrementar os níveis de emprego e renda através de revisão das leis trabalhistas e previdenciárias e manter os níveis de investimento em infraestrutura através da implementação efetiva do Plano de Aceleração para o Crescimento", afirma Cabral em comunicado divulgado à imprensa.

Os últimos três lugares do ranking de competitividade foram ocupado por Argentina, que caiu da 52a posição para a 55a; Ucrânia e Venezuela. O Japão, segunda maior economia do mundo, ficou com o 17o lugar, subindo cinco degraus na lista. Já a China continental, caiu da 17a para a 20a colocação.


Queda de avião militar mata ao menos 93 na Indonésia


JACARTA - Pelo menos 93 pessoas morreram hoje quando um avião militar que transportava mais de 100 pessoas caiu sobre várias casas e se incendiou, na ilha de Java, na Indonésia. Trata-se do último de uma série de acidentes na força aérea do país. Dezenas de pessoas ficaram feridas e o número de mortos pode aumentar. A emissora local exibiu imagens de chamas ainda atingindo as vítimas e alguns dos resgatados, muitos com queimaduras graves.



O porta-voz militar Sagom Tamboen disse que 109 passageiros, entre militares, familiares e a tripulação, estavam no avião. Havia pelo menos dez crianças a bordo. Outro porta-voz, Bambang Sulistyo, contou que a aeronave estava em uma missão de treinamento de rotina, quando caiu perto de uma base da força aérea na província de Java Oriental. A queda ocorreu sobre quatro casas, em um povoado de Geplak, matando três pessoas que estavam em solo. O avião deslizou até um campo de arroz, onde era possível observar vários destroços.



A causa do acidente não está clara. Várias testemunhas disseram que o avião virou para a direita, quando ainda estava no ar. O acidente ocorreu 520 quilômetros a leste da capital, Jacarta. A força aérea indonésia reclama por não ter fundos suficientes e por ter sido atingida por uma proibição norte-americana de adquirir armas. A força aérea sofreu uma série de acidentes recentemente, entre eles a queda de um Fokker 27, causando a morte de 24 pessoas.

terça-feira, 19 de maio de 2009

Astronautas liberam telescópio Hubble de volta ao espaço


HOUSTON (Reuters) - Renovado após horas de reparos no espaço, o Telescópio Espacial Hubble foi desacoplado da baía de carga do ônibus espacial Atlantis na terça-feira para retomar seu posto de principal observatório do mundo para pesquisa astronômica.

Os astronautas do Atlantis levaram mais de 36 horas ao longo de cinco saídas ao espaço para modernizar e equipar o Hubble com novos instrumentos. Entre eles, há uma câmera de campo largo pancromática que deverá ser capaz de observar objetos formados a 500 milhões de anos após o nascimento do universo na explosão do big bang, há cerca de 13,7 bilhões de anos.

Usando o braço-robô da nave, a astronauta Megan McArthur delicadamente suspendeu o observatório de 13 toneladas de uma plataforma na baía de carga do Atlantis, onde ele esteve posicionado desde quarta-feira.

Ela soltou o Hubble às 9h57 (no horário de Brasília) enquanto a nave voava a 560 quilômetros do planeta.

"O Hubble não é apenas um satélite", disse o astronauta John Grunsfeld, ao final da caminhada espacial de segunda-feira. "Ele diz respeito à busca da humanidade por conhecimento."

Observar o Hubble retomar sua viagem solitária foi um momento agridoce para a agência espacial dos Estados Unidos, que organizou outras cinco missões espaciais para fazer a manutenção do observatório. A frota de ônibus espaciais será aposentada no ano que vem.

A tripulação do Atlantis concluiu tudo o que a Nasa havia planejado, incluindo o reparo sem precedentes de dois instrumentos científicos não programados para serem consertados no espaço.

"O Hubble voltou ao seu status de top de linha. Ele tem agora um arsenal completo de instrumentos e ferramentas para os astrônomos fazerem novas descobertas", disse Jon Morse, principal astrofísico da Nasa.

O Atlantis deverá pousar no Centro Espacial Kennedy na Flórida na sexta-feira.

Astronautas da Atlantis farão caminhada extra para reparar Hubble


Os astronautas da nave "Atlantis" farão nesta segunda-feira (18) uma quinta caminhada no exterior do telescópio espacial Hubble, após encontrar hoje mais problemas que os esperados para reparar um espectrógrafo.

Mike Massimino e Mike Good apenas puderam, nas primeiras sete horas de caminhada, concluir a reparação do Espectrógrafo de Imagens Telescópicas Espaciais (STIS, em inglês), após o que tinham somente cerca de uma hora e meia para deixar com segurança a área onde tinham trabalhado.

Devido ao atraso, a agência espacial americana, a Nasa, decidiu programar outra caminhada para amanhã, para tentar instalar o painel isolante em uma porta que os astronautas não puderam desdobrar hoje por falta de tempo.

Ao contrário da caminhada espacial de sábado, que surpreendeu os especialistas pela facilidade, a de domingo apresentou várias complicações. Massimino descobriu que não podia desaparafusar uma peça que era preciso movimentar para instalar o STIS.

Após várias tentativas com diversas ferramentas, que demoraram cerca de duas horas, foi preciso recorrer à força bruta para tirar o parafuso. Os dois astronautas tinham recoberto com fita adesiva as peças para que não saíssem desordenadamente e se transformassem em projéteis. Depois de tirar o parafuso, e para poder instalar o STIS, Massimino teve que remover um total de 111 peças.

Quando tentava instalar um disco imantado especial para impedir que os parafusos se perdessem no espaço, o instrumento que utilizava ficou sem bateria e ele teve que voltar à nave "Atlantis" para mudar a pilha e recarregar sua provisão de oxigênio. O STIS tinha deixado de operar em agosto de 2004, após sofrer uma avaria em um dos transformadores elétricos.

Obama anuncia novas regras contra poluição de carros

"Dirija um dia a menos e veja quanto monóxido de carbono você manterá fora do ar que respiramos".

Por John Whitesides

WASHINGTON (Reuters) - O presidente Barack Obama determinou nesta terça-feira que o combalido setor automobilístico dos EUA produza carros que gastem menos combustível, sob os novos padrões nacionais mais rígidos contra a emissão de poluentes.

Obama disse que a nova regulamentação, anunciada em uma cerimônia na Casa Branca com a presença de dirigentes do setor e sindicalistas, reduzirá a dependência dos EUA em relação ao petróleo importado e dará à industria automobilística, em meio à uma crise, cinco anos de certezas quanto a seus custos.

"O status quo não é mais aceitável", disse Obama num anúncio que pressionará as montadoras a se modernizarem para que produzam veículos mais eficientes.

"Fizemos pouco para aumentar a eficiência do combustível nos carros e caminhões dos EUA durante décadas", afirmou, acrescentando que os novos padrões marcam o início da transição para uma economia de energia limpa.

As emissões de poluentes dos automóveis são uma das principais fontes de gases do efeito estufa, e o combate à mudança climática é uma das prioridades do governo Obama.

Pelas novas regras, veículos de passeio e utilitários leves devem rodar uma média de 15,1 quilômetros por litro de gasolina até 2016. Obama disse que isso economizará 1,8 bilhão de barris de petróleo durante toda a duração do programa -- o equivalente a retirar 58 milhões de carros das ruas durante um ano.

Além disso, pelas novas regras, Agência de Proteção Ambiental vai regulamentar e reduzir as emissões de poluentes dos automóveis pela primeira vez.

O Congresso não precisa aprovar os novos padrões, que serão implementados por meio de regulamentações federais.

Montadoras e ambientalistas elogiaram as medidas, que no entanto acarretarão custos ao consumidor -- cerca de 600 a mais dólares por veículo. Obama disse que os usuários vão recuperar o dinheiro graças ao melhor rendimento dos carros.

"Esta é uma proposta vencedora para pessoas que cogitam comprar um carro. Na verdade, durante a vida de um veículo, o motorista típico vai economizar cerca de 2.800 dólares por ter um melhor rendimento."

O setor mais afetado será o das refinarias de gasolina, já muito prejudicadas pela atual crise econômica. O anúncio da Casa Branca acontece em meio ao segundo aumento semanal consecutivo do preço da gasolina nos EUA.

A nova proposta também pode resolver também uma longa disputa entre a Califórnia e o governo federal sobre a tentativa do Estado de regularizar as emissões para reduzir o aquecimento global.

O governo Obama disse que a Califórnia deve ceder à nova política federal e que os processos sobre os esforços da Califórnia liderados pela indústria automotiva serão retirados.

Sadia e Perdigão estão otimistas com nova empresa


Apesar de se unirem num momento de turbulência econômica, tanto a Sadia quanto a Perdigão estão otimista em relação ao futuro da Brasil Foods, empresa resultante da fusão das duas companhias. A expectativa é de recuperação ainda este ano.

A Brasil Foods nasce com uma receita líquida de R$ 22 bilhões e vai ter 19 mil produtores rurais integrados. Hoje, a capacidade das empresas para o abate de aves é de 1,7 bilhão de cabeças por ano. Para os suínos, é de 10 milhões. No ano passado elas abateram 400 mil cabeças de bovinos e industrializaram dois milhões de toneladas de produtos processados.

A nova companhia se torna a grande multinacional brasileira no setor de alimentos e busca a expansão no mercado externo e a expectativa é de que mais de 40% da produção sejam exportados. Na tarde desta terça, dia 19, os presidentes dos conselhos de administração das empresas deram os detalhes dessa negociação.

Luiz Fernando Furlan, presidente do conselho administrativo da Sadia, e Nildemar Secches, presidente da Perdigão, vão dividir o comando da Brasil Foods. De acordo com Furlan, o projeto de fusão já era antigo e o primeiro contato teria sido feito há 10 anos. Mas foi no fim do ano passado foi que as conversas se aprofundaram. Com o negócio fechado, o objetivo é tornar a empresa, em breve, a maior exportadora de carne processada do mundo.

– Nós temos a convicção de que estamos criando um campeão. Uma empresa brasileira de porte mundial que se destacará nos setores que atua.

– Tinham tudo para estar juntas. São muito fortes individualmente no mercado internacional, mas muito mais fortes por causa da condição competitiva do Brasil. Então o que nós buscávamos era aumentar essa fortaleza, a força das empresas para uma associação – afirma o copresidente da Brasil Foods, Nildemar Secches.

Os acionistas da Perdigão vão ficar com a fatia de 68% da Brasil Foods, e os da Sadia com 32%. Ainda de acordo com os co-presidentes, não há previsão de demissões, por causa da proximidade de algumas plantas das duas empresas.

– Vai aumentar a demanda e, se aumentar a demanda, tem que aumentar a produção. E isso não afeta em absoluto o emprego. Não há nenhuma previsão de demissões de chão de fábrica – afirma Furlan.

Os produtos e as marcas Sadia e Perdigão continuam sem nenhuma alteração. Segundo os copresidentes da nova empresa o que os consumidores vão perceber, no curto prazo, é que a qualidade do produto deve melhorar e mais lançamentos devem surgir em breve.

– É a empresa que efetivamente vai levar os produtos e marcas brasileiras para milhões de consumidores em todo o mundo. É uma empresa que já nasce grande e principalmente atuando num setor em que o país é o mais competitivo do mundo – diz Secches.

Especialistas do setor destacam quais os benefícios e desvantagens que essa união pode trazer.

– É uma empresa que vai ganhar competitividade graças a algumas sinergias que vai ter, mas pode também ter um efeito negativo. Especialmente, eu acredito que o maior efeito negativo que pode acontecer é sobre o emprego, provavelmente com estas sinergias vai acontecer alguns cortes – afirma o consultor da AgraFNP, José Vicente Ferraz.

– É lógico que ficamos apreensivos, porque a partir do momento que é criada uma empresa que em determinadas categorias têm mais de 80% do mercado, a gente fica questionando se não vai haver certa manipulação ou se vai haver um certo direcionamento do setor – afirma o vice-presidente de comunicação da Associação Paulista de Supermercados, Martinho Paiva.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Americana deu à luz gêmeos de pais diferentes


Testes de DNA revelaram que os filhos gêmeos nascidos de uma mulher nos Estados Unidos há quase um ano são de pais diferentes.

Segundo informações da rede de TV americana Fox 4, Mia Washington, de Dallas, engravidou do namorado James Harrison, e também de um outro homem, cuja identidade não foi revelada.

Intrigada porque os meninos - hoje com 11 meses de idade - estavam crescendo com feições bastante diferentes, a mãe decidiu fazer um exame de DNA para provar a paternidade.

Para sua surpresa, o resultado confirmou que os meninos tinham 99,999 % de chances de serem filhos de pais diferentes, e 0% de chances de serem filhos do mesmo pai.

Mia Washington então procurou a rede de TV para contar sua história.

A mãe admitiu o caso, e o noivo, James Harrison - pai de um dos meninos -, diz ter perdoado a traição. Ele prometeu criar Justin e Jordan como se fossem seus filhos.

O pai do outro menino não foi identificado, mas Mia Washington disse à rede Fox que pretende contar a história aos filhos no futuro. Ela, no entanto, não pensa em entrar em contato o outro pai.

"De todas as pessoas nos Estados Unidos, e de todas as pessoas no mundo, foi acontecer comigo. Estou chocada", disse Mia Washington à Fox.

O caso de dois gêmeos de pais diferentes é bastante raro, mas pode ocorrer se a mulher liberar mais de um óvulo durante seu período fértil e tiver relações sexuais com dois homens em um curto período.

O fenômeno é conhecido como superfecundação heteropaternal.

De acordo com o médico Chris Dreiling, da Associação Pediátrica de Dallas, ouvido pelo canal de TV, "este provavelmente será o único caso que vamos ver em na cidade de Dallas. É raro assim".

Versão pré-oficial do novo Firefox deve sair em junho

A primeira versão pré-oficial (Release Candidate) do navegador Mozilla Firefox 3.5 deve ser lançado no início de junho. A informação é do site da Computerworld. Caso se confirme o lançametno do RC, a versão final do novo Firefox sairia no final de junho. O lançamento do Firefox 3.5 era para ter ocorrido ainda em 2008, mas sofreu uma série de adiamentos devido a bugs. De acordo com a empresa Net Applications, o Firefox detém atualmente 22,48% do mercado de navegadores em nível global.

Quase 50 mil idosos já foram vacinados contra gripe na Capital

Segunda-feira, 18 de maio de 2009 17:31

Pelo menos 49 mil idosos já foram vacinados contra a gripe em Campo Grande. A Campanha de Vacinação segue até o dia 29 de maio e o número de vacinados está próximo da meta de imunizar 56 mil idosos, que representam 80% do total de pessoas acima de 60 anos que moram na Capital. A vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde e nos Postos 24 horas.

Nova York tem a primeira morte causada pela gripe suína


É a quinta vítima registrada nos Estados Unidos; cidade fecha temporariamente onze escolas

WASHINGTON - A cidade de Nova York registrou neste domingo, 17, sua primeira morte pele gripe suína. A vítima era diretor de uma escola e morreu por complicações da doença, elevando para cinco o número de casos fatais nos Estados Unidos.

Segundo o porta-voz do hospital Flushing Medical Center, Andrew Rubin, Mitchell Wiener, de 55 anos, morreu esta noite após ter começado a manifestar os sintomas da doença há cerca de dez dias.

No caso do professor, a gripe se combinou com outras complicações para causar sua morte, disse Rubin.

Em comunicado, o prefeito Michael Bloomberg disse que a morte de Wiener, que foi professor durante décadas, "é uma perda para nossas escolas e nossa cidade. Era um educador dedicado e muito respeitado".

A gripe causou até o momento o fechamento temporário de 11 escolas em Nova York.

Países pobres estão despreparados contra pandemia de gripe


GENEBRA, 18 de maio (Reuters) - A África ainda está preparada para uma pandemia da gripe H1N1, e países em desenvolvimento na Ásia e na América Latina precisarão de ajuda para conseguir remédios e vacinas para tratar a doença, disseram as principais autoridades de saúde do mundo na segunda-feira.

Num discurso no congresso anual da Organização Mundial da Saúde (OMS), o ministro da Saúde de Tonga disse que foi sorte o vírus H1N1 ter se espalhado primeiro entre os países mais ricos como os Estados Unidos, Canadá, Espanha, Inglaterra e Japão.

"De algum modo, alguém decidiu começar a pandemia nos países muito ricos... Isso nos ajudou a todos", disse o ministro Villiami Tangi. Países pobres não têm os médicos, os laboratórios e a capacidade de produzir vacinas para lidar com um surto da pandemia de maneira sofisticada", disse.

O enviado da Nigéria afirmou que os países africanos enfrentariam dificuldades significativas para responder a um surto da doença, incicialmente conhecida como gripe suína, que sintomas leves na maior parte dos pacientes, mas pode ser especialmente perigosa para portadores de HIV/Aids.

"Estamos longe de estar preparados. O continente africano precisa muito de apoio", disse numa reunião de altos funcionários e delegados na sede da ONU em Genebra.

A Tailândia pediu apoio do México, o epicentro do vírus recém-descoberto que matou 74 pessoas, no dia da abertura da Assembléia Mundial de Saúde, na qual o temor da gripe é o principal assunto em discussão.

"SOLIDARIEDADE"

O vírus se espalhou por 40 países e deixou o mundo à beira de uma pandemia, de acordo com a OMS, cujos laboratórios já confirmaram quase 9.000 pessoas infectadas. O surgimento do vírus gerou dúvidas sobre a oferta de remédios antivirais e vacinas.

"Uma pandemia de gripe é um exemplo extremo da necessidade de solidariedade ante um perigo comum", disse a diretora-geral da OMS, Margaret Chan.

"Eu peço encarecidamente que vocês pensem em qualquer coisa que possa ser feita coletivamente para impedir que os países em desenvolvimento sejam novamente os mais afetados pelo contágio global", disse Chan na Assembléia Mundial de Saúde.

Especialistas da área de saúde temem que o inverno no Hemisfério Sul se torne um terreno fértil para que o novo vírus se espalhe em países pobres, ao mesmo tempo em que lidam com a temporada de gripe.

No passado, países em desenvolvimento como a Indonésia já protestaram contra o uso de espécimes biológicos para produzir injeções patenteadas que são vendidas a preços inacessíveis.

Tanto os EUA como o Canadá prometeram ajudar os países mais pobres a combater o vírus à medida que ele continua a se disseminar. A assistência se dará por doações financeiras à OMS e por meio de auxílio técnico aos países que precisam de diagnósticos ou de outras formas de ajuda.

Obama pede que Israel interrompa construção de assentamentos


O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse que Israel tem que interromper a construção de assentamentos judaicos em territórios palestinos e reafirmou o compromisso americano com a criação de um Estado palestino.

Os comentários de Obama foram feitos ao lado do premiê israelense, Binyamin Netanyahu, com quem manteve nesta segunda-feira um econtro que se prolongou por uma hora além das duas inicialmente previstas.

''Acredito ser do interesse não apenas de palestinos, mas também de israelenses, que os Estados Unidos e a comunidade interacional alcancem uma solução com dois Estados'', afirmou o líder americano.

O congelamento da construção de assentamentos e o estabelecimento de um Estado palestino ao lado de Israel foram compromissos firmados por governos israelenses no passado, mas que vêm encontrando resistência junto à administração de Netanyahu.

Durante o plano de paz estabelecido em 2003, palestinos, israelenses e americanos alcançaram um compromisso de interromper a edificação de novos assentamentos na Cisjordânia.

Mas Netanyahu vem resistindo às pressões de americanos, representantes da União Europeia e países árabes que vêem a expansão dos assentamentos como um obstáculo para um acordo de paz.

No ano passado, o então presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, o ex-premiê israelense Ehud Olmert e o presidente palestino, Mahmoud Abbas, firmaram o objetivo de estabelecer a criação de um Estado palestino lado a lado com Israel.

Mas a coalizão comandada por Netanyahu conta com partidos de direita que se opõem à criação de um Estado palestino. E o próprio líder israelense não falou publicamente até o momento sobre um possível Estado palestino - nem mesmo no encontro desta segunda.

Oportunidade

"Nós vimos o progresso estancar, mas eu sugeri ao primeiro-ministro que ele tem uma oportunidade histórica para obter um avanço importante durante a sua gestão'', disse Obama.

Netanyahu disse estar pronto a retomar negociações de paz com os palestinos imediatamente e que aceita que Israel e palestinos vivam lado a lado, mas acrescentou que qualquer acordo dependerá da aceitação do reconhecimento de que Israel possa exisitr.

O premiê de Israel procurou também mostrar que existe consenso entre israelenses e países árabes em relação a temores provocados pelas supostas aspirações do Irã em adquirir armas nucleares.

O líder americano afirmou que, a despeito da intenção dos Estados Unidos de alcançar uma saída diplomática para que o Irã abdique de suas possíveis ambições nucleares, o prazo para essa solução negociada ser alcançada não será indefinido.

''Não iremos falar para sempre. Minha expectativa é de que se começarmos as discussões logo, pouco após as eleições iranianas, nós deveremos ter uma idéia razoavelmente clara até do final do ano se estamos indo na direção certa'', afirmou Obama.

Ao longo do encontro, Obama e Netanyahu procuraram demonstrar um tom amistoso, em sua primeira reunião realizada desde que ambos chegaram ao poder. O americano destacou a ''juventude e sabedoria'' do colega, ao que Netanyahu retrucou: ''Eu refutaria juventude, mas muito bem''.

Mas as divergências entre os dois líderes em diferentes temas permaneceram claras durante os comentários feitos à imprensa após a reunião.

domingo, 17 de maio de 2009

Lula pede a países em desenvolvimento que usem reservas para estimular setor produtivo


Em discurso hoje (17) na Câmara de Comércio e Indústria de Riad, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez uma convocação para que os países em desenvolvimento, como o Brasil, a China e a Arábia Saudita, usem mais suas reservas de dinheiro para impulsionar os setores produtivos.

"Em vez de a gente ficar com o dinheiro paralisado recebendo o rendimento dos títulos americanos, se nós construirmos fábricas, se nós investirmos em ciência e tecnologia, se nós fizermos universidades, se nós investirmos na produção de alimentos, certamente daqui a 20 ou 30 anos a Arábia Saudita e o Brasil serão infinitamente melhores do que são hoje", afirmou. O Brasil, segundo Lula, "tem pouco, tem apenas US$ 200 bilhões de reservas, mas a Arábia tem muito, a China tem muito."

Durante a visita à Câmara de Comércio, seis acordos de cooperação foram firmados entre empresas e associações dos dois países. Um deles envolve a Petrobras e uma holding saudita para a produção de um derivado do petróleo conhecido como coque verde, menos poluente, usado principalmente em termelétricas e na fabricação de alumínio. Outra parceria entre empresas dos dois países prevê o investimento de US$ 100 milhões na fabricação de insulina humana na Arábia Saudita.

Cerca de 50 representantes empresariais acompanham Lula nessa viagem de dois dias à Arábia Saudita, que termina hoje à noite, com o embarque da comitiva presidencial para a China. Os empresários brasileiros estão de olho nos projetos de infraestrutura e construção civil em andamento no Golfo Pérsico, que podem movimentar até US$ 2 trilhões. Na Arábia Saudita, seriam de US$ 500 bilhões a US$ 600 bilhões, incluindo a construção de seis cidades inteiras para funcionar como pólos de desenvolvimento.

Ontem (16) à noite, o presidente foi recebido no Palácio Real pelo rei Abdullah bin Abudullah Aziz al Saud, que distribuiu presentes a dez adolescentes de Santa Catarina. Eles estão em Riad em intercâmbio cultural, a convite da família real, que já dooou US$ 5 milhões para a construção de casas destinadas às vítimas das enchentes no estado.

Da Agência Brasil

Netanyahu chega aos EUA para encontro com Obama


WASHINGTON, EUA, 17 Mai 2009 (AFP) - Oprimeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, chegou neste domingo a Washington para seu primeiro encontro com o presidente americano, Barack Obama, em clima de desacordo sobre a solução para o conflito do Oriente Médio e o programa nuclear do Irã.


O avião de Netanyahu aterrissou no aeroporto internacional de Dulles (arredores de Washington) às 6H00 local (10H00 GMT).


Netanyahu é partidário de uma nova estratégia que apresentará segunda-feira à Casa Branca, segundo seus colaboradores.


Mas já existem diferenças entre Obama e o líder israelense, pois este último se nega a concordar com a criação de um Estado palestino independente, aspecto fundamental da negociação regional impulsionada pelos Estados Unidos.


Os dois líderes também conversarão sobre o programa nuclear iraniano.


Netanyahu também conversará com a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, e o secretário da Defesa, Robert Gates.

OMS conta 8.480 pacientes com gripe; Japão confirma mais 12

São 72 mortes por causa do vírus A (H1N1), sendo 66 no México e número de casos no Japão vai a 44


A Organização Mundial da Saúde (OMS) atualizou o número de casos de gripe suína para 8.480 em 39 países, incluindo 72 mortes. Neste domingo, 17, os governos do Japão e de Hong Kong também confirmaram mais casos da doença. No Japão, 12 novos pacientes foram diagnosticados com o vírus A (H1N1) e o número de casos subiu para 44. Em Hong Kong, três casos estão confirmados. No entanto, esses novos casos ainda não estão na contagem oficial da OMS.

O México continua sendo o país com o maior número de mortes pelo vírus: 66, sendo que foram reportados 2.895 casos de gripe suína. Nos Estados Unidos, o número de casos confirmados chega a 4.717, de acordo com a OMS, incluindo uma morte. No Canadá, são 496 casos, incluindo uma morte. A Costa Rica tem 9 casos da doença, sendo uma morte.

Os países que registram casos confirmados da doença, sem mortes, são: Argentina (1), Austrália (1), Áustria (1), Bélgica (4), Brasil (8), China (5), Colômbia (11), Cuba (3), Dinamarca (1), Equador (1), El Salvador (4), Finlândia (2), França (14), Alemanha (14), Guatemala (3), Índia (1), Irlanda (1), Israel (7), Itália (9), Japão (7), Malásia (2), Holanda (3), Nova Zelândia (9), Noruega (2), Panamá (54), Peru (1), Polônia (1), Portugal (1), Coreia do Sul (3), Espanha (103), Suécia (3), Suíça (1), Tailândia (2), Turquia (1), e Reino Unido (82).

Sony tem prejuízo de US$ 1 bi

A fabricante de eletrônicos japonesa Sony anunciou que planeja encerrar a produção de telas planas LCD e câmeras no Japão e no México, como parte de seu plano de reestruturação.

A empresa divulgou ontem que teve um prejuízo líquido anual de 98,94 bilhões de ienes (US$ 1 bilhão) – o primeiro da empresa nos últimos 14 anos.

Entre os novos planos da empresa estão o fechamento de fábricas de telas de TV no México, que emprega ao menos 600 funcionários, antes do final de setembro. Unidades de produção de câmeras de celulares e de componentes de gravadoras também baixarão as portas no Japão. Até o fim do ano, a Sony espera reduzir o número de suas fábricas de 57 para 49 em todo o mundo, incluindo uma fábrica já fechada nos EUA, uma na França, e outras três na Indonésia e no Japão.

A Sony, no entanto, espera fazer com que suas operações de televisores voltem a apresentar equilíbrio financeiro no segundo semestre fiscal, que começa em outubro deste ano.

– No primeiro semestre, a economia continuará fraca – disse o vice-presidente e diretor financeiro do grupo, Nobuyuki Oneda.

A companhia prevê que as vendas do jogo PlayStation vão subir de 32,08 milhões para 33 milhões este ano.


Reflexão

"Nós somos o que pensamos.
Tudo o que somos surge de nossos pensamentos.
Com o pensamento, construímos e destruímos o mundo.
O pensamento nos segue
como uma carroça segue a parelha de bois.
Nós somos o que pensamos.
"

sábado, 16 de maio de 2009

Havdalá

Tivemos a nossa Havdalá dirigida pelo Chaver Emerson. E logo após a Havdalá tivémos também a contagem do Haômer.

sefirat haômer pagína 210 do sidur